Colorimetria na maquiagem: o que é e como usar as cores

Colorimetria na maquiagem: o que é e como usar as cores

A colorimetria na maquiagem é uma técnica que ajuda a escolher as cores certas para cada tipo de pele e ocasião, criando uma harmonia perfeita que realça a beleza natural de cada pessoa.

A colorimetria estuda as cores e suas combinações, e seu uso na maquiagem pode fazer toda a diferença no resultado final (e quem não ama uma make harrmoniosa e bem-feitinha, né?)

Aqui, você vai conferir um tutorial completíssimo sobre colorimetria na maquiagem e descobrir quais cores combinam mais com você:

Confira esse conteúdo até o fim e aprenda como realçar sua beleza por meio da colorimetria na maquiagem!

Colorimetria na maquiagem: o que é?

A colorimetria na maquiagem é a aplicação dos princípios da teoria das cores na escolha e combinação de produtos, como base, corretivo, blush e batom para criar uma harmonia visual no rosto.

Ela leva em consideração fatores como o tom de pele, a cor dos olhos e dos cabelos, para encontrar as cores que melhor se adequam a cada pessoa.

colorimetria-na-maquiagem-cores-arco-iris

Qual é a importância da colorimetria na maquiagem?

A colorimetria é importante na maquiagem porque as cores têm o poder de destacar pontos fortes e disfarçar imperfeições.

Ao entender como as cores interagem entre si e como elas se relacionam com o tom de pele de cada pessoa, é possível criar looks que realçam a beleza natural e criam uma aparência harmônica.

Qual teoria da colorimetria usamos na maquiagem?

Na maquiagem, a teoria da colorimetria tem um papel importante para entender como as cores interagem entre si e como escolher tons que complementam o tom de pele.

A teoria da colorimetria se baseia no círculo cromático, que organiza as cores de maneira sistemática. 

O círculo cromático é dividido em cores primáriassecundárias e terciárias, e ajuda a entender as relações entre as diferentes cores.

colorimetria-na-maquiagem-circulo-cromatico

Para a maquiagem, é comum usar a teoria das cores complementares. Cores complementares são aquelas que estão opostas uma à outra no círculo cromático.

A ideia é que essas cores contrastam entre si, o que pode ser usado para realçar certos aspectos da maquiagem. - fique tranquila, que vamos te explicar isso mais para frente, ok?!

Por exemplo, se estiver buscando destacar os olhos verdes, tons de sombra com tons de vermelho ou roxo (cores complementares ao verde) podem realçar a cor dos olhos.

Para peles mais quentes, tons de laranja e bronze podem complementar a tonalidade da pele.

Além disso, a compreensão das cores primárias, secundárias e terciárias também é essencial para criar misturas harmoniosas e conseguir o efeito desejado na maquiagem.

Continue lendo a seguir que vamos tirar suas dúvidas tim-tim por tim-tim!

Para que serve o círculo cromático na maquiagem?

O círculo cromático é uma ferramenta fundamental na maquiagem, porque permite identificar as cores complementares e análogas com facilidade.

Com base no círculo cromático, podemos criar combinações de cores para os diferentes produtos de maquiagem, como base, corretivo, blush e batom, de forma a realçar a beleza de cada pessoa.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Antes de mergulhar no universo da colorimetria na maquiagem, é necessário entender os conceitos básicos das cores.

As cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul, e a partir delas é possível criar as cores secundárias, que são o laranja, o verde e o roxo.

Já as cores terciárias são obtidas pela mistura das cores primárias com as secundárias.

Cores quentes e frias na maquiagem: como escolher os tons certos para a pele

Um dos aspectos fundamentais da colorimetria na maquiagem é a distinção entre cores quentes e frias:

Cores quentes: vermelho, o laranja e o amarelo, transmitem sensações de calor e energia.

Cores frias: azul, o verde e o roxo, trazem uma sensação de tranquilidade e serenidade.

