Óleo de pracaxi: saiba como usar e seus benefícios!!

Óleo de pracaxi: saiba como usar e seus benefícios!!

O óleo de pracaxi é um produto nativo do Brasil e seu uso tem aumentado na área da beleza devido às propriedades que garantem resultados para a pele e cabelo.

Apesar disso, muitas pessoas desconhecem os amplos benefícios estéticos do óleo de pracaxi. Pensando nisso, vamos abordar a seguir:

Com esse conteúdo completinho sobre óleo de pracaxi você vai saber mais sobre essa opção natural e como inseri-la na sua rotina de cuidados.

rotina de cuidados

O que é óleo de pracaxi?

O óleo de pracaxi é extraído das sementes da árvore de pracaxi, que recebe o nome científico de Pentaclethra macroloba (Wild.) Kuntze. Trata-se de uma espécie da família Fabaceae e nativa da Amazônia e com áreas de cultivo e extração nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Pará e Roraima.

Uma das grandes vantagens do uso do óleo de pracaxi é que se trata de um produto que pode ser obtido a partir das sementes, de forma que no seu processo de extração as arvores são preservadas, garantindo comprometimento com a preservação regional, proteção da espécie e da biodiversidade local.

Cadastre-se agora e ganhe 20% na sua primeira compra
Receba também em primeira mão dicas para sua rotina de SkinCARE, lançamentos e descontos exclusivos

Além dos fatores ambientais, a comercialização do óleo de pracaxi também é importante como fonte de renda e atividade da comunidade local.

Em geral, as sementes do pracaxi podem ser coletadas em rios, lagos e riachos locais, sendo secadas ao sol e o óleo obtido a partir da prensagem.

Dessa forma, a extração do óleo de pracaxi faz parte de um processo sustentável ao meio ambiente e também comprometido com os saberes da população local.

Quais as propriedades do óleo de pracaxi?

Durante o processo de extração do óleo de pracaxi, quanto mais seca estiver a semente, mais escuro será sua tonalidade e forte seu odor, pois a concentração de ácido beênico é maior.

O ácido beênico consiste em um ácido graxo e o pracaxi apresenta uma das concentrações mais altas dele na natureza.

O óleo também é rico em outros ácidos graxos poli-insaturados, incluindo oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6).

Alguns dos usos tradicionais do óleo de pracaxi incluem tratamento de picadas de cobras e escorpiões, úlceras e feridas na pele.

Quais os benefícios do óleo de pracaxi para os cabelos?

Uma das principais utilidades do óleo de pracaxi na cosmética é nos produtos capilares devido aos diversos benefícios dele para o cabelo.

hidratação da pele

Hidratação

As altas concentrações de ácidos graxos no óleo resultam na hidratação e nutrição profunda dos cabelos, sendo recomendado especialmente para pessoas com maior tendência ao ressecamento dos fios, como cabelos crespos ou muito grossos.

Proteção

O óleo de pracaxi forma uma camada de proteção contra danos externos na fibra capilar, incluindo a radiação solar, poluição, umidade, produtos químicos, altas temperaturas e resíduos de produtos para cabelo.

Devido à concentração de ácidos graxos, o óleo também diminui a perda de queratina e água, o que é fundamental para um fio mais resistente e saudável.

Brilho e maciez

Ao melhorar a retenção lipídica e de água da fibra capilar, o óleo de pracaxi regula as propriedades do cabelo e promove aumento da elasticidade, maciez e brilho, além de deixar o fio mais sedoso e fácil de manusear e finalizar.

Caspa

Devido ao ser poder hidratante, o óleo de pracaxi contribui no tratamento da caspa para pessoas com couro cabeludo muito seco. Essa propriedade deve-se principalmente às elevadas concentrações de ácido lignocérico no produto.

Crescimento dos fios

Por fim, o óleo de pracaxi também é associado ao crescimento mais rápido e saudável dos fios de cabelo.

Como usar o óleo de pracaxi nos cabelos?

