
Rugas: saiba o que são, as causas e seu tratamento!
As rugas fazem parte do processo natural de envelhecimento. Aprender a lidar e aceitar as diversas facetas do envelhecimento é saudável, o que inclui ter uma relação mais positiva, inclusive com as rugas.
Para ajudar nesse processo, nós da CARE preparamos esse conteúdo para informar sobre o tema, que é o primeiro passo para lidar melhor com ele. Você vai poder conferir:
- O que são as rugas?
- Tipos de rugas
- Causas das rugas
- Principais locais que são afetados
- Tratamento para rugas
Vem com a gente conferir esse conteúdo completinho para entender tudo sobre as rugas e como lidar com elas.
O que são as rugas?
As rugas são nada mais do que linhas, dobras, vincos e sulcos na pele que tendem a se intensificar com o envelhecimento devido à perda de algumas propriedades dérmicas.
Em geral, as rugas faciais são as mais incomodas, mas elas podem aparecer em toda a extensão corporal, sendo mais intensas em locais com alta exposição solar, como: face, pescoço, colo, nuca e mãos.
O surgimento e intensificação das rugas estão relacionados com o processo de envelhecimento celular. Trata-se de uma manifestação fisiológica que pode incluir:
- perda de tecido fibroso devido à diminuição das fibras de colágeno e elastina;
- renovação celular mais lenta;
- redução da rede vascular e glandular;
- redução da barreira lipídica aumentando o ressecamento cutâneo.
Essas funções fisiológicas da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade, de acordo com aspectos pessoais, de forma que a pele é o órgão que mais vai refletir os efeitos da passagem do tempo.
Com essas alterações na pele, os sinais faciais tendem a se intensificar e não apenas as rugas, mas também manifestações como queratoses, melasmas, nevos, leucodermias e outras.
Tipos de rugas
Muitas pessoas acham que as rugas são todas iguais, mas elas podem ter manifestações distintas de acordo com os tipos de rugas e também ser causadas por fatores variados.
Rugas dinâmicas
As rugas dinâmicas são as primeiras a aparecer entre o final da segunda e início da terceira década de vida, fase na qual a produção de colágeno e elastina começa a diminuir progressivamente.
As rugas dinâmicas são aquelas que ficam evidentes conforme há movimento da face, sendo também chamadas de linhas de expressão ou rugas finas.
Um exemplo muito conhecido são os pés de galinha, linhas finas que se formam no canto externo dos olhos conforme fazemos movimentos faciais, como sorrir ou cerrar os olhos.
A toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, por exemplo, trata apenas esse tipo de rugas, pois causam uma paralisia temporária da musculatura na qual é aplicada.
As rugas dinâmicas também são comuns no entorno dos lábios e na testa, especialmente na região da glabela.
Rugas estáticas
As rugas estáticas são linhas de expressão faciais mais marcadas e que são visíveis mesmo com a face em repouso. Um dos sinais mais comuns desse tipo é o sulca nasogeniano, linha que se forma das laterais do nariz até os extremos dos lábios.
As rugas estáticas são diretamente associadas ao envelhecimento cutâneo, sendo uma expressão da perda de tônus muscular, redução dos tecidos fibrosos e lentidão na renovação celular.
Essas manifestações ocorrem principalmente no entorno dos lábios, olhos, testa e pescoço.
Podem começar a se formar na terceira década de vida, mas tendem a se intensificar a partir dos 40 ou 50, a depender dos fatores individuais.
Rugas gravitacionais
Conforme há a diminuição das fibras dérmicas, a tendência é que a pele fique mais fina e flácida, pois a perda do tônus muscular que sustenta a pele e gordura subcutânea.
Uma vez que a flacidez aumenta surgem às rugas gravitacionais que, como indica o nome, são causadas pela tendência natural de queda dos tecidos devido à ação da gravidade.
Nesse tipo de ruga, a textura da pele é mais seca e ondulada, mesmo com a face em repouso e há uma queda acentuada de pele, que fica enrugada.
As rugas gravitacionais são mais comuns na terceira idade, a partir dos 60 anos, mas intensificando-se de forma mais significativa entre os 70 e 80 anos.
Causas das rugas
As rugas têm causas diversas de forma que cada pessoa vai apresentar um ritmo de envelhecimento cutâneo muito individual. Entenda o que pode influenciar a seguir.
Genética
Um dos principais aspectos relacionados ao envelhecimento da pele é a tendência genética herdada dos progenitores.
Esse aspecto não pode ser revertido ou alterado, de forma que pessoas com pais com a pele mais marcada também apresentam essa tendência.
É por questão genética que, por exemplo, afrodescendentes e caucasianos têm processos de envelhecimento distintos.
A maior concentração de melanina protege da radiação solar, de forma que pessoas com a pele mais escura apresentam um processo de envelhecimento cutâneo mais lento.
