Colágeno: saiba o que é, para que serve e como repor

Colágeno: saiba o que é, para que serve e como repor

Você provavelmente já ouviu falar do colágeno, tópico presente em conversas tanto sobre saúde quanto beleza devido ao seu papel fundamental no organismo.

Mesmo com o colágeno tendo se tornado um assunto mais falado, ainda há muitos equívocos sobre o tema, seja para saúde como para estética.

A seguir, vamos desmistificar algumas questões sobre o colágeno, desde o que é até a forma mais efetiva de suplementação – e quando ela é realmente necessária. Você vai conferir:

Acreditamos que com esse material você terá melhores condições de entender os diferentes suplementos de colágeno e avaliar a melhor opção para você!

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo e que está presente majoritariamente na pele, sendo responsável pela elasticidade e firmeza da derme.

O colágeno também vai impactar a saúde de unhas e cabelos, além de ter um papel determinante na saúde articular, pois atua na formação dos tendões, cartilagens e ligamentos.

Especificamente na pele, o colágeno chega a representar 80% dos tecidos na pele jovem; entretanto, há uma depreciação natural da capacidade do organismo repor o colágeno com o passar dos anos, com uma degradação média de 1,5% ao ano.

Com o envelhecimento cutâneo, especialmente devido à exposição à radiação solar, também há diminuição da elastina e do ácido hialurônico.

O resultado é que a pele madura tende a ser mais fina e rígida – menos elástica – mas também mais ressecada e menos flexível.

Quais são os tipos de colágeno

Uma das informações menos conhecidas sobre o tema é que existem 28 tipos de colágeno, sendo que é o tipo 1 e 3 que atuam mais diretamente na saúde dérmica, agindo na elasticidade, sustentação, firmeza e hidratação da pele.

O colágeno tipo 1 participa ativamente da formação da pele, ossos, tendões, veias, córneas e demais tecidos conjuntivos, estando presente em abundância no corpo, especialmente na derme.

Já o colágeno tipo 3 atua na formação de tecidos de sustentação, como músculos, órgãos e artérias. Com o tempo, sua queda é mais significativa.

Quais são seus principais benefícios para a pele?

Dado o papel do colágeno, já é de se esperar que ele contribua ativamente para a boa aparência e saúde da pele. Conheça os principais benefícios a seguir.

Auxilia a manter a estrutura e elasticidade

Por constituir as fibras da pele, é o colágeno um dos principais responsáveis por garantir que a reposição das fibras, influenciando a estrutura da pele – formação de novas fibras colágenas e elásticas – e, por conseguinte, a elasticidade da pele.

Colabora com a firmeza

A pele jovem mais rica em colágeno é mais firme, pois, com o passar do tempo, as novas fibras colágenas tornam-se menores e mais rígidas, o que resulta na flacidez cutânea, por exemplo. 

Ajuda a evitar o desalinhamento do contorno facial

Algumas pessoas se incomodam com a perda de contorno e volume facial com o avançar da idade. Esse sinal característico de pessoas mais velhas também é um indicativo da perda de colágeno, que reduz a espessura dos tecidos, afinando o rosto, e causando a flacidez. 

Diminui o aparecimento de linhas de expressão e rugas

A pele mais elástica e flexível é menos propensa à formação de rugas e linhas de expressão, mas, conforme há a perda de colágeno, esses sinais ficam mais aparentes.

Quando é recomendado o uso do colágeno

Todas as pessoas vão apresentar degradação da reposição de colágeno pelo organismo com o passar do tempo. Entretanto, alguns hábitos podem retardar essa ocorrência, ajudando especialmente na preservação do colágeno da derme.

O principal hábito a ser adotado com essa finalidade é o uso diário do protetor solar na rotina de skincare, pois é a radiação solar a principal responsável pelo envelhecimento cutâneo com a perda do colágeno e elastina, além dos riscos de câncer de pele.

Além disso, a alimentação, oscilações de peso, tabagismo e consumo de álcool também influenciam os níveis de colágeno. 

Nas mulheres, um marcador relevante é a menopausa, pois com as alterações hormonais há uma degradação acelerada do colágeno, quando há uma diminuição de cerca de 30% na produção dessa proteína.

Devido esses e outros fatores, as pessoas envelhecem de formas diferentes, sendo importante considerar alguns indícios além da idade, como:

  • redução da espessura da haste capilar;
  • aumento da flacidez e diminuição da elasticidade cutânea;
  • intensificação das rugas e de linhas de expressão;
  • maior tendência às estrias;
  • pele mais fina e ressecada;
  • alteração no contorno facial.

Nesses casos, a reposição do colágeno pode sim ser uma opção tanto para a pele, como também por fatores de saúde das articulações, que também são mais afetadas por esse processo.

Como recuperar o colágeno da pele

rosto_colageno

Existem diferentes formas de recuperar o colágeno da pele, sendo importante considerar uma avaliação especializada para alguns tipos de tratamento.

Conheça a seguir.

Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos para reposição de colágeno são indicados especialmente para sinais de envelhecimento facial e incluem peeling, microagulhamento, carboxiterapia, laser fracionado, MD Codes e outros.

O objetivo nessas técnicas é, em geral, causar uma micro lesão localizada para estimular a produção de colágeno no local, pois ele também faz parte do processo de recuperação dos tecidos.

Dermocosméticos

Uma das melhores estratégias para reposição de colágeno na pele é a incorporação de dermocosméticos com colágeno ou substâncias antioxidantes na composição.

Entre os responsáveis pela degradação do colágeno estão os radicais livres, sendo que, cosméticos com ativos antioxidantes, como vitamina C, pracaxi e outros, contribuem para reduzir os danos celulares.

Isso ocorre porque os dermocosméticos não vão apresentar resultados imediatos na reposição do colágeno, mas, de fato, vão viabilizar sua preservação ao longo do tempo.

Assim, de os procedimentos estéticos são indicados para pessoas que já apresentam sinais faciais de perda de colágeno, os dermocosméticos oferecem mais benefícios e resultados quanto mais precoce e consistentemente fizerem parte da rotina.

Suplementação oral

A suplementação oral também é uma ótima opção para reposição de colágeno, pois garante a disponibilidade adequada de proteína.

A reposição pode ser particularmente interessante para veganos e vegetarianos, pois, apesar de alguns alimentos vegetais conterem colágeno, como feijão, lentilha, nozes etc., ele é mais comum em opções de origem animal, como carnes e cartilagens.

A suplementação oral pode ser voltada às necessidades articulares, casos nos quais o suplemento pode ser prescrito por ortopedista ou reumatologista, por exemplo.

Para a skincare, a recomendação é optar por um suplemento de colágeno com esse foco, uma vez que existem diferentes tipos de colágeno.

colageno

A ideia de skincare de dentro para fora já é cada vez mais difundida, pois inclui não apenas os dermocosméticos usados, que fazem toda a diferença na saúde e aparência da pele, como também os hábitos e alimentação.

Acompanhe o próximo lançamento da CARE Natural Beauty e veja o skincare como você nunca viu por aqui! 

Se quiser saber qual é a novidade antes de todo mundo, cadastre-se nesse link para receber todas as atualizações e ser informada em primeira mão: Cadastro skincare de dentro pra fora – CARE Natural Beauty (carenb.com)

Após se inscrever, você entra na nossa lista VIP e garante exclusividade em tudo!

Vem conhecer a beleza que nasce do seu próprio corpo e reflete na pele todo o poder que existe em você.

Vai ser exclusivo, inovador e surpreendente!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.