Batom vermelho: qual é o significado e em que ocasião usar

Batom vermelho: qual é o significado e em que ocasião usar

O batom vermelho é muito mais do que apenas um produto de maquiagem. Ele tem uma história rica e significado simbólico que atravessa culturas e gerações ao longo dos séculos.

Desde as civilizações antigas, usar batom vermelho é uma forma de expressão pessoal, atitude e empoderamento, mas ainda existem muitas dúvidas sobre seu significado, onde e como usar.

Por isso, nesse conteúdo, você vai descobrir tudo sobre esse clássico atemporal que é o batom vermelho:

Se você é uma amante de batons e está curiosa para descobrir mais sobre o batom vermelho, continue lendo até o final e se surpreenda!

A história do batom vermelho

A história do batom vermelho começou cerca de 5.000 anos atrás, no antigo Egito. Nessa época, tanto homens quanto mulheres usavam batom, mas era especialmente popular entre as mulheres da realeza.

O batom era feito de ingredientes naturais, como cinábrio, algas marinhas e óxido de ferro vermelho.

A aplicação do batom não era apenas uma questão de vaidade, mas também tinha um propósito ritualístico e místico; acreditava-se que ajudava a proteger os lábios do mal.

batom-vermelho

Com o passar dos anos, o batom vermelho continuou a ser usado em diferentes culturas e civilizações.

No Império Romano, o batom era usado pelas mulheres para indicar sua posição social.

Durante a Idade Média, o batom vermelho foi associado à bruxaria e ao pecado, sendo proibido pela Igreja. No entanto, no século XVI, a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, popularizou o uso do batom vermelho novamente, tornando-o um símbolo de elegância e poder.

Qual é o significado do batom vermelho

Além de estar relacionado a status e poder desde os tempos antigos, os lábios vermelhos também são associados à sensualidade e à paixão, tornando o batom vermelho uma escolha popular para encontros românticos e ocasiões especiais.

A cor vermelha é frequentemente relacionada ao amor e ao desejo, e o batom vermelho é uma forma de expressar esses sentimentos.

batom-vermelho-boca

Além disso, o batom vermelho é considerado um símbolo de autoconfiança, personalidade e autoestima. Quando uma mulher usa batom vermelho, ela está fazendo uma declaração ousada e mostrando sua força interior.

O poder do batom vermelho

Nos últimos anos, o batom vermelho se tornou um símbolo de empoderamento feminino. À medida que as mulheres ganharam mais liberdade e igualdade, o batom vermelho se tornou uma forma de reivindicar a própria feminilidade e individualidade.

É uma maneira de mostrar ao mundo que as mulheres são fortes, confiantes e não têm medo de se destacar.

O batom vermelho também tem o poder de transformar uma aparência básica em algo glamouroso e sofisticado. Ele é capaz de iluminar o rosto, realçar os lábios, transmitir confiança instantaneamente e elevar qualquer look, seja casual ou formal.

Outra característica do batom vermelho é que ele tem o poder de chamar a atenção para os lábios. Essa cor intensa é irresistível e pode ser usada para atrair olhares e despertar interesse.

Em que ocasião usar batom vermelho

O batom vermelho pode ser usado em uma variedade de ocasiões e combina com diferentes estilos de roupas.

No ambiente de trabalho, o batom vermelho pode ser usado para transmitir confiança e autoridade

Opte por um tom mais discreto e combine com uma maquiagem mais neutra nos olhos. Isso cria um visual sofisticado e profissional.

batom-vermelho-no-trabalho

Para ocasiões especiais, como festas e eventos noturnos, o batom vermelho pode ser usado para adicionar um toque de glamour

Combine-o com uma maquiagem mais poderosa nos olhos, como um olho esfumado ou delineador mais marcante. Complete o look com um vestido elegante, roupa social ou estilo alternativo, usando acessórios que complementem a cor do batom.

batom-vermelho-festa

Para o dia a dia, o batom vermelho pode ser usado de forma mais casual

Combine-o com uma maquiagem leve nos olhos, como um delineador fino e máscara para cílios. Isso dá um visual natural e descontraído.

batom-vermelho-no-dia-a-dia

Com relação às roupas, o batom vermelho combina bem com uma variedade de estilos, desde um look básico com jeans e camiseta até um visual mais elegante com saia ou vestido.

Seja para uma ocasião especial ou para o dia a dia, o batom vermelho é uma escolha versátil que nunca sai de moda.

Como escolher o tom certo de batom vermelho

Escolher o tom certo de batom vermelho é fundamental para garantir que ele dê match com seu tom de pele.

batom-vermelho-pele-negra

Aqui estão algumas dicas sobre como escolher o tom certo de batom vermelho:

  • Para tons de pele claros: opte por tons de vermelho mais claros, como vermelho cereja ou vermelho coral. Esses tons adicionam um toque de cor sutil aos lábios, sem serem muito intensos.

  • Para tons de pele médios: tons de vermelho mais vibrantes, como vermelho tomate ou vermelho sangue, ficam ótimos em tons de pele médios. Eles adicionam um toque de cor e realçam o tom de pele.

  • Para tons de pele escuros: opte por tons de vermelho mais profundos, como vermelho vinho ou vermelho ameixa. Esses tons criam um contraste bonito com a pele escura e destacam os lábios.