Para escolher os tons certos para a pele, é importante considerar se ela possui subtons quentes ou frios.

colorimetria-na-maquiagem-rosto

Cores complementares e análogas: crie looks harmoniosos na maquiagem

Outro conceito importante na colorimetria é o das cores complementares e análogas.

As cores complementares são aquelas que estão opostas no círculo cromático, como o verde e o vermelho.

Ao utilizar cores complementares na maquiagem, é possível criar contrastes e realçar determinados pontos do rosto.

Já as cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras no círculo cromático, como o amarelo, o laranja e o vermelho.

Essas cores são harmoniosas e podem ser usadas para criar looks suaves e delicados.

Veja também: Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

Como usar a colorimetria na maquiagem?

Aqui estão algumas dicas e truques para utilizar a colorimetria na maquiagem de forma eficaz:

  • Conheça seu subtom de pele: isso ajudará a escolher os produtos com os subtons certos para você.

  • Experimente diferentes combinações de cores: brinque com o círculo cromático e teste diferentes combinações de cores para criar looks únicos.

  • Use a colorimetria a seu favor: conhecer as cores que mais valorizam sua pele e olhos pode fazer toda a diferença na maquiagem.

Estudo de cores usando a maquiagem da CARE

A empresa de consultoria Assinatura de Estilo desenvolveu um estudo exclusivo para classificar os produtos da CARE conforme suas características (levando em consideração temperatura, intensidade e profundidade). 

Bora conferir a colorimetria na maquiagem de forma prática?

Análise de cor

O objetivo de uma análise de cores tradicional é encontrar as “melhores cores” para cada pessoa.

E quando falamos "melhores", temos que ter em mente que isso diz respeito à
harmonia entre essas cores e a beleza natural de quem está sendo analisado, porque estamos falando das cores que emolduram e acompanham o que já está presente no rosto.

colorimetria-na-maquiagem-rosto-oriental

Ao analisarmos as belezas para escolher uma paleta de cores mais adequada à cada pessoa, observamos três dimensões de cor:

  • Temperatura (Quente / Frio)
  • Intensidade (Intenso / Suave)
  • Profundidade (Escuro / Claro)

Temperatura

Quando se fala em “temperatura" de cor, entende-se que cores quentes são aquelas que possuem mais pigmentos amarelados, e cores frias, mais pigmentos azulados.

A depender do subtom de pele, a beleza de uma pessoa pode harmonizar mais com cores que sejam mais "amareladas" ou com cores que sejam mais "azuladas".

O subtom da pele fica sob a parte aparente dela e não tem relação com o tom (cor) da pele analisada: pessoas de todas as cores podem ter pele "fria" ou “quente".

colorimetria-maquiagem-quiz-tons-de-pele-care

Intensidade

Quando falamos sobre intensidade, estamos falando de saturação de cor. Cores intensas ou brilhantes são as mais vivas e saturadas.

Da mesma forma, cores suaves ou opacas (matte) são mais acinzentadas e dessaturadas.

Quanto mais saturada/intensa for uma cor, maior é a sua pureza e pigmentação, e quanto mais opaca/suave, maior é a sua mistura com cinza ou marrom.

colorimetria-na-maquiagem-duos-savana-care

Mas como isso acontece nas nossas características?

  • Peles Intensas / Brilhantes: parecem sempre estar meio maquiadas, possuem os traços mais definidos e detalhes com cores nitidamente mais vivas. Quem tem coloração intensa, tem olhos, cabelo e pele que parecem brilhar – tipo um “glow” natural – e por isso, harmonizam melhor com cores mais saturadas.
  • Peles Suaves / Opacas: parecem que têm uma “névoa” na frente do rosto, que camufla suas características e deixa suas cores naturalmente mais “matte”. Os traços são mais difusos e os detalhes têm cores mais delicadas e suaves - portanto, harmonizando melhor com cores com essas mesmas características.

