Envelhecimento da pele: o que é e como prevenir

Envelhecimento da pele: o que é e como prevenir

Envelhecimento da pele. Quem nunca passou por ele, cedo ou tarde, ainda vai passar.

Embora o envelhecimento da pele seja algo natural, as pessoas geralmente querem evitar ou retardar os sinais do passar dos anos e por isso procuram recursos para conservar um aspecto mais firme, resistente e jovial.

Se você se preocupa com a saúde e a aparência da sua pele, é importante entender como os danos causados pela luz solar, poluição e outros fatores podem contribuir para o envelhecimento precoce.

Conhecer como certas práticas de cuidados com a pele podem ajudar a atenuar ou prevenir essa condição.

Nesse conteúdo, você vai entender mais sobre:

Com essas dicas úteis, você vai saber melhor como prevenir o processo de envelhecimento da pele para que ela fique linda, saudável e radiante por mais tempo.

O que é envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um processo natural e inerente à idade. É importante entender o que está por trás do envelhecimento da pele para melhor identificar as principais causas e preveni-lo.

Com o passar dos anos, diversos fatores ambientais e internos contribuem para o desenvolvimento do envelhecimento precoce, que resulta no aparecimento de rugas, linhas finas, manchas, perda de viçosidade, descoloração etc.

A pele madura pode ser reconhecida por sua palidez, sinais de desidratação, perda de volume e elasticidade, mas a boa notícia é que há muito que pode ser feito para prevenir o envelhecimento, reduzindo, assim, sinais do tempo e marcas de expressão.

Embora nada possa impedir ou reverter completamente o envelhecimento da pele, existem medidas que você pode tomar para prevenir ou retardar o processo. Alguns cuidados básicos diários podem fazer uma grande diferença para sua pele madura.

Quais as principais causas do envelhecimento da pele

envelhecimento-pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e, para mantê-la saudável, importante entender o que é o envelhecimento natural dela.

As principais causas do envelhecimento da pele são:

Envelhecimento biológico

A partir dos 25 anos, a nossa reserva de colágeno natural começa a cair, ou seja, a quantidade que perdemos supera a quantidade que somos capazes de produzir. Sendo assim, é necessário fazer a suplementação para ajudar na desaceleração dessa perda.

Assista ao vídeo a seguir para entender melhor como você pode estimular a produção de colágeno no seu corpo:

Mudanças hormonais

O envelhecimento da pele pode ser acelerado durante a menopausa. Quando as glândulas endócrinas produzem menos estrogênio, a pele fica mais fina, mais seca e mais frágil, tornando-se mais propensa a rugas e linhas.

Durante a menopausa, as mulheres também experimentam maiores mudanças na pele e no corpo, já que o corpo passa por várias mudanças em relação ao envelhecimento.

Má alimentação

Quando o assunto é envelhecimento da pele, é importante considerar a má alimentação e como ela contribui para acelerar esse processo. É cientificamente comprovado que dietas ricas em açúcar e gorduras saturadas aumentam a produção de radicais livres no organismo, que são as principais responsáveis pelo processo de envelhecimento.

Por outro lado, certos tipos de alimentos têm grandes quantidades de antioxidantes que contribuem para a pele mais saudável e jovem. Além disso, frutas e verduras fornecem os nutrientes necessários para a produção de colágeno e elastina, as principais proteínas necessárias para a pele.

Para evitar o envelhecimento da pele precoce, é importante ingerir uma dieta saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, e evitar alimentos processados.

Fumar

O tabaco contém substâncias que dificultam a produção de colágeno, o que leva à perda de elasticidade da pele e à formação de rugas. Fumar também pode levar à desidratação da pele, à má circulação sanguínea, à pigmentação da pele e a outros efeitos nocivos para a saúde da pele e do organismo em geral.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode levar a uma série de problemas de pele, tais como rugas, linhas finas, manchas e flacidez.

Os exercícios físicos têm muitos benefícios, como melhorar a circulação, reduzir o estresse, aumentar a produção de colágeno e a elasticidade da pele, além de ajudar a mantê-la  hidratada e saudável.

Falta de sono e estresse

Quando não nos descansamos corretamente, perdemos a saúde da pele, pois os rituais de beleza se tornam ineficazes - uma vez que o skincare começa de dentro para fora. Durante a etapa mais profunda do sono, as nossas nossas células se regeneram e as toxinas acumuladas durante o dia são eliminadas, ocorrendo uma espécie de faxina no organismo.

Por isso, é fundamental uma rotina de descanso com mais de 7 horas para manter a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce.

Uso de cosméticos a base de álcool

O álcool presente em muitos cosméticos convencionais pode secar a pele ao remover a camada protetora de óleo da pele, o que a torna extremamente sensível e seca, aumentando o risco de rugas e linhas finas.

Prefira sempre usar produtos com ingredientes naturais e nutritivos, como óleo de coco, manteiga de karité, vitamina E, ácido hialurônico vegetal, entre outros benéficos para a pele.

