Como tirar bolsas dos olhos: dicas para remover

Como tirar bolsas dos olhos: dicas para remover

Dizem que os olhos são o espelho da alma, mas quando as bolsas aparecem embaixo deles, elas podem revelar um cansaço excessivo, estresse e até mesmo a idade.

As bolsas dos olhos podem ser um problema estético para muitas pessoas e, embora não sejam prejudiciais à saúde, podem afetar a autoestima.

Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto, olha só tudo o que esse conteúdo tem para você:

Lendo esse post até o fim, você vai descobrir as causas e conferir dicas fáceis para dizer adeus ao olhar cansado de uma vez por todas!

Causas das bolsas embaixo dos olhos

Existem várias causas para as bolsas dos olhos, como a perda de colágeno, genética, alergias e estilo de vida.

A perda de colágeno é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e pode resultar em enfraquecimento da pele embaixo dos olhos, o que pode levar à formação de bolsas. Pacientes com pele mais fina tendem a desenvolver essa flacidez mais precocemente.

bolsas-nos-olhos-mulher

A genética também pode desempenhar um papel importante, uma vez que algumas pessoas têm uma predisposição a desenvolver bolsas sob os olhos.

As alergias podem causar inchaço na região, o que pode levar à formação de bolsas. Quem tem rinite e coça muito os olhos também evolui com hiperpigmentação e piora da qualidade da pele nessa região.

"As bolsas podem estar associadas principalmente a acúmulo de gordura, flacidez da pele da pálpebra inferior e, hoje em dia também, muito frequente, pelo excesso de produto (ou má técnica) em pacientes que fizeram preenchimento de olheiras com ácido hialurônico, que é um recurso maravilhoso, desde que bem executado", conta o Dr. Luiz Perez, médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica pela Santa Casa de São Paulo.

Além disso, um estilo de vida pouco saudável, como dormir pouco, beber álcool e fumar, pode contribuir para a formação de bolsas embaixo dos olhos.

Produtos cosméticos para bolsas dos olhos

Existem muitos produtos cosméticos disponíveis no mercado que afirmam reduzir as bolsas dos olhos. Alguns desses produtos contêm ingredientes como cafeína, vitamina C e retinol, que podem ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a aparência. Mas é importante lembrar que esses produtos podem não funcionar para todos e que podem levar algum tempo para produzir resultados.

Além disso, alguns produtos podem causar irritação na pele ou reações alérgicas; portanto, é importante testar qualquer produto em uma pequena área da pele antes de usá-lo regularmente.

E sempre vale lembrar de optar por cosméticos veganos, com formulação sem toxinas ou substâncias nocivas para a pele e para o corpo em geral.

Veja também: 

Beleza limpa: o que é e quais os benefícios

Petrolato em cosméticos: conheça seus malefícios

Chumbo em cosméticos: quais os riscos e como identificar

Os benefícios do chá verde para bolsas dos olhos

O chá verde é uma bebida popular que é conhecida por seus muitos benefícios para a saúde. No entanto, o chá verde também pode ser benéfico para reduzir as bolsas embaixo dos olhos.

bolsas-nos-olhos-cha-verde

O chá verde contém antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a aparência.

Para usar o chá verde como um remédio natural para bolsas dos olhos, basta mergulhar dois saquinhos de chá verde em água quente por alguns minutos. Em seguida, retire os saquinhos de chá da água e coloque-os na geladeira por cerca de 20 minutos.

Depois que os saquinhos de chá estiverem frios, coloque um sobre cada olho e deixe-os descansar por cerca de 15 minutos.

Saiba mais:

Ação Antioxidante: como funciona e seus benefícios para a pele!

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Ácido hialurônico para reduzir bolsas dos olhos

O ácido hialurônico é um ingrediente popular em muitos produtos antienvelhecimento. Ele é conhecido por suas propriedades hidratantes e pode ajudar a reduzir a aparência das bolsas dos olhos.

acido-hialuronico-bolsas-olheiras

O ácido hialurônico funciona preenchendo a pele e reduzindo a aparência de linhas finas e rugas. No entanto, é importante lembrar que o ácido hialurônico pode não funcionar para todos e pode levar algum tempo para produzir resultados.

"É possível compensar um desnível causado pelas bolas de gordura com preenchimento com ácido hialurônico abaixo delas. Mas este é um tratamento extremamente delicado e deve ser feito por profissional médico com bastante experiência, pois o uso inadequado pode piorar as bolsas", afirma o Dr. Luiz Perez.

Leia também: 

Ácido hialurônico vegetal: veja os benefícios para a pele

Rugas: saiba o que são, as causas e seu tratamento!

Envelhecimento da pele: o que é e como prevenir

Recursos caseiros para bolsas dos olhos

Além do chá verde e do ácido hialurônico, existem outros remédios naturais que podem ajudar a reduzir as bolsas dos olhos. As tradicionais fatias de pepino são um remédio popular para isso, pois contêm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o inchaço.

bolsas-nos-olhos-pepino

Os sacos de chá também podem ser usados para reduzir as bolsas dos olhos. Basta mergulhar dois saquinhos de chá em água quente e depois colocá-los na geladeira por cerca de 20 minutos.

Depois que os saquinhos de chá estiverem frios, coloque um sobre cada olho e deixe-os descansar por cerca de 15 minutos.

