Óleo de pracaxi: saiba como usar e seus benefícios!!
, por Mcc KyralyO óleo de pracaxi é um produto nativo do Brasil e seu uso tem aumentado na área da beleza devido às propriedades que garantem resultados para a pele e cabelo.
Apesar disso, muitas pessoas desconhecem os amplos benefícios estéticos do óleo de pracaxi. Pensando nisso, vamos abordar a seguir:
- O que é óleo de pracaxi?
- Quais as propriedades do óleo de pracaxi?
- Como usar o óleo de pracaxi nos cabelos?
- Conheça o Sérum Eye Care com óleo de pracaxi!
Com esse conteúdo completinho sobre óleo de pracaxi você vai saber mais sobre essa opção natural e como inseri-la na sua rotina de cuidados.
O que é óleo de pracaxi?
O óleo de pracaxi é extraído das sementes da árvore de pracaxi, que recebe o nome científico de Pentaclethra macroloba (Wild.) Kuntze. Trata-se de uma espécie da família Fabaceae e nativa da Amazônia e com áreas de cultivo e extração nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Pará e Roraima.
Uma das grandes vantagens do uso do óleo de pracaxi é que se trata de um produto que pode ser obtido a partir das sementes, de forma que no seu processo de extração as arvores são preservadas, garantindo comprometimento com a preservação regional, proteção da espécie e da biodiversidade local.
Além dos fatores ambientais, a comercialização do óleo de pracaxi também é importante como fonte de renda e atividade da comunidade local.
Em geral, as sementes do pracaxi podem ser coletadas em rios, lagos e riachos locais, sendo secadas ao sol e o óleo obtido a partir da prensagem.
Dessa forma, a extração do óleo de pracaxi faz parte de um processo sustentável ao meio ambiente e também comprometido com os saberes da população local.
Quais as propriedades do óleo de pracaxi?
Durante o processo de extração do óleo de pracaxi, quanto mais seca estiver a semente, mais escuro será sua tonalidade e forte seu odor, pois a concentração de ácido beênico é maior.
O ácido beênico consiste em um ácido graxo e o pracaxi apresenta uma das concentrações mais altas dele na natureza.
O óleo também é rico em outros ácidos graxos poli-insaturados, incluindo oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6).
Alguns dos usos tradicionais do óleo de pracaxi incluem tratamento de picadas de cobras e escorpiões, úlceras e feridas na pele.
Quais os benefícios do óleo de pracaxi para os cabelos?
Uma das principais utilidades do óleo de pracaxi na cosmética é nos produtos capilares devido aos diversos benefícios dele para o cabelo.
Hidratação
As altas concentrações de ácidos graxos no óleo resultam na hidratação e nutrição profunda dos cabelos, sendo recomendado especialmente para pessoas com maior tendência ao ressecamento dos fios, como cabelos crespos ou muito grossos.
Proteção
O óleo de pracaxi forma uma camada de proteção contra danos externos na fibra capilar, incluindo a radiação solar, poluição, umidade, produtos químicos, altas temperaturas e resíduos de produtos para cabelo.
Devido à concentração de ácidos graxos, o óleo também diminui a perda de queratina e água, o que é fundamental para um fio mais resistente e saudável.
Brilho e maciez
Ao melhorar a retenção lipídica e de água da fibra capilar, o óleo de pracaxi regula as propriedades do cabelo e promove aumento da elasticidade, maciez e brilho, além de deixar o fio mais sedoso e fácil de manusear e finalizar.
Caspa
Devido ao ser poder hidratante, o óleo de pracaxi contribui no tratamento da caspa para pessoas com couro cabeludo muito seco. Essa propriedade deve-se principalmente às elevadas concentrações de ácido lignocérico no produto.
Crescimento dos fios
Por fim, o óleo de pracaxi também é associado ao crescimento mais rápido e saudável dos fios de cabelo.
Como usar o óleo de pracaxi nos cabelos?
Uma das opções para inserir o óleo de pracaxi nos cuidados com a saúde e estética capilar é comprar produtos já com essa formulação.
