Reciclagem: o que é, qual a importância e por que usar refis

, por CARE Natural Beauty
Reciclagem: o que é, qual a importância e por que usar refis

A reciclagem é uma prática de grande importância para a sustentabilidade do planeta, permitindo o reaproveitamento de materiais usados e reduzindo o consumo de recursos naturais.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como a reciclagem funciona e o que ela pode trazer de benefícios tanto para a rotina do dia a dia quanto para o meio ambiente.

Pensando nisso, olha tudo o que esse conteúdo vai te mostrar:

Você vai descobrir como a reciclagem é importante para a preservação da nossa vida aqui no planeta e conferir dicas práticas para reduzir seu descarte de materiais.

O que é reciclagem

A reciclagem é o processo de reutilização de materiais e, portanto, é um dos principais pontos para a conscientização ecológica e redução do impacto ambiental. Ela consiste na separação de materiais descartados com o intuito de reaproveitá-los, evitando que sejam convertidos em lixo.

Os materiais mais comuns reciclados são o papel, o plástico, o vidro, a metalurgia, a madeira e o óleo, mas não se limita apenas a esses, pois, com o tempo, outros foram incluídos neste processo.

O descarte correto dos materiais é essencial para o processo de reciclagem eficaz. Isso significa que cada material deve ser separado e, para ajudar, muitas cidades possuem lixeiras diferentes para o lixo comum, papel, plástico e vidro. Esse sistema nos mostra que práticas simples e conscientes podem contribuir com o meio ambiente.

Por isso, é importante que cada um faça a sua parte, separando corretamente os materiais descartáveis, para que possam ser reciclados e reutilizados.

Você sabia que?

  • 9 em cada 10 consumidores brasileiros acreditam que ações de desenvolvimento sustentável são importantes. (Fonte: SPC Brasil)
  • 40% dos consumidores mudariam sua intenção de compra caso a empresa tivesse como atributo proteger o meio ambiente (Fonte: Instituto Akatu)
  • 59% dos consumidores levam em consideração na compra se a empresa utiliza práticas prejudiciais ao meio ambiente (Fonte: SPC Brasil)
  • Cada vez mais, clientes querem produtos sustentáveis de empresas sustentáveis (Fonte: Nielsen - How and why sustaintability is gaining momentum with customers)
Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Quais os benefícios da reciclagem

A reciclagem é um processo crucial para preservar nosso meio ambiente e evitar a poluição. Consiste na coleta e reciclagem de materiais usados, como plástico, papel, vidro e metal. Ao separar e reciclar esses materiais, é possível produzir novos produtos, economizar energia e reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros.

Os benefícios da reciclagem vão além das vantagens ambientais, como a redução de impacto na natureza e contribuições para o desenvolvimento econômico. Plástico, por exemplo, é um dos itens que mais se aproveitam da reciclagem, pois pode ser transformado em diversos produtos ao longo da sua vida útil.

Confira alguns dos principais benefícios da reciclagem:

Conservação dos recursos naturais

A reciclagem proporciona benefícios ao meio ambiente, como a redução de produtos químicos tóxicos, do uso de combustíveis fósseis, da poluição das águas e da emissão de dióxido de carbono.

Os materiais reciclados podem ser reutilizados na produção de novos produtos, o que contribui para a preservação dos recursos naturais. Por exemplo, metal, vidro e papel reciclados são empregados na produção de automóveis, embalagens, garrafas e demais produtos.

A reciclagem permite que os materiais voltem ao fluxo de produção, evitando o uso de novas fontes naturais. Por exemplo: com 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo, um recurso não-renovável, com previsão de extinção em cerca de 40 anos. Já a reciclagem de 1kg de vidro quebrado equivale a 1kg de vidro novo, economizando 1,3kg de matérias-primas.

Leia também:

Blue Beauty: conheça esse movimento sustentável

Julho sem Plástico: o que é e para que serve esse movimento!

A tendência dos produtos de beleza 'sem água'

Economia de água e energia

A reciclagem é uma ótima maneira de economizar água. Na verdade, ela diminui o consumo de água em até 50%. Por volta de 80% da economia de água vem da reciclagem, o que significa que ela ajuda a economizar milhões de litros de água todos os anos.

Além disso, a reciclagem reduz a quantidade de lixo que é jogado em aterros, que de outra forma necessitaria de grandes quantidades de água para serem limpos e tratados.

Ao reciclar, a energia necessária para que novos produtos sejam produzidos também é reduzida, economizando assim mais energia elétrica. Como resultado, a reciclagem é uma modalidade de economia de energia que contribui para uma melhoria significativa no meio ambiente, já que menos energia é necessária para produzir novos produtos.

Menos poluição do ar

A reciclagem também pode reduzir a poluição do ar, pois os materiais reciclados são produzidos sem o uso de combustíveis fósseis e substâncias químicas. Desta forma, contribui para diminuir o dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa presentes na atmosfera.