Veja também: Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Quais os tipos de batom vermelho

Existem diferentes tipos de batons vermelhos disponíveis no mercado, cada um com sua própria textura e acabamento. Aqui estão alguns dos tipos mais populares:

Batom vermelho matte

O batom vermelho matte tem um acabamento fosco e sem brilho. É perfeito para quem prefere um look mais sofisticado e elegante. O batom matte tem uma longa duração e é ótimo para ocasiões especiais onde você não quer se preocupar em retocar o batom com frequência.

Veja também: Batom matte: qual a função, para quem é indicado e como usar

Batom vermelho cremoso

O batom vermelho cremoso tem uma textura suave e hidratante. Ele desliza facilmente nos lábios, deixando-os macios e hidratados. O batom cremoso é ótimo para o uso diário, pois é confortável de usar e dá um toque de cor aos lábios.

Batom vermelho líquido

O batom vermelho líquido tem uma fórmula líquida que seca rapidamente nos lábios, deixando um acabamento de longa duração. É perfeito para quem quer um batom de longa duração que não borra ou transfere.

batom-vermelho-texturas

Como passar batom vermelho

A maquiagem com batom vermelho requer alguns cuidados para garantir um look impecável. Veja o passo a passo de como fazer:

1. Antes de aplicar o batom, é importante preparar os lábios

Esfolie suavemente os lábios para remover qualquer pele seca; em seguida, aplique um hidratante labial para deixá-los macios e suaves.

2. Use um lápis labial para contornar os lábios

Isso ajuda a definir o formato e evitar que o batom escorra para fora dos lábios ou borre.

3. Aplique o batom vermelho nos lábios com um pincel ou diretamente do tubo

Comece no centro dos lábios e vá em direção às extremidades. Certifique-se de cobrir todos os cantos dos lábios para um acabamento uniforme.

4. Retire o excesso de batom com um lenço de papel

Após aplicar o batom, coloque um lenço de papel entre os lábios e pressione suavemente para remover o excesso do produto.

5. Para maior durabilidade, aplique uma camada de pó translúcido nos lábios

Feito isso, aplique, em seguida, outra camada de batom para reforçar a cor.

batom-vermelho-boca

Maquiagem com batom vermelho

Trouxemos dois looks perfeitos para quem quer criar visuais harmoniosos:

Para um look clássico, opte por uma maquiagem mais discreta nos olhos, como um delineador fino e máscara de cílios

Isso faz com que o batom vermelho seja o destaque do rosto.

Se preferir um look mais poderoso, experimente esfumar os olhos ou colocar cílios postiços para complementar o batom vermelho

Essa make fica super atraente e vai fazer você arrasar em qualquer lugar!

E a dica final é: se você quiser obter um efeito glossy com acabamento espelhado, use um lip oil ou gloss por cima do batom vermelho para deixar os lábios ainda mais irresistíveis.

batom-vermelho-sorriso

Leia mais: Lip Oil: o que é, para que serve e como usar e Lip Balm: conheça um hidratante labial perfeito e natural!

Ficou surpresa com tantas curiosidades sobre o queridinho batom vermelho, não é?

Mas isso não é tudo. Ainda temos mais para te mostrar!

Conheça o Batom Vermelho da CARE Natural Beauty

Considerada uma das precursoras do mercado de beleza limpa com biotecnologia no Brasil, a CARE Natural Beauty está celebrando cinco anos de história com o relançamento da linha de batons - o primeiro produto desenvolvido pela marca.

batom-vermelho-care

Entre eles, está o impactante Batom High Clean Powerful Red, que possui formulação vegana e 100% livre das toxinas encontradas em batons convencionais, como parabenos, petrolatos, fragrância, chumbo e outros metais pesados.

Porque a beleza de verdade deve ser limpa, sem jogar substâncias nocivas para dentro do seu corpo - especialmente no caso de batons, em que ingerimos grande parte do produto por serem passados diretamente nos lábios.

Fácil de aplicar, o batom vermelho da CARE desliza com suavidade e sem drama, graças ao seu acabamento soft matte, que colore com alta pigmentação, longa duração e mantém os lábios hidratados.

batom-vemelho-care-textura

Sua fórmula macia e cremosa conta com óleo de rosa mosqueta, óleo de maracujá para maior hidratação e nutrição dos lábios, além da tecnologia de ceras veganas em gel para uma textura aveludada e suave.

Com pigmentos minerais, cores impactantes e todo conforto de um batom vegano100% livre de toxinas. Isso sem falar na nova embalagem: sofisticada e refilável para adicionar um toque de luxo com sustentabilidade à sua rotina de beleza.

batom-care-embalagem-refilavel

Aproveite para conhecer as outras cores da nossa linha de Batons High Clean e maquiagem vegana clicando aqui.

Siga as dicas de aplicação e sinta-se confiante e empoderada todos os dias usando esse queridinho versátil.

Então, da próxima vez que quiser adicionar um toque de cor e confiança ao seu look, não se esqueça do antigo, mas tão moderno batom vermelho!

E já que você chegou até o final desse conteúdo sobre batom vermelho, confira outros segredinhos de maquiagem aqui no nosso blog: Maquiagem multifuncional: o que é e como fazer a suaDermomake: o que é e para que serve.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.