Além disso, é possível usar o óleo de pracaxi puro, principalmente na rotina de umectação. Nesses casos, aplique o produto com o cabelo seco antes de dormir e, no dia seguinte, lave os cabelos normalmente para enxaguar.
Também é possível usar apenas na finalização, aplicando algumas gotas após o banho para obter um fio mais macio e brilhante ou misturando com o finalizador comum, como creme de pentear o leave-in.
Óleo de pracaxi para a pele
O óleo de pracaxi também tem usos diversos na pele devido às suas propriedades e composição rica em ácidos graxos.
Efeito antioxidante
Um dos principais benefícios do uso do óleo de pracaxi na pele é devido ao seu alto poder antioxidante.
A oxidação celular é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, intensificando sinais como ressecamento, perda do tônus e volume e intensificação de rugas e linhas de expressão.
Devido ao efeito antioxidante do óleo de pracaxi, um dos resultados do tratamento cutâneo com a substância é a suavização e prevenção dos sinais de envelhecimento, incluindo ressecamento, manchas e cicatrizes causadas pelo sol.
Irritações
O óleo de pracaxi tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antissépticas, de forma que ele pode ser usado para alívio de irritações na pele, como coceira e vermelhidão.
Um dos exemplos é usá-lo na pele acneica para promover hidratação e amenização dos desconfortos relacionados à acne inflamada.
Além disso, essas características do óleo de pracaxi faz com que ele seja indicado para o tratamento de diferentes problemas de pele, incluindo rosácea, eczema, psoríase, bolhas e erisipela.
O produto ainda apresenta resultados satisfatórios como repelente de mosquitos e para amenização dos desconfortos relacionados à picadas de inseto, como coceira e inchaço.
Elasticidade
O óleo de pracaxi promove hidratação e nutrição da derme, o que significa que contribui para absorção e retenção de água e lipídios.
Dessa forma, o uso do produto em dermocosméticos contribui para aumentar a elasticidade da pele, que desgasta naturalmente devido à diminuição na produção de colágeno e elastina.
Ele também ajuda a regenerar a pele que já passou por um processo de estiramento, sendo indicado no tratamento de estrias.
Aumento da produção de colágeno
Devido sua ação antioxidante e sua composição rica em ácidos graxos, o óleo de pracaxi estimula a produção de colágeno e elastina, que contribuem diretamente para uma pele rejuvenescida e firme.
Esses resultados são particularmente indicados para peles secas e maduras, pois influenciam diretamente na hidratação da pele.
Conheça o Sérum Eye CARE com óleo de pracaxi!
No uso do óleo de pracaxi na pele é fundamental ficar atento a possíveis alergias, fazendo o teste antes com a aplicação de uma pequena quantidade na pele e esperar para ver se ocorre alguma irritação.
Além disso, o uso do óleo de pracaxi puro na pele exige moderação, uma vez que o excesso pode causar obstrução dos poros.
Assim, uma dica para usar o óleo de pracaxi na pele é encontrar formulações com o produto na composição, como o caso do Sérum Eye da CARE Natural Beauty.
O Sérum Hidratante para Olhos Eye CARE para tratamento da região dos olhos é formulado com óleo de Pracaxi devido ao seu alto poder antioxidante, hidratante e estimulo ao colágeno e elastina.
A formulação ainda contém: óleo de macadâmia, vitamina E natural, hidrolato de lavanda e de alecrim, óleo de jojoba e rosa mosqueta.
Além disso, o aplicador da CARE Natural Beauty é com uma pedra de jade garantindo nutrição profunda, redução das bolsas, maior firmeza da pele, amenização de sinais e efeito drenagem aumentando a microcirculação.
Os produtos da CARE Natural Beauty são orgânicos, com formulações limpas e veganas.
5 comentários
Encontrei o blog na Internet, e simplesmente amei o conteúdo!
Muitas informações, sou adepta a leitura com essas informações produtos naturais para tratamento da pele e cabelo.
Amei.
Gostei muito, acho ótimo produtos naturais.
Quero saber a respeito do Serum Eye Care com oleo de pracaxi e outro para o rosto. Tenho 63 anos, tenho rosácea e liquen plano posso usar esses produtos?
GOSTEI