Outro remédio natural é usar colheres frias. Coloque duas colheres na geladeira por cerca de 20 minutos e depois coloque uma sobre cada olho e deixe-as descansar por cerca de 15 minutos.

Fazer compressas frias de camomila também ajuda a diminuir edema, porém tem ação temporária. Por isso, é preciso pensar a longo prazo e não se esquecer do cuidado diário.

Mudanças no estilo de vida para reduzir bolsas dos olhos

Além dos remédios naturais e produtos cosméticos, fazer mudanças no estilo de vida pode ajudar a reduzir as bolsas dos olhos:

  • Dormir bem é fundamental para uma aparência fresca e descansada;
  • Beber bastante água também é importante, pois a desidratação pode piorar a aparência das bolsas dos olhos;
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar a aparência da pele e reduzir a aparência das bolsas dos olhos;
  • Fazer seu ritual de skincare diariamente ajuda a manter a região dos olhos mais hidratada, luminosa e desinchada.
De acordo com o Dr. Luiz Perez, "maus hábitos, como exposição solar sem proteção, tabagismo, alimentação inadequada, entre outros, aceleram esse processo".

Como fazer skincare na região dos olhos

As pálpebras inferiores costumam ser uma das primeiras áreas das quais os pacientes se queixam quando chegam no dermatologista com questões estéticas. Isso se deve ao fato de que a pele nessa região é sempre mais fina que no restante do rosto.

Por isso, ter uma rotina de cuidados adequada é fundamental para desacelerar o processo de envelhecimento e acúmulo de líquido nessa região. "É interessante aplicar diariamente produtos que associem agentes hidratantes, calmantes e também ativos que ajudam a drenar edema (o excesso de líquido que pode se acumular nessa região)", orienta o Dr. Luiz Perez.

Veja como fazer skincare na região dos olhos:

Limpeza

Primeiro, limpe suavemente a área sob os olhos para remover qualquer sujeira ou maquiagem.

Hidratação

Em seguida, aplique uma pequena quantidade de creme ou sérum para os olhos na ponta do dedo e aplique suavemente na área abaixo dos olhos. Tenha cuidado para não aplicar o produto muito perto dos olhos, pois isso pode causar irritação.

Você pode usar também um roller para massagear a região e amenizar as bolsas, olheiras e o inchaço da área.

skincare-roller-mulher

Proteção

A proteção também é outra etapa fundamental para a proteção e cuidado dos olhos. "Todos nós devemos utilizar protetor solar no rosto para, entre outras coisas, desacelerar o processo de afinamento da pálpebra", orienta o Dr. Luiz Perez.

Veja também: 

Olheiras: quais os tipos e como tratá-las!

Rotina de Skincare: aprenda como fazer

Quando considerar tratamentos médicos para bolsas dos olhos

Se você já tentou todos os remédios naturais e produtos cosméticos disponíveis, mas as bolsas não quere ir embora, pode ser hora de considerar tratamentos médicos.

Casos com muito excesso de pele e/ou que possuem acentuada quantidade de gordura, muitas vezes exigem abordagem cirúrgica, mas isso é para uma minoria dos pacientes. "Pacientes com mais flacidez de pele terão bons resultados com o uso de lasers específicos, muitas vezes em combinação - minha preferência no consultório", conta o Dr. Luiz.

Fios de PDO podem estimular colágeno na região e uso de jato de plasma também promove retração tecidual satisfatória nessa região, porém com período de recuperação maior.

Outro recurso é o ultrassom microfocado, que auxilia na retração da pele e pode ajudar também a reduzir levemente a quantidade de gordura de pacientes com indicação precisa. "O ultrassom microfocado e a radiofrequência também são recursos interessantes para quem apresenta um edema crônico na parte lateral dos olhos, acima da bochecha, chamado de malar mound", destaca o Dr.

Sérum para Olhos da CARE: dê adeus ao olhar cansado

Você já viu que a área dos olhos é bastante sensível e que por isso precisa de cuidados especiais. Para isso, nada melhor do que os cosméticos veganos e sem toxinas da CARE Natural Beauty, com fórmulas 100% limpas, naturais e de alta performance para os melhores resultados em beleza e saúde da pele.

O Sérum Hidratante para Olhos Eye CARE é o queridinho da marca que ajuda a reduzir bolsas, olheiras e linhas finas para um aspecto mais jovial e renovado.

serum-para-olhos-eye-care

Sua formulação composta por potentes antioxidantes da Amazônia como os óleos de pracaxi e de jojoba hidratam e refrescam a pele com uma textura leve, refrescante e um cheirinho delicioso de natureza.

Outros ingredientes naturais do Eye CARE incluem: óleo de macadâmia; vitamina E natural; hidrolato de lavanda e de alecrim e rosa mosqueta.

O produto vem com aplicador de Pedra de Jade, que auxilia na microcirculação da região ao redor e contribui para suavizar o aspecto de cansaço e o inchaço. O principal aliado da sua rotina de beleza dia e noite!

Clique aqui e conheça toda a linha de produtos limpos e sem toxinas da CARE e dê adeus definitivo às bolsas dos olhos!

bolsas-olheiras-mulher

Só é beleza se for limpa. Só é limpa se for CARE.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.