Envelhecimento precoce: como cuidar da pele para combatê-lo

Envelhecimento precoce: como cuidar da pele para combatê-lo

Atualmente, com mais pesquisas e informações, sabemos que o envelhecimento precoce da pele pode ser evitado com cuidados simples do dia a dia.

O envelhecimento precoce não é a mesma coisa do que o processo natural de envelhecimento cutâneo pelo qual todos passamos ou vamos passar em algum momento.

A seguir entenda melhor esse conceito e também fatores de risco para uma pele envelhecida antes da hora. Você vai conferir:

Com esse conteúdo, você poderá avaliar o que, no seu dia a dia, pode estar influenciando negativamente a saúde da pele.

O que é o envelhecimento precoce?

Como falamos anteriormente, o envelhecimento precoce não é a mesma coisa de envelhecer.

O problema ocorre quando há sinais de envelhecimento da pele, como rugas, sulcos, flacidez e manchas que são incompatíveis com a idade cronológica.

Com isso, a pessoa tende a parecer mais velha do que realmente é, uma vez que outras pessoas da mesma faixa de idade não apresentam tais sinais na mesma intensidade ou proporção.

O envelhecimento precoce da pele está diretamente associado à ação dos radicais livres, moléculas que causam a oxidação das células saudáveis, resultando na redução dos níveis de colágeno, elastina e ácido hialurônico, normalmente encontrados na pele saudável e jovem.

O aumento dos radicais livres tem relação com agentes externos, como radiação solar, poluição, exposição a químicos tóxicos etc. ou internos, como devido à tendência genética, estresse, alimentação, hormônios e outros.

Hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento precoce é, portanto, resultado do desgaste acelerado da pele que está relacionado a diversos hábitos mantidos durante a vida. Conheça os principais a seguir!

Fumar

O cigarro, com milhares de substâncias tóxicas, com destaque para a nicotina, é um dos principais inimigos tanto da pele bonita, quanto da saúde.

Ao fumar há uma elevação dos níveis de radicais livres e as substâncias reduzem a circulação de oxigênio, prejudicando a renovação celular e diminuindo as fibras colágenas e elastina.

Além disso, o hábito está diretamente associado à formação de rugas na região da boca, conhecido popularmente como código de barras, e a intensificação das manchas na pele.

Não usar protetor solar

Nesse caso é a falta de um hábito que leva ao envelhecimento precoce da pele.

A radiação solar, tanto UVA quanto UVB, são responsáveis por aumentar a ação dos radicais livres na pele e causar alterações no DNA das células no longo prazo.

O sol é, de fato, o principal responsável pelo envelhecimento, tanto precoce como o natural, pois degrada os níveis de colágeno e elastina e ativa a produção de melanina, causando manchas.

Portanto, começar a usar o protetor solar diariamente – e quanto mais cedo, melhor – é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento precoce e também prevenir o câncer de pele futuramente.

Consumo de bebidas alcóolicas em excesso

Já é amplamente sabido que o consumo excessivo de bebidas alcóolicas é prejudicial à saúde, mas o hábito também compromete a pele.

Para metabolizar as moléculas de álcool, que são tóxicas ao organismo, o corpo utiliza nove vezes mais moléculas de água, razão pela qual beber gera a desidratação, inclusive da pele.

A dica é, além de reduzir o consumo de bebidas alcóolicas sempre que possível, intercalar com a ingestão de água.

Estresse

Para muitas pessoas, na nossa corrida sociedade atual, o estresse passou a ser um companheiro diário.

O estresse consiste, fisiologicamente, no aumento da liberação do hormônio cortisol, responsável pela resposta de “fuga ou luta”.

O excesso de cortisol no organismo aumenta os níveis de radicais livres, causando também o envelhecimento acelerado da pele.

Má alimentação

A alimentação é um fator determinante na saúde e na estética. Ao ingerir opções com muito açúcar, gorduras, conservantes e sódio há comprometimento das reservas de nutrientes.

Por essa razão você já pode ser observado que, ao exagerar no chocolate, há um aumento da oleosidade da pele e tendência à acne.

Portanto, investir em uma alimentação balanceada, priorizando os alimentos naturais, é uma forma de garantir a saúde da pele no longo prazo.

Banhos muito quentes

A água quente é responsável por remover excessivamente os sebos naturais – e bons – da pele, causando o ressecamento e, em algumas pessoas, o efeito rebote.

Então, mesmo que os banhos quentes possam ser relaxantes, evite quando possível e hidrate a pele logo na sequência com cremes corporais. Além disso, não lave o rosto com a água quente. 