Quando a gente pensa em harmonia, o que conseguimos observar é que pessoas de coloração intensa, quando comparadas com cores suaves, ficam com uma aparência mais pálida, como se estivessem cansadas - parece “faltar cor” para acompanhar o que se observa na beleza delas.

Já quem tem coloração opaca, quando comparada com tons mais vivos, podem parecer "apagadas", de forma que as cores parecem "chegar antes" da pessoa.

Profundidade

A profundidade de uma cor se dá pela sua proximidade ao preto ou branco.

Quanto mais pigmento preto misturado à cor, mais escura (profunda) ela é. Do mesmo jeito, quanto mais branco, mais clara.

Quando falamos de profundidade na análise de cores, quanto mais pigmentos escuros em detalhes como pele, cabelos, sobrancelhas e olhos, mais profunda é aquela beleza.

Quanto mais pigmentos claros, mais clara. E quando os tons da beleza se encontram ali pelo meio – nem muito claros e nem muito escuros – a profundidade é média.

Quando falamos de profundidade, é impossível não falar do contraste pessoal – porque eles estão intimamente ligados.

Contraste pessoal

O contraste pessoal trata da diferença entre os tons dos detalhes que compõem a beleza de alguém. Ele pode ser:

  • Alto: presença tanto de pigmentos pretos quanto brancos. Grande diferença entre os tons claros e os mais escuros na pele / cabelos / olhos.
  • Baixo / claro: muita presença de pigmentos claros, pouca diferença entre os tons mais claros e os mais escuros na pele / cabelos / olhos.
  • Baixo / escuro: muita presença de pigmentos escuros, pouca diferença entre os tons mais claros e os mais escuros na pele / cabelos / olhos.
  • Médio: presença de pigmentos em tonalidades médias, com diferença razoável entre os tons mais claros e os mais escuros na pele/cabelos/olhos (escalas de cinza, sem predominância de extremos).
Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Estações da Beleza e coloração pessoal

Existem vários sistemas de classificação de coloração, e a maioria deles baseia-se nas estações do ano.

Fora do Brasil, o sistema mais usado é o das quatro paletas básicas, conhecido como Método Sazonal, que possui as quatro paletas-base: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

O Método Sazonal leva em consideração os subtons de pele (quente/frio), a intensidade (intenso/suave) e os tons (claro/escuro), classificando os tipos de coloração pessoal da seguinte maneira:

  • Primavera: coloração quente, clara e intensa.
  • Verão: coloração fria, clara e suave.
  • Outono: coloração quente, escura e suave.
  • Inverno: coloração fria, escura e intensa.

colorimetria-na-maquiagem-estacoes-do-ano

Outro método bastante utilizado é o Sazonal Expandido, que leva em consideração as mesmas características citadas acima mas dá um "sobrenome" a cada cartela, para frisar a característica mais importante daquela subdivisão para a harmonia de cores de uma pessoa.

Portanto, no método sazonal expandido, quem tem sobrenomes como puro, quente ou frio, tem a temperatura como sua característica principal.

Quem tem sobrenome suave ou intenso, tem a intensidade como característica principal e, no caso de claro ou escuro, a profundidade é a característica que mais se destaca.

Quais são as cartelas e suas características?

Primavera

Na paleta de primavera, via de regra se encaixam pessoas de contraste médio ou baixo contraste claro, de coloração clara (castanhos médios ou claros, loiros dourados e ruivos alaranjados).

Suas cores são vivas e luminosas. Harmonizam muito bem com acabamentos brilhantes e polidos/lustrosos.

Verão

Na paleta de verão, via de regra se encaixam pessoas de contraste médio ou baixo contraste claro, de coloração clara (castanhos médios ou claros, loiros
acinzentados / platinados).

Suas cores são bem suaves, parecendo estar misturadas a tons de
cinza. Harmonizam muito bem com acabamentos mais opacos.

