Chumbo em cosméticos: quais os riscos e como identificar

Chumbo em cosméticos: quais os riscos e como identificar

Você sabia que aquele produtinho de beleza que você está acostumada a usar pode conter toxinas na composição que prejudicam a saúde? Isso mesmo! O chumbo em cosméticos está muito mais presente na rotina do que se pensa.

Até parece contradição pensar que um cosmético que deveria embelezar e cuidar do corpo, pode, na verdade, estar "sujando" o organismo com o chumbo, por exemplo, um metal pesado, encontrado na natureza, altamente tóxico, mas muito comum em diversos itens de beleza e higiene pessoal.

Quando falamos em chumbo em cosméticos, é importante esclarecer que se trata de uma presença mínima desse metal em produtos como tinturas capilares, batons, entre outros. Ou seja, ele não é considerado um ingrediente, mas apenas um contaminante. 

Apesar de órgãos regularem a presença de chumbo em cosméticos e a quantidade permitida ainda ser considerada segura (e por isso não é visto por eles como um risco grave à saúde), trata-se de um metal pesado e de alta toxidade, principalmente por ser bioacumulativo, e que pode causar câncer.

Existe uma discussão crescente ao redor do mundo sobre a presença do chumbo em cosméticos e seus efeitos nocivos sobre a saúde humana. 

Para combater a cultura da beleza tóxica e explicitar a importância da beleza limpa, este post vai te contar:

O que é chumbo

O chumbo é um metal pesado que se encontra amplamente presente na natureza, mas também é produzido artificialmente.

Quando usado em produtos destinados a serem ingeridos ou aplicados na pele, o chumbo pode ter efeitos adversos à saúde e causar danos irreversíveis.

chumbo-em-cosmeticos-maquiagem

O risco imediato de exposição ao chumbo ocorre principalmente ao usar maquiagens, tintas e cosméticos, como lápis labiais, batons, bases, corretivos, entre outros.

Em março de 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma medida restritiva em relação ao uso do chumbo em cosméticos.

Por meio da Resolução RDC 15/2013, o uso de acetato de chumbo ficou limitado às tinturas capilares. A regulamentação prevê que a concentração máxima desse metal não deve exceder 0,6%.

No que se refere aos demais produtos, nenhuma legislação foi imposta.

Quais os riscos de chumbo em cosméticos

Você sabia que existe um estudo que demonstra que uma mulher passa batom até 10 vezes por dia, o que significa que "come" diariamente 90 miligramas de batom?

E, levando em conta que certos batons contêm chumbo como contaminante, imagine o quanto desse metal pesado pode ser ingerido, ainda que em pequenas doses por vez!

O uso de chumbo em produtos cosméticos aumentou a preocupação com os possíveis riscos à saúde. No entanto, é importante entender que o uso de chumbo em cosméticos depende de vários fatores para conhecer os riscos e malefícios.

chumbo-em-cosmeticos-maquiagem

O contato externo com o chumbo é menos provável de causar problemas à saúde do que o contato interno. Contudo, o uso de cosméticos contendo chumbo pode contribuir para a carga de chumbo à medida que absorvemos a substância ao usar o cosmético.

Veja os principais riscos que o chumbo pode causar à saúde:

1. Irritação da pele

O contato prolongado com quantidades altas de chumbo em cosméticos pode levar a irritações na pele, como vermelhidão, erupções cutâneas e descamação.

Pessoas com pele mais sensível podem sentir os sintomas de irritação mais intensamente.

2. Diferentes tipos de alergias

A presença do chumbo pode causar reações alérgicas em usuários com pele sensível. A pele alérgica ao chumbo também pode causar erupções cutâneas, descamação, feridas e dor.

Para as pessoas com sensibilidade ao chumbo, usar cosméticos contendo o mesmo pode ser um risco para a saúde.

3. Danos ao sistema respiratório

O uso de cosméticos que contenham chumbo em sua composição podem causar danos ao sistema respiratório, incluindo inflamação, dificuldade de respiração, falta de ar, tosse, bronquite, congestão e até mesmo problemas respiratórios mais graves.

