Cuidados com a pele: dicas para curtir seu verão!

Cuidados com a pele: dicas para curtir seu verão!

Sol, praia, piscina, atividades ao ar livre. Como não amar o verão e todas as diversões que ele oferece? Se por um lado, é a estação do ano preferida de muita gente, por outro, é uma época que deve ser curtida com atenção redobrada por conta da alta intensidade da radiação solar, que pode causar inúmeros malefícios para a pele, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele - que no Brasil corresponde a 30% de todas as neoplasias.

Um índice bem considerável e preocupante!

Para curtir o verão, a dica é manter bons hábitos na rotina, seja para garantir mais saúde e conseguir curtir mais a estação, como também para não ter problemas estéticos comuns do período – queimaduras solares e oleosidade que o digam!

Pensando nisso, separamos esse conteúdo completinho para você, falando mais sobre:

cuidados com a pele

A importância dos cuidados com a pele no verão

O verão é caracterizado por temperaturas elevadas, aumento da umidade relativa do ar e radiação solar mais intensa.

A consequência é que as temperaturas altas aumentam o suor, mas a umidade do ar dificulta a evaporação, causando maior desconforto físico.
Portanto, a retenção natural de água pela pele é maior no verão em comparação ao inverno, mas as temperaturas elevadas também exigem um nível maior de hidratação.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Já se houver uma exposição solar intensa, especialmente sem proteção solar adequada, as consequências incluem insolação e, até mesmo, queimaduras.
Dessa forma, os cuidados com a pele no verão são essenciais para mitigar esses problemas e garantir mais saúde e uma pele mais bonita.

Quais são os cuidados com o rosto?

Entre os cuidados com a pele no verão, deve-se incluir couro cabeludo e corpo como um todo, mas a pele do rosto costuma ser mais sensível aos potenciais danos da estação. Com isso, adotar uma rotina de cuidados com a face é uma das dicas mais valiosas. As práticas recomendadas incluem:

  • Limpeza: ajuste o número de vezes em que faz a limpeza da pele da face de acordo com a sua rotina no verão. Além da manhã e da noite, é interessante higienizar a face caso faça exercícios e sue muito ou se frequentar a praia ou piscina, por exemplo;

  • Tonificação: ao tonificar a pele, colabora-se para a manutenção de um pH adequado, o que é essencial para minimizar alergias e irritações, que são mais comuns devido ao calor;

  • Hidratação: uma prática muito importante é utilizar produtos que tenham alto poder de hidratação e refrescância, como séruns hidratantes e águas termais, que nutrem, tonificam e revitalizam a pele da face.

  • Cuidado com os lábios: o calor pode causar ressecamento dos lábios, especialmente se você não consumir água o suficiente. Dessa forma, invista em um balm labial, preferencialmente, com fator de proteção solar.

  • Proteção solar: nenhuma pele pode ficar sem protetor solar, seja em loção, em creme, em bastão ou em pó. Para o rosto, em casos de exposição ao sol, é necessária uma quantidade equivalente a uma colher de chá cheia (nivelada) quando se fala de filtros em loção ou em creme.
    A vantagem do protetor solar em pó é que, além de não deixar esbranquiçado, pode ser reaplicado ao longo do dia com eficiência e praticidade, inclusive, por cima da maquiagem, sem borrar ou craquelar, complementando as estratégias de fotoproteção no cotidiano.

Com uma rotina completa de cuidados com a pele no verão, garante-se mais saúde e bem-estar na estação e, principalmente, evitam-se os danos de longo prazo que afetam especialmente a face.

4 dicas para curtir um verão!

Para ter um verão incrível, os cuidados com a pele são apenas um dos passos necessários. Confira nossas dicas a seguir.

1. Cuide da alimentação!

A alimentação é um pilar da estética e a qualidade dos alimentos ingeridos vai refletir diretamente na saúde e beleza da sua pele.
Dê preferência para alimentos naturais e orgânicos, como frutas, verduras, legumes, cereais, oleaginosas, raízes e outros.
Os processados que são ricos em açúcar, sal e gorduras devem ter o consumo reduzido, pois são prejudiciais à saúde.
Opções como condimentados, frituras e refeições pesadas também são especialmente prejudiciais no verão, dificultando a digestão e aumentando a sensação de mal-estar em dias mais quentes.