Uma das opções para inserir o óleo de pracaxi nos cuidados com a saúde e estética capilar é comprar produtos já com essa formulação.

Além disso, é possível usar o óleo de pracaxi puro, principalmente na rotina de umectação. Nesses casos, aplique o produto com o cabelo seco antes de dormir e, no dia seguinte, lave os cabelos normalmente para enxaguar.

Também é possível usar apenas na finalização, aplicando algumas gotas após o banho para obter um fio mais macio e brilhante ou misturando com o finalizador comum, como creme de pentear o leave-in.

Óleo de pracaxi para a pele

O óleo de pracaxi também tem usos diversos na pele devido às suas propriedades e composição rica em ácidos graxos.

Efeito antioxidante

Um dos principais benefícios do uso do óleo de pracaxi na pele é devido ao seu alto poder antioxidante.

A oxidação celular é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, intensificando sinais como ressecamento, perda do tônus e volume e intensificação de rugas e linhas de expressão.

Devido ao efeito antioxidante do óleo de pracaxi, um dos resultados do tratamento cutâneo com a substância é a suavização e prevenção dos sinais de envelhecimento, incluindo ressecamento, manchas e cicatrizes causadas pelo sol.

Irritações

O óleo de pracaxi tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antissépticas, de forma que ele pode ser usado para alívio de irritações na pele, como coceira e vermelhidão.

Um dos exemplos é usá-lo na pele acneica para promover hidratação e amenização dos desconfortos relacionados à acne inflamada.

Além disso, essas características do óleo de pracaxi faz com que ele seja indicado para o tratamento de diferentes problemas de pele, incluindo rosácea, eczema, psoríase, bolhas e erisipela.

O produto ainda apresenta resultados satisfatórios como repelente de mosquitos e para amenização dos desconfortos relacionados à picadas de inseto, como coceira e inchaço.

elasticidade da pele

Elasticidade

O óleo de pracaxi promove hidratação e nutrição da derme, o que significa que contribui para absorção e retenção de água e lipídios.

Dessa forma, o uso do produto em dermocosméticos contribui para aumentar a elasticidade da pele, que desgasta naturalmente devido à diminuição na produção de colágeno e elastina.

Ele também ajuda a regenerar a pele que já passou por um processo de estiramento, sendo indicado no tratamento de estrias.

Aumento da produção de colágeno

Devido sua ação antioxidante e sua composição rica em ácidos graxos, o óleo de pracaxi estimula a produção de colágeno e elastina, que contribuem diretamente para uma pele rejuvenescida e firme.

Esses resultados são particularmente indicados para peles secas e maduras, pois influenciam diretamente na hidratação da pele.

óleo de pracaxi

Conheça o Sérum Eye Care com óleo de pracaxi!

No uso do óleo de pracaxi na pele é fundamental ficar atento a possíveis alergias, fazendo o teste antes com a aplicação de uma pequena quantidade na pele e esperar para ver se ocorre alguma irritação.

Além disso, o uso do óleo de pracaxi puro na pele exige moderação, uma vez que o excesso pode causar obstrução dos poros.

Assim, uma dica para usar o óleo de pracaxi na pele é encontrar formulações com o produto na composição, como o caso do Sérum Eye da CARE Natural Beauty.

como usar óleo de pracaxi

O Sérum Eye CARE para tratamento da região dos olhos é formulado com óleo de Pracaxi devido ao seu alto poder antioxidante, hidratante e estimulo ao colágeno e elastina.

A formulação ainda contém: óleo de macadâmia, vitamina E natural, hidrolato de lavanda e de alecrim, óleo de jojoba e rosa-mosqueta.

Além disso, o aplicador da CARE Natural Beauty é com uma pedra de jade garantindo nutrição profunda, redução das bolsas, maior firmeza da pele, amenização de sinais e efeito drenagem aumentando a microcirculação.

Os produtos da CARE Natural Beauty são orgânicos, com formulações limpas e veganas.

1 comentário

GOSTEI

MARIA RIBEIRO DA SILVA

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.