4. Danos ao sistema hormonal e reprodutivo

A exposição ao chumbo em produtos cosméticos pode causar danos sérios à saúde reprodutiva.

Os sintomas mais comuns associados aos danos é que os homens apresentam menor contagem de espermatozoides, enquanto as mulheres podem ter problemas de fertilidade e aumento da incidência de abortos espontâneos.

5. Problemas neurológicos

O chumbo e seus compostos podem causar problemas neurológicos, como danos ao sistema nervoso, perda de memória, confusão mental e depressão.

6. Dificuldade de aprendizado

Estudos associam o uso e a exposição ao chumbo com problemas de saúde, como dificuldade de aprendizado, déficit de atenção e problemas comportamentais, por exemplo.

7. Efeitos cancerígenos

Uma exposição contínua ao chumbo pode ser extremamente prejudicial à saúde humana, pois estudos mostram que ele tem a capacidade de provocar câncer.

8. Envenenamento

O envenenamento por chumbo pode ocorrer quando há um uso frequente de produtos, como batons, que contêm quantidades perigosas desta substância.

Outras formas de envenenamento são através da ingestão de nanopartículas de chumbo encontradas em alguns produtos cosméticos, como bases e sprays para o cabelo.

Os efeitos do envenenamento variam desde dor de cabeça até problemas renais, cardíacos ou de desenvolvimento neurológico.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Quais cosméticos contêm chumbo como contaminante

O chumbo, como contaminante e não ingrediente, pode ser encontrado em diversos cosméticos, sendo os mais comuns:

  • Batons
  • Esmaltes
  • Delineadores
  • Lápis de olhos
  • Tinturas para cabelo
  • Bases
  • Creme dentais e para cabelos

chumbo-em-batons

Veja também: 

Veja quais são as substâncias químicas das maquiagens e seus malefícios

Toxinas de cosméticos e Síndrome do Ovário Policístico: qual a relação e como tratar?

Petrolato em cosméticos: conheça seus malefícios

Como identificar a presença de chumbo em cosméticos

A maneira mais eficaz de detectar se existe chumbo em cosméticos é olhar os rótulos da embalagem para saber se o produto contém chumbo e verificar se está aprovado por um órgão regulador. 

O chumbo pode ser identificado por meio dos seus nomes químicos, como Dióxido de Chumbo ou Carbonato de Chumbo.

Hoje em dia, alguns países, como os Estados Unidos, exigem que os produtos cosméticos tenham um rótulo informando se o produto contém chumbo.

Outra dica importante é atentar às marcas que não são aprovadas, pois elas podem ter um teor de chumbo muito maior e ser prejudiciais para o usuário. E tome cuidado com produtos muito baratos, pois eles podem conter mais chumbo.

O chumbo pode se esconder por meio de ingredientes incluídos na categoria "fragrância", usada para proteger os ingredientes secretos dos fabricantes. 

Se o rótulo não revelar informações suficientes, é recomendado contatar diretamente o fabricante.

Prefira usar maquiagens limpas e sem toxinas

A saída para se livrar dos efeitos nocivos do chumbo na saúde é escolher usar maquiagens orgânicas, naturais e veganas, com formulação natural e livre de toxinas para o corpo.

Por isso, se você quer encontrar uma marca com o propósito de levar saúde e bem-estar para a sua rotina de beleza, conheça os cosméticos veganos da CARE Natural Beauty.

Afinal, cuidar bem da sua pele também é um ato de amor e de autocuidado.

Só é beleza se for limpa. Só é limpa se for CARE

Clique aqui para conhecer nossa linha de produtos limpos e 100% livres de toxinas!

Saiba mais sobre a importância de usar cosméticos com ingredientes naturais e sem toxinas, clicando no vídeo a seguir:

Aqui, chumbo em cosméticos não tem vez!

Confira mais conteúdos relacionados: 

Maquiagem vegana: por que usar batons veganos e sem toxinas

Dermomake: o que é e para que serve

Cosméticos sem toxinas, seguros para gestantes e lactantes!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.