2. Hidrate-se!

A água deve ser sua melhor amiga, seja no verão ou nas demais estações.
Especialmente na estação mais quente do ano, o consumo adequado de água é fundamental para evitar a desidratação, principalmente em dias mais ensolarados. Alguns sintomas incluem cansaço, boca seca, perda de elasticidade da pele e diminuição do suor.

A recomendação é beber 0,35 ml por kg corporal. Dessa forma, se você tem 65 kg, por exemplo, deve beber aproximadamente 2,2 litros de água ao dia.

Vale alternar a água com chás gelados, água de coco e também sucos naturais de fruta.

3. Protetor solar faz bem!

Já falamos do protetor solar facial, mas lembre-se que ele deve ser aplicado sempre que houver exposição ao sol.

No dia a dia, as regiões mais expostas incluem o colo, braços e mãos. No caso de exercícios ao ar livre, também é interessante passar em outras regiões que fiquem expostas.

Além de ajudar na prevenção do câncer de pele, o protetor solar é fundamental para evitar manchas, queimaduras ou quadros de insolação.

Leia também: Protetor solar em pó: para que serve e quais são seus benefícios?

4. Skincare limpa

Já que estamos falando de saúde e beleza, nada melhor do que falarmos de skincare limpa. Para montar sua rotina de cuidados com a pele no verão, lembre-se de avaliar produtos que não contenham componentes tóxicos e prejudiciais à saúde, como parabenos, silicones, sulfatos e fragrâncias sintéticas.

Uma dica é o Kit Summer CARE, da CARE Natural Beauty, com cosméticos orgânicos, naturais, limpos e veganos. O kit contém:

· Bruma hidratante CARE Mist para tonificação e refrescância;
· Balm Lip CARE Granadine para hidratação e proteção dos lábios;
· Sérum Skindrops Hialu para hidratação e nutrição profundas da pele.

Com esse kit e as dicas com os principais cuidados com a pele no verão, a estação pode ser um misto de saúde, bem-estar e consciência ambiental.

Leia também: Skincare Kits: descubra como fazer seu skincare no dia a dia!

cuidados com a pele no verão

Dicas de produtos para cuidar da pele no verão!

Pensando na importância de oferecer hidratação e proteção para a sua pele durante o verão, a CARE Natural Beauty, marca que desenvolve dermocosméticos de alta performance e ativos naturais em máxima concentração uniu seus produtos queridinhos em dois kits que são perfeitos para completar sua rotina nessa estação do ano.

Kit Summer Essentials traz a bruma hidratante CARE Mist e o novo protetor solar em pó, SunCARE Powder FPS 30, sendo a escolha perfeita para um verão cheio de proteção e hidratação.

Com ativos naturais aliados à alta tecnologia, o Kit entrega alta performance e promove todo o cuidado de que a pele precisa em dias ensolarados. Além disso, inclui também o nécessaire SelfCARE to Go + espelho exclusivo, para você levar seus queridinhos essenciais por onde for.

Para completar sua rotina de SkinCARE de verão, nosso mais recente lançamento é o SunCARE Powder FPS 30, um pó translúcido com poder FPS 30, que oferece alta proteção contra as radiações UVB e UVA e auxilia a prevenir queimaduras solares, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce da pele ocasionado pela exposição ao sol.

A novidade foi desenvolvida pensando também em manter a pele hidratada e livre da sensação de resíduos no rosto. Com ativos de origem mineral e natural, conta com uma combinação exclusiva de filtros físicos e poderosos antioxidantes.

Possui textura ultraleve e fina, toque seco e coloração sutil e universal que matifica a pele - controla o excesso de oleosidade, sem tirar o brilho natural. 

Vem curtir o seu verão com a CARE Natural Beauty! 




 

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.