Área dos olhos: dicas de cuidados para uma região sensível!

Área dos olhos: dicas de cuidados para uma região sensível!

A área dos olhos é a primeira região do rosto que apresenta linhas e sinais de envelhecimento da pele, como os temidos pés de galinha, que surgem do lado externo dos olhos quando sorrimos.

Entender as particularidades da área dos olhos é fundamental para cuidados adequados à região, que é mais sensível. Pensando nisso, vamos abordar a seguir.

Com essas informações você saberá como estabelecer uma rotina de skincare para área dos olhos mais apropriada às suas necessidades. Confira a seguir!

Características da área dos olhos

A área dos olhos tem mais tendência à formação de rugas, pois é a mais fina e sensível do rosto, sendo considerada a mais delicada e que mais sofre com fatores externos e internos, como ação de radicais livres, radiação solar e movimentação da face. 

Por conta desses múltiplos fatores, é o local que está mais suscetível à flacidez, formação de rugas e linhas de expressão marcadas e ao envelhecimento precoce.

Apesar de ser uma região sensível, o lado positivo é que existem algumas formas de prevenir e amenizar essas linhas de expressão durante a rotina de cuidados com a pele. 

O surgimento de rugas finas, bolsas e flacidez na área dos olhos deve-se ao fato de que há uma estrutura epidérmica diferente, se comparada ao restante do rosto, que fica 6% mais sensível a cada 10 anos. 

No local, as fibras de colágeno, responsáveis por promover maior firmeza à pele, são mais frágeis e suscetíveis aos diversos agentes, internos e externos, que acometem a região diariamente.

Pode-se notar também que a redução das glândulas sebáceas, resulta no ressecamento da pele em função da falta de produção natural de sebo e suor. Por isso, é muito importante cuidar do local e manter a hidratação constante.

Como cuidar da região dos olhos?

Dada à sensibilidade da área dos olhos, é fundamental desenvolver uma rotina de cuidados que permita amenizar os efeitos do envelhecimento no local.

Confira a seguir algumas dicas para manter a área dos olhos jovem e saudável.

Lembre-se da barreira protetora contra raios UV

O sol é um dos principais causadores do envelhecimento precoce e até 10% dos casos graves de pele precocemente envelhecida ocorrem na região das pálpebras. Ou seja, quando em contato com uma região delicada, o sol pode causar muitos problemas.

Portanto, ainda que algumas pessoas esqueçam, é essencial proteger também a área dos olhos ao aplicar filtro solar no rosto. 

O uso de óculos escuros durante a exposição do sol também é uma ótima alternativa, contanto que as lentes tenham proteção contra os raios UV.

Conheça a ioga facial

A massagem facial durante os cuidados com a pele também auxilia na elasticidade da região, prevenindo a formação de linhas de expressão marcadas e o envelhecimento precoce.

A ioga facial é uma técnica muito interessante que possui diversos benefícios à área dos olhos, porque combate as rugas, auxilia o combate às olheiras e ainda diminui as tensões do rosto, proporcionando saúde e bem-estar.

Xô, olheiras: aposte em compressa de gelo

As noites mal dormidas ou até mesmo o cansaço da rotina contribuem na formação de olheiras indesejadas na face. A dica para cuidar desse sinal é apostar em compressas de gelo para reduzir o inchaço do local.

O gelo contrai os vasos sanguíneos, o que acontece sempre que a pele entra em contato com temperaturas frias. Com isso, ocorre a vasoconstrição, que é responsável por diminuir a circulação de sangue na região, diminuindo as olheiras.

Caso tenha medo de encostar o gelo no local e acabar se queimando, você também pode esfriar uma colher e cobrir os olhos com ela.

Bons hábitos

Quer manter a face mais jovial? Então invista em bons hábitos no dia a dia, com destaque para os cuidados relacionados às noites de sono e também à alimentação.

Também vai ajudar a extinção de hábitos ruins, como o tabaco, que causa prejuízos à micro circulação sanguínea e dificultam a entrega de oxigênio e nutrientes às células.

Envelhecimento precoce? use e abuse da skincare!

Durante o skinCARE, a área dos olhos precisa de cuidados especiais com produtos específicos. Como dissemos anteriormente, a falta de lubrificação natural no local faz com que ocorra um ressecamento ainda maior.

Por isso, dar uma atenção especial aos olhos no ritual de beleza é fundamental, ainda mais quando falamos em hidratação. Um detalhe importante nessa etapa é que não há necessidade de esfoliar o local devido à sensibilidade.

Lembre-se de utilizar ativos que tenham como foco o combate ao envelhecimento precoce, para manter a elasticidade da pele dessa região, além de substâncias antioxidantes que a tonifiquem.

A definição da rotina de skincare ideal depende diretamente das características da pele e também no nível de incidência de fatores externos que comprometam a saúde cutânea.

A skincare é fundamental para saúde da pele e também combate aos agentes que causam o envelhecimento cutâneo, além de influenciar positivamente na autoestima.

Leia também: Envelhecimento da pele: conheça os sinais e saiba evita-los!

Rotina de skincare para a área dos olhos

Devido à sensibilidade, a área dos olhos demanda uma rotina de skincare específica e que minimize os efeitos nocivos no local.

Estabelecer uma rotina de skincare com produtos específicos para os cuidados com o local é fundamental.

Sérum Eye CARE

sérum eye care

Com ingredientes orgânicos e naturais, o Eye CARE é ideal para quem deseja amenizar as linhas de expressão ao redor dos olhos.

Além de nutrir e hidratar a pele, o Eye CARE contém um aplicador com pedra de jade que, ao massagear a área dos olhos, proporciona uma drenagem instantânea e melhora da microcirculação. Assim, seus benefícios incluem:

  • nutrição profunda;
  • redução das bolsas;
  • amenização das linhas e rugas finas;
  • combate ao envelhecimento. 

Em resumo, contém tudo o que você precisa para cuidar da área dos olhos da melhor maneira!

Além de ser produzido apenas com ingredientes orgânicos, o Eye CARE é formulado com óleo de pracaxi, um importante antioxidante originário da região amazônica.

Sérum Skindrops Filler

skindrops filler

Com formulação limpa e alta performance, consiste em um sérum preenchedor que promove benefícios como:

  • redução das linhas finas e rugas;
  • melhora do volume facial;
  • melhora da hidratação, elasticidade e firmeza da pele;

O sérum é formulado com EPS Seafill 2%, Linefill 3% e óleos essenciais de lavanda e alecrim.

SunCARE Powder

A proteção solar não pode faltar em uma skincare voltada à preservação da área dos olhos.

SunCARE Powder

O SunCARE Powder é um pó translúcido com poder FPS 30, que protege das radiações UVB e UVA e a luz azul dos eletrônicos. Ele ameniza a exposição da pele e ainda previne queimaduras solares, rugas e o envelhecimento precoce da pele.

O protetor solar da CARE é formulado óxido de zinco, dióxido de titânio, vitamina E, extrato vegetal de camomila, extrato vegetal de chá verde e extrato vegetal de camélia e orquídea.

Se você está em busca de um combo completo para transformar o seu momento de autocuidado, conheça os cosméticos naturais, orgânicos e veganos da CARE!

Nós cuidamos da sua saúde enquanto elevamos a sua autoestima. Acesse o nosso site e conheça todos os produtos da CARE Natural Beauty.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.