Exposição inadequada ao sol

A exposição solar exagerada da pele a longo prazo causa manchas, flacidez, rugas e linhas finas. Esses sinais precoces de envelhecimento podem ser prevenidos com simples medidas de proteção solar, como usar protetor solar, evitar dias fortes de sol e usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram a pele.

Aproveite o sol sem medo, mas lembre-se de usar proteção sempre que você sair durante o dia.

Exposição prolongada a telas de eletrônicos

A luz emitida em telas de computadores, smartphones e televisões contém radiação de luz azul, que é conhecida por acelerar o envelhecimento da pele. Ao expor a pele a essa luz durante longos períodos, os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e pigmentação, ficam mais evidentes.

Agora que você já conhece as principais causas, é importante adotar medidas para combater o envelhecimento da pele de maneira eficiente com os cuidados apropriados.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como prevenir o envelhecimento da pele

envelhecimento

Embora não possamos reverter ao processo de envelhecimento, existem passos que você pode tomar para preveni-lo e retardá-lo. Fazer o velho e bom skincare um dos principais segredos para manter a saúde da sua pele e evitar envelhecimento precoce.

Leia também:

Rotina de Skincare: aprenda como fazer

Cuidados com a pele: saiba o que fazer

1. Comece com uma limpeza adequada

Uma limpeza suave é a chave para remover o excesso de oleosidade, sujeira e impurezas dos poros, permitindo que os cosméticos aplicados posteriormente sejam absorvidos facilmente e funcionem melhor.

2. Use séruns anti-idade ou antienvelhecimento

Após limpar bem a pele, use um sérum, creme ou óleo para tratar e/ou hidratar a pele com os nutrientes de que ela precisa. Estes tratamentos podem ajudar a prevenir o envelhecimento da pele e os sinais visíveis como rugas, linhas finas, manchas e flacidez.

Leia mais:

Sérum: saiba o que é e como incluir na sua rotina de skincare

3. Não abra mão do protetor solar

Vimos que o sol é uma das principais razões para o envelhecimento da pele, pois contribui para o surgimento de danos fotoenvelhecimento como manchas, rugas, desidratação e linhas finas. 

O uso diário de um protetor solar é fundamental para manter a saúde da sua pele com envelhecimento e ajudar a prevenir sinais visíveis de danos.

Leia também:

Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

Queimadura solar: o que é e como se proteger!

4. Aposte em procedimentos estéticos

Os procedimentos de prevenção do envelhecimento incluem o uso de peelings químicos, microagulhamento, laser, bioestimuladores de colágeno e outros tratamentos. Estes tratamentos estimulam a produção de colágeno, auxiliando na revitalização e manutenção da saúde da pele e prevenindo o envelhecimento.

Mas é importante lembrar que, além destes procedimentos, é essencial adicionar à rotina hábitos saudáveis, como alimentar-se bem, hidratar-se e fazer exercícios físicos.

A combinação de todas essas medidas poderá retardar o envelhecimento da pele e ainda promover maior beleza e saúde para o seu corpo.

Por que usar cosméticos veganos para combater o envelhecimento da pele

Para reduzir a aparência de linhas finas e rugas, é importante investir em qualidade na hora de escolher os cosméticos para skincare, uma vez que a nossa pele é uma espécie de esponja, que absorve tudo o que passamos nela.

Os cosméticos veganos são uma alternativa saudável para a prevenção do envelhecimento da pele, pois eles são livres de produtos químicos agressivos e contam com ingredientes naturais, como óleos e extratos de plantas, que ajudam a combater o envelhecimento da pele e criam uma barreira para protegê-la contra os efeitos prejudiciais do sol, hidratando-a e reduzindo a inflamação.

Assim, os produtos naturais e orgânicos oferecem mais benefícios à pele do que as alternativas convencionais, permitindo que você cuide de sua pele e a mantenha linda e saudável.

Agora que você já sabe dos benefícios, bora combater o envelhecimento precoce e manter sua pele saudável e bonita por mais tempo? Escolha a beleza limpa e sem toxinas!

O Sérum Preenchedor Skindrops Filler da CARE Natural Beauty é perfeito para devolver o volume perdido à pele e suavizar rugas e linhas finas.

Preenchimento natural e sem agulha para renovar a aparência, com mais firmeza e jovialidade.

serum-antienvelhecimento

Para complementar esse queridinho incrível, o Sérum Preenchedor para Olhos Instant Eye Lift é uma ótima opção para dar um lifting imediato no olhar e reduzir rugas, pés de galinha e flacidez ao redor dos olhos.

Com formulação vegana, Clean Beauty e 100% livre de toxinas para cuidar da pele como ela precisa e merece. Os dois produtos apresentam resultados visíveis após 28 dias de uso contínuo (dia e noite), conforme estudos e testes clínicos comprovados.

Envelhecer é uma virtude e a CARE te ajuda a ser sempre a sua melhor versão, do seu jeito e no seu tempo. Viva o melhor envelhecimento da pele com muita saúde, longevidade e beleza limpa!

Saiba mais sobre:

Bigode chinês: dicas de como diminuir e tratar

Como tirar bolsas dos olhos: dicas para remover

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.