Assim, ajuda a conservar o meio ambiente e nos levar a um futuro mais saudável e sustentável.

Redução do volume de lixo

O processo envolve a separação e recolocação dos materiais em uso nos fluxos de produção, que visa a redução da quantidade de lixo gerado, pois reduz a quantidade de materiais descartados, reutilizando-os para a produção de novos produtos. Também contribui para que menos resíduos potencialmente liberadores de metano vão parar nos aterros.

reciclagem-lixo

Sendo assim, é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem para a preservação do planeta e o menor geração de lixo.

Estimula a geração de empregos

A reciclagem gera empregos diretos para aqueles que trabalham na limpeza e comércio de materiais recicláveis e indiretamente para aqueles que atuam na produção de produtos a partir deste material. Ela possibilita a criação de vários empregos, como coletores de lixo, vendedores, operadores de maquinário, empregos de administrativos, operadores de máquinas e técnicos.

Cada uma dessas oportunidades tem a sua própria importância no desenvolvimento econômico de uma região. Hoje em dia, é previsto que cerca de 100 mil pessoas sejam sustentadas por meio da coleta de latas de alumínio para reciclagem.

A importância da embalagem em refil

Os refis são embalagens que podem ser reutilizadas para reduzir o descarte de materiais e contribuir para a preservação do meio ambiente. São extremamente importantes para a reciclagem, pois permitem que os materiais sejam reutilizados várias vezes.

Os refis:

  • Geralmente são biodegradáveis, o que significa que não deixarão resíduos tóxicos ou nocivos no meio ambiente;
  • São mais baratos, custando cerca de 20% a menos do que embalagens convencionais - bom para a economia do bolso;
  • Reduzem a quantidade de lixo gerado no dia a dia, como o plástico, por exemplo, material bastante usado principalmente pela indústria de beleza e um dos maiores poluidores de mares e oceanos;
  • Permitem que o consumidor possa repor seus produtos com frequência, uma vez que os clientes costumam ser fiéis às marcas de que compram.

Agora que você já sabe que escolher embalagens em refil é uma das melhores maneiras de preservar o meio ambiente e contribuir para uma melhor qualidade de vida, veja como montar uma rotina de beleza limpa, prática e sustentável.

Leia também:

Embalagem em refil: por que usar e quais seus benefícios?

Conheça os refis sustentáveis da CARE Natural Beauty

reciclagem-refis

A CARE Natural Beauty, comprometida com os processos de reciclagem, é uma marca de cosméticos veganos atua em parceria com a EuReciclo, que tem como principal propósito contribuir para a construção de um mundo mais sustentável.

A parceria se alinha à legislação brasileira, estabelecendo que, pelo menos, 22% do total das embalagens devam ser descartadas adequadamente. Isso contribui para a economia, baixo custo para os clientes e a responsabilidade ambiental da marca. Todos os nossos produtos contam com o selo EuReciclo, que atesta o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o consumidor.

A CARE tem uma grande seleção de produtos cosméticos que são naturais, orgânicos e veganos e 100% livres de toxinas. Todas as embalagens são recicláveis e os refis são feitos de alumínio, um material que pode ser infinitamente reciclado, consome menos água durante a fabricação e tem um impacto mínimo no meio ambiente.

reciclagem-refil-skincare

Conheça alguns dos produtos queridinhos com refil, que contêm a mesma volumetria da embalagem convencional, mas com menor preço:

Refil Skindrops Glow

Sérum que hidrata e ilumina a pele dando um lindo glow! Sua formulação rica em probióticos e ativos naturais devolve o viço natural e protege contra poluição, toxinas de cosméticos convencionais e a luz azul dos eletrônicos.

Refil Skindrops Hialu

Rico em ativos naturais que nutrem a pele intensamente, o sérum hidratante devolve a elasticidade e suaviza rugas e linhas finas após 30 dias de uso contínuo (dia e noite). 

Refil CARE Mist

Água de beleza revitalizante que hidrata, tonifica e refresca a pele. A bruma é 100% natural, de fonte brasileira e enriquecida com vitaminas e ativos orgânicos.

Refil SunCARE Powder

Protetor solar em pó translúcido com poder FPS 30, que oferece alta proteção contra as radiações UVB e UVA e a luz azul dos eletrônicos, auxiliando a prevenir queimaduras solares e o envelhecimento precoce da pele.

reciclagem-refil-protetor-solar

No vídeo a seguir, você vai poder saber ainda mais sobre nossas embalagens recicláveis:

Gostou? Então, se você deseja se juntar a nós nessa jornada de consumo consciente, inclua a reciclagem na sua rotina. Utilize os refis sustentáveis e prove hoje mesmo da beleza limpa e sustentável dos nossos produtos!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.