Outono

Na paleta de outono, via de regra se encaixam pessoas de contrastes baixos, médios ou altos, de coloração profunda (castanhos claros, médios ou escuros, loiros e ruivos escuros).

Suas cores têm saturação mediana, parecendo quase sempre estar misturadas a tons de marrom. Harmonizam muito bem com acabamentos mais opacos.

Inverno

Na paleta de inverno, via de regra se encaixam pessoas de contraste alto, médio ou baixo contraste escuro, de coloração profunda (castanhos claros, médios ou escuros).

Suas cores são vivas e densas. Harmonizam muito bem com acabamentos brilhantes e polidos / lustrosos.

É importante frisar que, apesar dessas serem as características que mais se repetem em cada cartela, existem exceções à regra.

Em especial, não podemos nos esquecer de que no Brasil, por conta da miscigenação, nem sempre os resultados respeitarão exatamente essas características.

A grande verdade é que o mais importante é o "conjunto da obra"
e a harmonia geral. Agora, vamos para os próximos passos!

Qual produto se encaixa onde?

Considerando as características dos produtos, montamos essas classificações:

Para definir esses resultados, a Assinatura de Estilo levou em consideração as características mais importantes das cores de cada produto - e, no caso dos duos, dos conjuntos de cores que formam o produto.

Isoladamente, essas são as principais características de cada cor:

Blush Radiant Pink: rosa delicado e brilhante + Iluminador Champagne: amarelo claro e brilhante

colorimetria-na-maquiagem-duo-pink-champagne-care

Blush Terracota: marrom quente e profundo + Iluminador Champagne Rose: rosa queimado e profundo

colorimetria-na-maquiagem-duo-terracota-rose-care

Blush Sparkling Peach: laranja apessegado e brilhante

colorimetria-na-maquiagem-duo-pink-peach

Blush Orange: laranja intenso e profundo + Blush Plum: roxo escuro e intenso

colorimetria-na-maquiagem-duo-orange-plum-care

Iluminador Crystal: bege translúcido + Iluminador Gold: marrom levemente dourado e suave

colorimetria-na-maquiagem-duo-crystal-gold-care

Batom Powerful Red: vermelho intenso e profundo

colorimetria-na-maquiagem-batom-powerful-red-care
Batom Unique Ginger: vermelho alaranjado e intenso

colorimetria-na-maquiagem-batom-unique-ginger
Batom Caring Rose: rosa queimado e delicado

colorimetria-na-maquiagem-batom-caring-rose-care

    Importante frisar que a quantidade de produto também pode influenciar no resultado.

    Por isso, cartelas claras podem se dar bem com produtos destinados a cartelas escuras - é só pegar mais leve na hora de aplicar.

    O mesmo vale para pessoas de cartelas escuras que se encantarem com produtos de cores claras.

    Construindo camadas e fazendo misturas é possível adaptar os produtos e usar sem medo.

    Aproveite para conhecer toda a linha de maquiagem da CARE, desenvolvidos dentro do conceito Clean Beauty e que tratam da pele enquanto colorem com alta performance.

    Leia mais: Clean Beauty: conheça a nova tendência de beleza limpa!

    Pronta para realçar sua beleza com colorimetria na maquiagem?

    A colorimetria na maquiagem é uma ferramenta poderosa para realçar a beleza de cada pessoa.

    Ao entender os conceitos básicos das cores e aplicar a teoria das cores na escolha e combinação de produtos, é possível criar looks harmoniosos e realçar os traços naturais.

    Os itens de maquiagem da CARE cuidam da sua pele com beleza limpa e sustentável. Suas fórmulas são naturais, 100% livres de toxinas e cruelty-free, isto é, sem crueldade animal em toda a cadeia produtiva.

    Veja como é fácil usar a nossa maquiagem multifuncional e criar vários looks para arrasar por aí:

    Descubra hoje mesmo suas cores ideais a partir da colorimetria na maquiagem com a CARE Natural Beauty!

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.