Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

Você já ouviu falar em tom e subtom de pele? Estes conceitos são fundamentais para encontrar a maquiagem, as roupas e os acessórios certos para uma aparência saudável e natural.

Os tons de pele vão desde os mais claros até os mais escuros, com uma ampla variedade de subtons dentro desse espectro. Por isso, é importante conhecer os tipos e subtipos de tons de pele para cuidar de nossa e identificar quais são os cuidados adequados.

Neste conteúdo especial, você vai descobrir:

Leia até o final e entenda por que é importante identificar o seu tom e subtom de pele e quais cores de maquiagem mais combinam com você.

O que é tom de pele?

Se você está procurando informações sobre o que é tom de pele, quais são seus subtons e como descobrir qual é o seu, este artigo está aqui para te dar a resposta que procura.

A cor da pele é determinada pela quantidade de melanina, um pigmento produzido no corpo. A melanina é responsável pela absorção da luz natural e pelo balanço de temperatura corporal, e ela também dá a cor à pele. Nesse processo, entram os fototipos, que são indicativos de como a pele reage à luz natural e podem ajudar a determinar o tom de pele de uma pessoa.

Existem seis tipos principais de fototipos e, para determinar o seu tom de pele, o primeiro passo a ser tomado é a avaliação do seu - vamos explicar melhor isso mais para frente.

Uma vez que você descobrir o seu tom de pele, é importante se certificar de que esteja cuidando da pele do jeito certo para mantê-la bonita, saudável e nutrida.

Leia também:

Como ter uma pele saudável: dicas de como cuidar

O que é subtom de pele?

O subtom de pele é um dos aspectos mais importantes para determinar quais tonalidades de maquiagem são ideais para a sua aparência. Ele é a cor de base da sua pele, ou seja, é a cor que a maioria das pessoas potencialmente vê primeiro quando olham para você. Ele é determinado principalmente pelos tons de marrom dos melanócitos na sua pele.

O subtom pode ser quente ou frio - geralmente, quentes tendem a ser mais marrons ou amarelados, enquanto que os frios tendem a ser mais rosados.

Os principais subtons de pele são:

  • Frio: puxado para o azul
  • Neutro: equilíbrio entre azul, amarelo e vermelho
  • Quente: puxado para o amarelo
  • Oliva: uma mistura entre amarelo e azul.

O que são fototipos?

O tom e subtom da pele são determinados através dos níveis de melanina - o pigmento que dá à pele sua cor. Quanto maior a quantidade de melanina, mais escura é a pele. A classificação dos tons de pele é baseada em seis fototipos, que vão desde o mais claro até o mais escuro.

tom-e-subtom-de-pele-quente

Os fototipos variam de acordo com a quantidade de melanina e a resposta ao sol, e são fundamentais para entender quais produtos são os melhores para usar na rotina e na proteção solar.

Fototipo 1 é o mais claro, com a pele muito sensível à exposição solar, enquanto o fototipo 6 é o mais escuro, bem mais resistente quando exposto ao sol.

Tome nota dos seus sinais e fototipo e use isso para descobrir qual produto é o melhor para o seu tom e subtom de pele.

Por que é importante saber qual seu subtom de pele?

subtom-de-pele

Entender o próprio tom e subtom de pele é fundamental para a saúde da pele e para garantir que você esteja usando os produtos certos para cuidar dela. As nuances da sua pele afetam como você processa a exposição ao sol e, portanto, a necessidade de cuidados com a pele.

O subtom não é apenas a cor da sua pele, mas também aquela tonalidade abaixo dela, como se fosse um tom de fundo. Os subtons da pele são classificados em 12 diferentes tons de base, incluindo bege, oliva, rosado, dourado, amarelado e caramelo.

O fato de você ter uma nuance única da sua pele afeta como você processa a exposição ao sol, o que influencia o quanto de proteção solar você deve usar.

Leia mais:

Proteção solar: cuide da pele do jeito certo!

Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

Queimadura solar: o que é e como se proteger!

Como identificar seu subtom de pele?

Existem alguns métodos diferentes para identificar seu subtom de pele e vamos te contar agorinha quais são eles.

Olhe para seus pulsos e observe a cor das veias

O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio. Se suas veias mostrarem tanto tons verdes quanto azuis, então, seu subtom é neutro.

Veja a reação da pele quando exposta ao sol

Ao tomar sol por algumas horas, observe o tom que a pele adquiriu. Se ficou alaranjada ou amarronzada, sua pele é quente. Por outro lado, se o que predominou for o avermelhado, é sinal de que o subtom é frio. Se você não conseguir perceber um tom específico, então, seu subtom é neutro.