Estilo de vida
Se a genética é um aspecto central no processo de aparecimento das rugas que não pode ser alterado, o mesmo não pode ser dito do estilo de vida, que tem grande relevância no envelhecimento da pele. Alguns aspectos relevantes incluem:
- alimentação, dando preferência para opções naturais como legumes, verduras, frutas, grãos e integrais e reduzindo o consumo de ultraprocessados, condimentos, açúcares, gorduras e outros. E não se esqueça de consumir bastante água;
- tabaco, pois as substâncias químicas presentes no cigarro prejudicam a microcirculação sanguínea, reduzindo o oxigênio das células o que aumenta o estresse oxidativo da pele, tanto pela absorção quanto fumaça. O hábito também aumenta significativamente a tendência às rugas periorais, no entorno dos lábios, chamada popularmente de “código de barras”;
- bebidas alcóolicas, pois o consumo excesso está associado à aceleração da degradação do colágeno e tendência ao ressecamento cutâneo uma vez que provocam a desidratação do organismo;
- qualidade do sono, uma vez que é durante o período de repouso que ocorre a renovação celular e o combate aos radicais livres, de forma que um sono não restaurador inviabilizará esses processos metabólicos normais. Além disso, a insônia está diretamente associada a manifestação de olheiras.
Verifica-se assim que diversos fatores controláveis do dia a dia tem relação com o surgimento e a intensificação de rugas.
Lembre-se que não é um período da vida dormindo menos ou com uma alimentação menos adequada que será responsável pelas rugas, sendo importante buscar práticas mais saudáveis no longo prazo.
Exposição solar
A radiação solar está entre as principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, razão pela qual as pessoas com intensa exposição ao sol tendem a ter a pele mais marcada, mesmo se mais jovens.
No longo prazo a radiação solar causa alteração das células cutâneas, razão pela qual influencia no surgimento de câncer e também envelhecimento da pele.
Assim, a principal recomendação para prevenir marcas na pele é reduzir a exposição solar e usar diariamente o protetor solar.
Cuidados com a pele
A rotina de cuidados com a pele é outro fator que vai influenciar a tendência individual ao envelhecimento cutâneo e ao surgimento de rugas.
Nesse sentido, adotar uma rotina de skincare é fundamental para prevenir sinais cutâneos indesejados.
A sua rotina de cuidados com a pele pode ser tão intensa e complexa quando você desejar, mas é fundamental que não faltem três etapas: higienização, hidratação e proteção solar.
Principais locais que são afetados
As rugas podem se manifestar em todas as áreas do corpo, mas serão mais intensas e frequentes nas regiões expostas ao sol.
- rugas na testa: as rugas na testa são mais comuns devido à associação entre exposição solar intensa e movimentação, formando linhas de expressão marcadas;
- rugas nos olhos: a pele em torno dos olhos é naturalmente mais fina, mesmo antes da degradação das fibras dérmicas. Por essa razão essa região precisa de hidratação diária e, por vezes, cuidados específicos na região dos olhos, especialmente se houver tendência a rugas nesse local;
- rugas no rosto: a face como um todo é mais propensa a apresentar rugas do que o corpo devido às expressões faciais e exposição ao sol. Os cuidados básicos de skincare ajudam a prevenir e amenizar esses sinais.
É importante observar as tendências individuais. Algumas pessoas têm mais rugas na região perioral, por exemplo, enquanto em outras elas se concentram na parte superior da face.
Tratamento para rugas
Após todas essas informações é possível constatar que as rugas não são completamente evitáveis e reversíveis e também não precisam ser tratadas como inimigas, pois fazem parte de um processo natural e orgânico.
Apesar disso, é sim possível inserir na sua rotina alguns tratamentos para rugas, seja para preveni-las ou amenizá-las.
Na CARE Natural Beauty, contamos com uma linha completa anti-aging. Conheça alguns dos nossos produtos de skincare para tratamento de rugas:
- Sérum Preenchedor Skindrops Filler: esse sérum preenchedor natural e vegano é formulado com matérias-primas naturais, como o EPS Seafill 2%, Linefill 3% e óleos essenciais de alecrim e lavanda para promover um envelhecimento saudável. Com 28 dias de uso reduz as rugas e linhas de expressão em até 60% promovendo hidratação e elasticidade à pele;
- Sérum Preenchedor Para Olhos Instant Eye Lift: sérum para tratamento da região dos olhos, teve mais de 90% de aprovação devido ao seu efeito lifting, disfarçando os sinais de imediato, além de ajudar na prevenção de rugas no médio e longo prazo;
- Óleo Facial Regenerador Noturno Beauty Night Oil: indicado especialmente para peles maduras, esse blend de óleos ajuda na regeneração dos tecidos, firmeza, combate à flacidez e uniformização da pele, prevenindo e amenizando rugas faciais.
Os produtos de skincare da CARE são veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais, garantindo maior biocompatibilidade, para reduzir quadros de sensibilidade, e são desenvolvidos com alta tecnologia para entregar resultados mais consistentes.
Ter uma rotina de cuidados com a pele que considere as suas individualidades é essencial no tratamento de rugas e saúde dérmica.