Não ter uma rotina de skincare

A rotina de skincare influencia sim na saúde e aparência da pele, especialmente se considerados os efeitos de longo prazo.

Dessa forma, não precisa adotar uma rotina com diversos passos, mas invista com consistência diária nas etapas básicas que incluem: limpeza, hidratação e proteção solar.

Sintomas do envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é uma manifestação progressiva e sutil que, muitas vezes, não prestamos atenção no dia a dia e que acaba nos surpreendendo em intervalos de anos.

Ainda assim é possível identificar alguns sinais que vão surgir mais amenos e se intensificar com o tempo. Quando eles aparecem antes da hora, é bom ficar atenta, pois é um indicativo de que a pele está envelhecendo precocemente. Entre eles destacam-se:

  • aumento das rugas e linhas de expressão especialmente na região dos olhos (pés de galinha), na testa e ao redor dos lábios (sulco nasogeniano);
  • intensificação das manchas escuras; 
  • aumento da flacidez, com a pele tornando-se mais fina e sem firmeza;
  • surgimento ou agravamento das olheiras;
  • falta de viço na pele, com tendência ao ressecamento.

Esses sinais são os mais característicos do envelhecimento da pele. Caso haja um fator de exposição muito intenso (como trabalhar no sol sem proteção), o agravamento pode ser acelerado e mais perceptível. Se não, ele tende a ser lento e progressivo, mas ainda assim presente. 

Como evitar que a pele envelheça antes do tempo?

envelhecimento_precoce

É impossível evitar o envelhecimento, seja da pele como do corpo, mas isso não significa que ele precisa chegar antes do tempo, não é mesmo?

A boa notícia é que mesmo alguns fatores internos mais difíceis de controlar, como genética, estresse e ação hormonal, existem hábitos que podem ser adotados que vão toda diferença no que se refere à prevenção do envelhecimento precoce. Confira!

Tenha hábitos saudáveis

A saúde da pele anda de mãos dadas com a saúde geral, razão pela qual investir em hábitos saudáveis fará toda diferença na jovialidade. Entre as principais recomendações estão:

  • mantenha uma alimentação balanceada e nutritiva;
  • pratique exercícios físicos com regularidade;
  • beber bastante água diariamente;
  • não fumar;
  • evitar bebidas alcóolicas em excesso;
  • tenha boas noites de sono;
  • planeje descansos e atividades de lazer no dia a dia.

Esses hábitos ajudam na saúde da pele e, muito provavelmente você também vai sentir diferenças na sua disposição física, concentração e até na memória.

Cuide da sua pele

Sem dúvida cuidar da pele é um passo essencial para prevenir o envelhecimento precoce. Nossas dicas incluem:

  • adote uma rotina de skincare diário;
  • lembre-se de aplicar e reaplicar o protetor solar durante o dia;
  • adote proteção extra ao se expor ao sol mais intenso do meio do dia, como bonés, óculos e roupas com proteção UV;
  • evite a água quente no dia a dia;
  • cuide da produção de colágeno da pele, por meio dos hábitos e com produtos específicos – a CARE tem uma surpresinha para você.

Com bons cuidados no dia a dia, além de prevenir que a pele envelheça antes da hora é possível retardar o surgimento – e intensificação – desses sinais.

Não use produtos que agridem a pele

Além de fazer o skincare no dia a dia, é fundamental avaliar a composição dos produtos utilizados.

A primeira dica é ter certeza que a formulação escolhida é compatível com as características da sua pele.

Outro cuidado importante é evitar componentes controversos na fórmula, como álcool, parabenos e outros derivados de petróleo que agridem a pele e podem comprometer, até mesmo, a saúde.

Atualmente, existem marcas comprometidas com fórmulas mais limpas e baseadas, principalmente, em uma cosmética natural, com menos componentes sintéticos ou de origem animal.

Esse é o caso da CARE Natural Beauty, com um portfólio cheio de opções veganas, limpas, orgânicas e naturais para todos os tipos de pele, como o Kit Pele Madura, preenchedores naturais e sem agulha, perfeitos para suavizar rugas, linhas finas e marcas de expressão.

Kit Pele Madura

A CARE está constantemente investimento em pesquisa e tecnologia para desenvolver fórmulas mais confiáveis, seguras e eficazes, sem nenhum tipo de exploração animal no processo.

Logo, logo, chega mais uma novidade no nosso catálogo: um boom para produção de colágeno e prevenção do envelhecimento da pele.

Conheça os produtos CARE para peles maduras aqui e invista em cuidar de você!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.