Você ainda pode observar a parte interna do seu braço sob a luz natural. Se ela puxar mais para o amarelado, sua pele é quente. Se tiver tons azulados ou esverdeados, tende ao frio.

Atente para a tonalidade dos lábios

Lábios de tons de coral, alaranjado ou pêssego (claro ou escuro) indicam que a pele é quente, enquanto aqueles com tons de rosa estão para tons frios. Lábios vermelhos geralmente são de pele com tons neutros.

Acessórios prateados ou dourados

Quando usamos joias, frequentemente sentimos se o prateado ou o dourado combinam melhor com nossa pele. Não é uma questão de gosto, mas de se adequar melhor ao nosso visual.

Se o prateado parece melhor para você, há grandes chances de a sua pele ter subtons mais frios. Por outro lado, se o dourado for sua escolha, provavelmente, tem tons mais quentes.

Cores de roupa que destacam sua pele

Quando nos olhamos no espelho e percebemos que uma determinada cor de blusa realça ainda mais a nossa beleza, descobrimos que encontramos o subtom certo da pele.

Se os tons mais frios como azul realçam o nosso brilho, então, temos uma pele de tom frio. Se o vermelho nos faz brilhar ainda mais, o subtom da nossa pele deve ser quente.

Uma dica de ouro dada pelo Dr. Luiz Perez, médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica pela Santa Casa de São Paulo, é pensar como na cor de uma lâmpada. "Subtons quentes tendem a ter uma aparência amarelada ou dourada, enquanto subtons frios têm uma aparência rosada ou azulada. Subtons neutros têm uma mistura equilibrada de cores", explica ele.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Dicas de maquiagens que combinam com seu subtom de pele

A escolha da maquiagem certa pode ser difícil quando não se sabe qual é o seu tom e subtom de pele. Mas a verdade é que ambos são fundamentais para garantir que a maquiagem fique perfeita.

Primeiro, você pode comparar sua pele com alguns tons padrão para ter uma melhor noção, ou pode avaliar o reflexo da luz em seu corpo, ou ainda solicitar a orientação de um dermatologista ou profissional de maquiagem.

Quando você souber o seu tom e subtom de pele, é hora de comprar a maquiagem que se adeque ao seu tom e subtom e esfumar na perfeição!

Vamos lá:

Cores quentes

Cores quentes são alegres, intensas e cativantes, como o vermelho vivo e o laranja. Elas contêm uma quantidade maior de amarelo em sua composição, que se encaixa bem em pessoas de tom de pele quente.

Nossa sugestão é usar o Blush e Iluminador Multifuncional DUO Orange & Plum, da CARE Natural Beauty. Pode ser aplicado como blush, iluminador, sombra e batom, sendo uma make completa em 1 só produto!

blush-e-iluminador-laranja-roxo

Sua alta pigmentação garante uma make atraente e duradoura, com formulação vegana, natural e 100% livre de toxinas.

Cores frias

Essas tonalidades têm um visual mais discreto, com cores profundas e um toque de azul. Entre as cores clássicas mais conhecidas estão o violeta, o azul e os tons de verde. Os lápis sombras Carbon Blue e Emerald CARE + Vanessa Rozan são dois clássicos must-have na maquiagem para subtons frios de pele.

lapis-sombra-verde-e-azul

Com tons super pigmentados e acabamentos acetinados, deslizam perfeitamente nas pálpebras com maciez e suavidade.

E quando o assunto é base e corretivo? Você sabe qual tom escolher?

A CARE lançou a linha de Corretivos True Clean com 10 tons diferentes que trazem alta tecnologia para tratar da pele e dar um exclusivo boost de colágeno, cuidando, principalmente, da área sensível dos olhos.

O produto adere perfeitamente à pele graças à exclusiva tecnologia de pigmentos minerais de alta pureza, criando um véu imperceptível e delicado para suavizar olheiras, manchas e desuniformidades.

O True Clean é o match perfeito entre alta performance, beleza limpa e SkinCARE!

Faça o nosso quiz de pele e descubra qual tom é o mais indicado para você.

quiz-da-pele

Agora que você já sabe ou pelo menos tem uma melhor noção de qual é o seu tom e subtom de pele, é hora de incluir esses produtinhos específicos na sua rotina de beleza.

Nossa linha de maquiagem é uma ótima opção, pois, além de cuidar da pele com ativos de skincare e formulação totalmente limpa, também colore com alta pigmentação e durabilidade.

Só é beleza se for limpa. Só é limpa se for CARE.

Leia também:

Beleza limpa: o que é e quais os benefícios

Maquiagem vegana: por que usar batons veganos e sem toxinas

Maquiagem natural: o que é e quais os benefícios

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.