Reposição de colágeno: como estimular por meio da alimentação?

, por CARE Natural Beauty
Reposição de colágeno: como estimular por meio da alimentação?

Com uma alimentação equilibrada, é possível prevenir e tratar doenças, nutrir o corpo e a alma. Uma refeição rica em nutrientes, sabor e carinho tem um poder gigantesco e o colágeno assume um papel indispensável quando o assunto é saúde e beleza. 

A Dra. Cristina Yumie Nozuma, nutricionista clínica e empresária, proprietária da Alme Nutrição Personalizada, e que possui especialização em Obesidade e Nutrição Esportiva, fala com exclusividade sobre a importância do colágeno para a pele e esclarece as principais dúvidas.

Nutri_Cris

Qual é a importância de consumir alimentos indutores de colágeno?

A partir dos 30 anos de idade, o nosso corpo perde a capacidade de produzir colágeno. Nesse momento, é importante a suplementação correta dessa proteína e seus indutores para minimizar os efeitos do envelhecimento.

Alguns estudos mostram a eficácia na melhora da elasticidade e hidratação da pele, cicatrização, no aspecto da celulite, auxílio no tratamento da osteoporose e osteopenia, no aumento da força física e melhora no sistema digestório. 

Como os indutores de colágeno agem dentro do nosso corpo?

O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, e exportado para fora da célula, onde, através de enzimas, adquire sua estrutura.

Cada molécula de colágeno é predominantemente formada pela glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina. A hidroxiprolina e a hidroxilisina são aminoácidos originados respectivamente da prolina através de processos enzimáticos dependentes da vitamina C.

Na derme, o colágeno irá ajudar a formar os fibroblastos (camada intermediária da pele), na qual novas células podem crescer, promovendo a substituição das células mortas da pele.

Como os alimentos ricos em colágeno influenciam a saúde da pele?  

O envelhecimento da pele é causado pela diminuição da densidade do colágeno e espessura dérmica, bem como diminuição da síntese e substituição de importantes proteínas estruturais.

Alimentos ricos em colágeno originários de várias fontes podem melhorar a integridade da pele e modular o envelhecimento da pele. Eles são eficazes na redução de rugas, rejuvenescimento da pele e reversão do envelhecimento da pele devido à sua alta biocompatibilidade com o corpo humano.

Quais os principais benefícios do colágeno? 

Contribui para a melhora da saúde da pele

A proteína tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele. Ajuda a retardar o envelhecimento da pele e evita o aparecimento de rugas e o aspecto ressecado.

Auxilia no tratamento da osteoporose e osteopenia

O envelhecimento pode levar a uma redução de todas as capacidades humanas. A perda de massa muscular ou óssea que causa sarcopenia, osteopenia ou osteoporose, com o avanço da idade, são os principais problemas de saúde pública para a população idosa.

A perda óssea tem afetado muito os idosos. O osso consiste em uma fase mineral (fosfato de cálcio) e uma fase orgânica (colágeno).  

O colágeno tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite, com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e, principalmente, no alívio sintomático em quadros de dor.  

Aumento da força física

Algo entre 1% e 10% do tecido muscular são compostos de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura.  

A suplementação de peptídeo de colágeno, em conjunto com o treinamento de resistência, mostraram aumentar a massa muscular e força muscular em homens, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

Cicatrização

Feridas crônicas podem levar à morbidade significativa e má qualidade de vida. As feridas crônicas podem não ser tratadas pela terapia normal, geralmente por causa de uma resposta inflamatória hiperativa e prolongada, níveis alterados de protease e ECM deficiente. O colágeno é um dos biomateriais muito úteis para o desenvolvimento de terapias avançadas.  

Melhora o sistema digestivo

De forma bem resumida e direta, o colágeno atua na recuperação do tecido conjuntivo intestinal. A proteína ajuda a evitar o desgaste gradual das junções entre as células e a desordem estrutural.

Diminui a celulite

Dentre os principais fatores que provocam a celulite, está a flacidez. Marca do envelhecimento da pele, a flacidez está diretamente ligada à perda de colágeno, proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. Portanto, o consumo de colágeno, visando o combate à flacidez pode ajudar, consequentemente, na prevenção e tratamento da celulite. 

A atuação dessa proteína na região afetada pela celulite vai melhorar significativamente a inflamação das células e estimular o metabolismo celular dérmico através da maximização da biossíntese de proteínas estruturais que deixam o tecido uniforme.  

Se associados a outras modalidades de tratamento, como atividade física, perda de peso, alimentação saudável e suplementação alimentar, os resultados do tratamento com colágeno podem ser ainda melhores.

Leia tambémColágeno: saiba o que é, para que serve e como repor

Qual é a quantidade recomendada de colágeno que um adulto deve consumir diariamente?

10 a 15 mg por dia.

Suplementação, dieta equilibrada e estilo de vida saudável devem andar juntos, porque a síntese de colágeno depende do aporte de um combo de aminoácidos. Como isso deve acontecer?

Para um melhor resultado no uso do colágeno, é necessária uma dieta equilibrada, rica em indutores de colágeno, antioxidantes e proteínas. E a prática regular de exercícios físicos, principalmente de força, que auxiliam no ganho de massa muscular e aumentam a produção de colágeno e elastina. Essa melhora na qualidade de vida, associada à suplementação, tem excelentes resultados.

O corpo absorve o colágeno de origem vegetal da mesma maneira que o colágeno de origem animal?

O colágeno é encontrado naturalmente em animais, não em plantas. O colágeno é derivado da pele, tendões, ossos e tecido conjuntivo de animais. Não existem fontes vegetais naturais de colágeno e, portanto, é impossível ter um suplemento de colágeno vegano ou à base de plantas.

É por essa razão que os suplementos veganos de colágeno são realmente descritos como 'reforçadores' ou 'construtores' de colágeno, o que significa que eles não fornecem colágeno como uma molécula completa, mas contêm outros nutrientes que podem ajudar a aumentar a formação de colágeno.

A partir de que idade é recomendada uma dose diária maior de colágeno e por quê?

A suplementação com colágeno normalmente é recomendada a partir dos 30 anos, mas também pode ser usada mais cedo por pessoas que passam muito tempo sob o sol, que fumam ou que possuem uma dieta pouco saudável, pois esses fatores pioram a saúde da pele, estimulam o envelhecimento precoce e podem interferir na produção de colágeno no organismo.

Como inserir a suplementação de colágeno na rotina?

A suplementação de colágeno é contínua e, por esse motivo, é muito importante que faça parte da sua rotina. A indústria está ajudando, colocando essa proteína em chocolates, cacau em pó, whey, gomas.

Para não enjoar, você pode usar a criatividade! Por exemplo, você pode usar o suplemento estimulador de colágeno Cacau Glow da CARE Natural Beauty em shakes com leite vegetal, em receitinhas como trufas saudáveis, mousse sem açúcar, entre outras criações. O importante é que o consumo seja diário!

Quer dicas de receitas super saborosas e que estimulam colágeno no seu corpo?

Leia: Sorbet de cacau crocante: delicioso e saudável para sua pele

Panqueca de banana vegana: potencialize sua beleza de dentro para fora

Smoothie especiarias: sua pele com mais colágeno, beleza e saúde

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.