Cravos no rosto: o que são, como evitar e como tirar

Cravos no rosto: o que são, como evitar e como tirar

Os cravos no rosto são imperfeições faciais comuns que podem ser evitadas e tratadas com os cuidados adequados.

Ao seguir uma rotina de skincare adequada, escolher produtos veganos e sem toxinas e buscar tratamentos profissionais quando necessário, é possível dizer adeus aos cravinhos indesejados e desfrutar de uma pele mais saudável e bonita.

Para te contar tudo o que você precisa saber sobre cravos no rosto, olha o que tem por aqui:

Confira esse conteúdo exclusivo, desenvolvido com auxílio da médica dermatologista, Dra. Livia Fadel M. S. Petrolini, que vai te ajudar a eliminar os cravos no rosto. Vamos lá?

Cravos no rosto: o que são

Os cravos no rosto são pequenas obstruções dos poros que ocorrem devido ao acúmulo de sebo e células mortas da pele. Eles aparecem como pequenos pontos escuros ou brancos na superfície e são uma das imperfeições faciais mais comuns.

cravos-no-nariz

Os cravos são especialmente comuns na zona T do rosto, que inclui a testa, nariz e queixo. O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas e tem a função de lubrificar e evitar a perda de água através da pele.

"No paciente com acne, ocorre uma produção excessiva de sebo, além de modificação da composição dele, que favorece a formação de cravos e espinhas”, explica a Dra. Livia Petrolini.

O que causa cravos no rosto

Os cravos no rosto são causados pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele. Quando o sebo e as células mortas se acumulam nos poros, eles obstruem a passagem de ar e causam a formação dos cravos.

Além disso, fatores como o uso de cosméticos comedogênicos, isto é, que entopem os poros, exposição excessiva ao sol e falta de higiene adequada também podem contribuir para o surgimento dos cravos. "Embora surjam por uma tendência do indivíduo, o processo pode ser agravado por fatores externos, como acúmulo de sujeira e poluentes", reforça a Dr. Livia.

Quais os tipos de cravos na pele

Os cravos podem ser classificados em dois tipos: cravo preto e cravo branco. O cravo preto é conhecido como "comedão aberto" e apresenta uma cor escura devido à oxidação do sebo que está em contato com o ar.

cravo-branco-no-rosto

Por outro lado, o cravo branco é chamado de "comedão fechado" e tem uma aparência mais clara, pois o sebo e as células mortas estão obstruindo o poro sem entrar em contato com o ar.

Veja mais: Tipos de cravos: quais as diferenças entre cravos brancos e pretos

Como evitar cravos no rosto

Veja 4 dicas para evitar o surgimento de cravos no rosto:

1. Mantenha uma rotina de higiene adequada

Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave e não comedogênico.

2. Utilize produtos específicos para seu tipo de pele

Opte pelo uso de produtos antiacnes, como loções adstringentes e hidratantes oil-free.

3. Evite o uso de cosméticos comedogênicos

Eles podem obstruir os poros e aumentar a produção de sebo.

4. Proteja a pele do sol

Não abra mão do protetor solar diariamente e evite exposição excessiva aos raios UV.

Cravos viram espinhas

É importante destacar que os cravos podem evoluir para espinhas se não forem tratados adequadamente. Quando os poros obstruídos ficam inflamados devido à infecção bacteriana, o cravo pode se transformar em uma espinha, causando vermelhidão, inchaço e dor.

Por isso, é fundamental tratar os cravos de forma adequada para evitar o surgimento de espinhas.

cravo-vira-espinha

Saiba mais: Espinhas no rosto: o que pode ser, o que causa e como tratar

Como tirar cravos do rosto

Existem diversas opções de tratamento para remover os cravos no rosto. Listamos aqui os principais deles:

1. Limpeza de pele profissional

onde um esteticista especializado fará a extração dos cravos de forma segura e higiênica. “Os cravos podem ser prevenidos, mas uma vez que se formam, só saem através de extração, que deve ser feita com muito cuidado para evitar lesão da pele e formação de cicatrizes”, explica a Dr. Livia.

cravos-no-rosto-limpeza-profissional2. Cosméticos antiacnes

Existem produtos específicos no mercado, como máscaras esfoliantes e adesivos removedores de cravos, que podem ser utilizados em casa para tratar e remover os cravos.

3. Extração manual

Nunca esprema os cravos com as mãos, pois isso pode levar à infecção e cicatrizes.

4. Skincare natural

É possível utilizar ingredientes como o mel, o óleo de tea tree, o ácido lático, a niacinamida ou o ácido salicílico, que têm propriedades antibacterianas e esfoliantes.

5. Tratamento a laser

Ajuda a reduzir a produção de sebo e a desobstruir os poros. Esse tipo de tratamento deve ser realizado por um profissional qualificado e pode exigir algumas sessões para obter resultados satisfatórios.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Dicas de skincare para tratar de cravos e espinhas

Alguns passos simples para incluir na rotina de skincare para pessoas com tendência a cravos incluem: 

  • higienização: a limpeza da pele deve ser feita ao menos duas vezes por dia, utilizando sabonetes faciais específicos para controle da produção sebácea, como com ácido salicílico, enxofre ou LHA na formulação;

cravos-no-rosto-limpeza

  • tratamento: a pele acneica ou com cravos precisa de um produto que controle a oleosidade e descongestione poros obstruídos para impedir a formação de cravos e espinhas. Uma dica é usar o Sérum Skindrops Antiacne Oil-Free, que controla a oleosidade e descongestiona poros obstruídos para impedir a formação de cravos e espinhas.

serum-antiacne

  • hidratação: o excesso de sebo pode ser maior quando a pele não está devidamente hidratada, sendo indicado usar diariamente um hidratante facial, que pode ser em sérum, como o Skindrops Hialu, para manter a saúde da pele, nutrir profundamente e protegê-la de agressões externas; 

cravos-hidratacao

  • proteção solar: a exposição ao sol sem proteção resulta na modificação da composição do sebo e aumento da oleosidade. O Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30 protege e controla a oleosidade, produzindo um efeito matte e sequinho. Mantém a pele hidratada e livre da sensação de resíduos no rosto.

A importância da beleza limpa para prevenir e tratar cravos no rosto

A beleza limpa, também conhecida como clean beauty, é um conceito que valoriza o uso de produtos de beleza livres de substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.

Optar por cosméticos veganos e sem toxinas é especialmente importante no caso da pele propensa a cravos, pois muitos ingredientes presentes em produtos convencionais podem obstruir os poros e agravar o problema.

cranos-no-rosto-mulher-preta

Ao escolher produtos de beleza, verifique sempre os rótulos e evite ingredientes como parabenos, petrolatos, chumbo, sulfatos e fragrâncias sintéticas. Opte por marcas que sejam transparentes em relação à composição de seus produtos e que utilizem ingredientes naturais e orgânicos.

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre os benefícios da beleza limpa e dos cosméticos sem toxinas:

Agora você já sabe que os cuidados diários são essenciais para prevenção de cravos no rosto e também da acne, porque a rotina de skincare é tão importante quanto a escolha de produtos com formulações específicas para esse tipo de pele, com componentes limpos e seguros.

Se você quiser saber mais sobre acnes e como ter uma pele bonita, radiante e saudável, não pode deixar de ler esse conteúdo: Acne hormonal: entenda as causas e qual o melhor tratamento

Com a linha antiacne da CARE, dê adeus de uma vez por todas aos cravos no rosto!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.