
Rosa mosqueta: o que é e para que serve?
O crescimento da cosmética e da beleza natural tem viabilizado a descoberta de ricas propriedades em produtos já conhecidos, como o óleo de rosa mosqueta.
Apesar do aumento do uso devido aos seus ativos naturais, ainda existem muitas dúvidas sobre as origens da rosa mosqueta, como usá-la no dia a dia e benefícios, especialmente em dermocosméticos. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:
- Rosa mosqueta, o que é?
- Benefícios do óleo de rosa mosqueta na pele
- Como usar o óleo de rosa mosqueta na pele?
- Produtos CARE com rosa mosqueta
A partir desses tópicos você saberá tudo sobre o óleo de rosa mosqueta e poderá incluir esse óleo vegetal na sua rotina de beleza com melhores informações sobre os usos e funções. Vem com a gente!
Rosa mosqueta, o que é?
Uma das primeiras dúvidas quando se ouve falar em rosa mosqueta é sobre o que é isso e de onde ela vem.
O óleo de rosa mosqueta, que é a forma mais comum de uso, especialmente na estética, é extraído das sementes da planta rosa canina, que pertence à família das rosáceas.
A planta é originária da Europa, mas produzida também na Cordilheira dos Andes, no Chile.
O óleo é extraído, geralmente, pela prensagem das sementes, mas as técnicas podem variar de acordo com produtor.
Benefícios do óleo de rosa mosqueta na pele
O óleo de rosa mosqueta contém ácidos graxos poli-insaturados, como ácido oleico e linoleico (ômega 6), alfa-linoleico (ômega 3) e ômega 9, além de vitaminas A, C, B1, B2, E e K e diversos minerais, incluindo potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio e fósforo.
O óleo de rosa mosqueta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana, além de estimular a renovação celular. Conheça a seguir os benefícios à pele.
Hidratação
A propriedade mais destacada do óleo de rosa mosqueta é relacionada à hidratação, sendo frequentemente usado em áreas ressecadas ou pessoas com pele e cabelos extras secos.
Por ser de origem vegetal, o óleo penetra mais profundamente na derme, contribuindo na hidratação e regeneração dos tecidos, o que evita ressecamento, rachaduras na pele e aparência esbranquiçada da pele.
O uso diário é mais indicado para regiões ressecadas, mas pessoas com pele oleosa também podem se beneficiar das propriedades desse óleo vegetal.
Além da pele, o óleo de rosa mosqueta também pode ser usado na hidratação capilar, especialmente em rotinas de umectação dos fios ressecados.
Antienvelhecimento
As propriedades antioxidantes do óleo de rosa mosqueta são destaque nos tratamentos antienvelhecimento, como ao prevenir e amenizar a formação de rugas, flacidez e linhas de expressão.
Esse resultado é possível devido à ação antioxidante do óleo, reduzindo os danos às células e contribuindo na sua regeneração.
Além disso, o produto evita a degeneração das células de colágeno e estimula sua produção por ser rico em vitaminas A e C, contribuindo na firmeza e elasticidade da pele.
Clareamento de manchas
Devido à presença de ácido trans-retinóico, que atua na pigmentação da pele, e as características antioxidantes do óleo de rosa mosqueta, ele contribui na suavização de manchas leves, como os melasmas causados pela exposição ao sol.
O óleo de rosa mosqueta pode ser usado em conjunto com outros tratamentos para manchas e mesmo em associação com procedimentos estéticos, quando indicado pelo dermatologista responsável.
Cicatrização
Uma pesquisa sobre o óleo de rosa mosqueta na cicatrização identificou resultados mais satisfatórios até 29 dias entre os participantes que fizeram uso da substância em relação aos demais.
As propriedades do óleo de rosa mosqueta podem contribuir na menor incidência de cicatrizes inestéticas, como as queloides.
As estrias, que também são cicatrizes, também podem ser amenizadas, especialmente quando elas ainda têm uma estética avermelhada, indicando surgimento recente.
Como usar o óleo de rosa mosqueta na pele?
Os benefícios do óleo de rosa mosqueta fazem com que ele tenha diferentes aplicações no dia a dia. Conheça como usar a seguir.
No rosto
No rosto, a rosa mosqueta pode ser usada para remover a maquiagem e também para reforçar a hidratação, seja na pele como nos lábios.
Para o uso diurno recomenda-se uma fina camada do óleo de rosa mosqueta após a limpeza e antes do protetor solar.
À noite, ele pode ser a última etapa de skincare, contribuindo na melhor hidratação e rejuvenescimento facial.
No corpo
No corpo, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado como outros óleos vegetais com o objetivo de nutrir e hidratar a pele, sendo usado puro ou na composição de dermocosméticos.
O uso diário em todo o corpo é uma opção, massageando a região de 2 a 3 minutos para melhor absorção do óleo.
Em áreas mais ressecadas, como cotovelos, pés, joelhos e outras, a aplicação do óleo de rosa mosqueta pode ocorrer até duas vezes por dia.
Produtos CARE com rosa mosqueta
Com o aumento do uso odo óleo de rosa mosqueta, a recomendação é optar pela adição da substância em dermocosméticos, que contém fórmulas otimizadas e seguras.
Conheça a seguir opções de cosméticos da CARE Natural Beauty desenvolvidos com rosa mosqueta em formulações limpas, veganas, naturais e orgânicas.
Sérum Skindrops Glow
O sérum facial hidratante e iluminador Skindrops Glow da CARE Natural Beauty protege a pele contra a poluição e toxinas, apresentando efeito hidratante e iluminador.
O sérum pode ser adicionado à rotina de skincare da manhã junto com outros cuidados. Ele pode ser usado como hidratante único ou após o sérum Skindrops Hialu, que promove hidratação profunda.
Os dois séruns de hidratação e cuidados estão disponíveis no Kit Skindrops da CARE.
O sérum Skindrops Glow promove a vitalidade da pele devido aos seus efeitos antioxidantes promovidos pela composição que, além de rosa mosqueta, inclui: vitamina E natural, óleo de açaí orgânico, argila rosa, argila branca, lavanda e alecrim.
Calming Mask
A máscara facial Calming Mask é um cosmético direcionado ao tratamento da pele sensível e delicada com rosa mosqueta na composição.
Os ativos restauram e regulam a temperatura e a microcirculação da derme e têm função hidratante, tônica, emoliente, cicatrizante e anti-inflamatória, ajudando na saúde da pele com irritações, vasinhos, rosáceas e ressecamento.
Além da rosa mosqueta, o Calming Mask tem ativos que incluem physalis, camomila, D-Pantenol, argila rosa e óleo de jojoba, podendo ser usado até três vezes por semana.
Quer saber mais sobre nossos cosméticos limpos, veganos e naturais? Conheça os produtos CARE aqui!