
Olheiras: quais os tipos e como tratá-las!
Para muitas pessoas, uma inimiga de longa data. As olheiras são sinais incômodos que surgem abaixo da pálpebra inferior e pode comprometer a autoestima e estética facial.
Apesar de facilmente reconhecidas, ainda há muita desinformação sobre as olheiras. Pensando nisso, vamos abordar a seguir:
Com isso você vai saber não apenas como reconhecer o tipo de olheira que te acomete, mas também dicas de cuidados para amenizar e prevenir o problema.
Tipos de olheiras: conheça qual o seu!
As olheiras são sinais profundos que acometem a área dos olhos, especialmente a parte inferior, apresentando coloração escurecida em relação ao tom de pele.
A aparência das olheiras pode ser influenciada por aspectos adicionais, como espessura da pele, oxidação pela ação dos radicais livres, flacidez e glicação, que consiste no amarelamento da área.
Existem diferentes tipos de olheiras que são determinadas pelas causas e formas de manifestação da ocorrência. As principais são:
- olheira pigmentar ou melânicas: são olheiras causadas pelo acúmulo demasiado de melanina na região dos olhos e podem ser intensificadas por alterações hormonais e exposição solar sem proteção. Acomete principalmente peles morenas e pretas;
- olheira vascular: é causada por problemas circulatórios e retenção de líquidos, apresentando um inchaço e coloração azulada ou roxeada. É comum em casos de estresse, cansado ou privação de sono;
- olheira estrutural: ocorre quando a pessoa tem a região dos olhos mais afundada, resultando em uma sombra que resulta na formação de uma olheira acastanhada. É causada por tendência genética;
- olheira sanguínea: deve-se ao acúmulo de hemoglobinas na área dos olhos podendo desencadear aspecto arroxeado, especialmente quando associada à desidratação e rinite;
- olheira mista: quando a pessoa apresenta mais de um tipo de olheira, sendo comum apresentar profunda e vascular ou pigmentar e vascular.
Entender os tipos de olheiras ajuda a definir uma estratégia mais satisfatória para amenização do quadro e prevenção.
O que causa as olheiras?
Existem diversos fatores que podem influenciar no surgimento ou intensificação das olheiras em pessoas com predisposição ao problema. Confira a seguir:
- cansaço: um dos quadros mais frequentemente associados às olheiras é o cansaço, que pode ser desencadeado por insônia, estresse e até choro. Ele causa as chamadas olheiras vasculares, pois o estado mental promove uma vasodilatação que fica mais aparente na região dos olhos que tem a pele mais fina;
- exposição solar: causa a chamada olheira pigmentar, mas também pode intensificar a vascular. Apresenta tom acastanhado e pode se intensificar com o excesso de fricção no local, como coçar os olhos com frequência;
- fatores externos: são os hábitos que influenciam a saúde e dá indicativos estéticos também, como tabaco e consumo de bebidas alcóolicas que favorecem as olheiras devido às alterações na circulação sanguínea;
- dormir de maquiagem: hábito prejudicial à saúde cutânea, pois a maquiagem impede que a pele receba mais oxigênio e a deixa desidratada, o que resulta no escurecimento da região dos olhos.
O surgimento e intensidade das olheiras também podem ser influenciados por tendência genética, alterações hormonais, especialmente na TPM, hábitos alimentares, baixo consumo de água e sedentarismo.
Como cuidar e diminuir as olheiras?
Se você tem olheiras muito esporadicamente é possível que ela esteja associada a uma noite ruim de sono e o descanso será seu principal aliado.
Já se a ocorrência é frequente, o sono vai ajudar, mas cuidados adicionais são importantes. Confira a seguir.
Rotina de skincare
A rotina de skincare é a principal aliada para reduzir olheiras e outros sinais indesejados da face. Os cuidados diários são preventivos e ajudam a manter a pele limpa, hidratada e protegida.
No caso dos olhos, a hidratação da região com um dermocosmético específico é fundamental, pois o local tem a pele mais fina, o que exige maior hidratação.
Já a etapa de proteção solar é indispensável para evitar o surgimento e agravamento da olheira pigmentar.
Também nos cuidados diários, especialmente quando o problema é recorrente, pode ser adicionado um produto de amenização, como o Sérum Preenchedor Para Olhos Instant Eye Lift que promove um efeito lifting imediato.
Descanso
Como visto, o descanso apropriado vai sempre contribuir para melhorar a estética da região dos olhos, independente do tipo e intensidade das olheiras.
Principalmente após noites de sono ruim, rinite alérgica atacada ou choro, esse cuidado vai contribuir para regular o organismo e o sistema vascular.
Hábitos saudáveis
A alimentação, com consumo racional de açúcar e sal, ingestão adequada de água, redução do tabaco e das bebidas alcóolicas e prática regular de atividades físicas são cuidados importantes na saúde e estética.
As olheiras são apenas um dos sinais que podem melhorar com a adoção de hábitos mais saudáveis na rotina.
Produtos específicos
Devido à sensibilidade da região, a incorporação de produtos específicos para cuidados com os olhos é fundamental para amenizar e prevenir as olheiras, flacidez e rugas no local.
Além do sérum Instant Eye Lift, da CARE Natural Beauty, o Sérum Hidratante Para Olhos Eye CARE com óleo de pracaxi e pedra de jade ajuda a amenizar olheiras, bolsas, rugas e linhas finas.
Já o Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow tem probióticos com efeito antioxidante que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres e fortalece a barreira de proteção cutânea, podendo ser usado antes do protetor solar.
Os cuidados com a região dos olhos são fundamentais e ainda mais importante é incluir na sua rotina de skincare produtos naturais, orgânicos, limpos e cruelty-free que além de eficazes são ecologicamente comprometidos com seus valores.