Rugas: como prevenir e tratar

Rugas: como prevenir e tratar

Rugas. Essas linhas que se formam na superfície da nossa pele são testemunhas silenciosas do tempo, marcam as experiências vividas, os sorrisos e até mesmo as preocupações.

Mas, o que realmente são as rugas e por que aparecem?

A pele, com o passar dos anos, vai perdendo sua elasticidade e firmeza, o que contribui para a formação dessas marcas.

Além disso, fatores como exposição solar, genética, e hábitos de vida influenciam diretamente nesse processo. Mas, não se preocupe!

Existem maneiras de cuidar da pele para minimizar a aparência das rugas e até prevenir o surgimento de novas.

Vamos tirar todas as suas dúvidas no conteúdo a seguir:

Confira com a gente esse blog post completinho e entenda como prevenir e tratar as rugas da forma certa!

Rugas: o que são?

Rugas são dobras, vincos ou sulcos que se formam na pele. Com o avançar da idade, a pele perde colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela sua elasticidade e firmeza.

Esse processo é natural e inevitável, mas pode ser acelerado por fatores externos e internos, como exposição solar sem proteção, hábitos alimentares não saudáveis, fumo e poluição.

Reconhecer essas causas é o primeiro passo para um tratamento eficaz e, mais importante ainda, para a prevenção.

Veja também: Colágeno para pele: quais os benefícios e como estimular a produção

Quais são os tipos de rugas?

Existem basicamente três tipos de rugas: estáticas, dinâmicas e gravitacionais.

Rugas dinâmicas

São as primeiras a aparecer entre o final da segunda e início da terceira década de vida, fase na qual a produção de colágeno e elastina começa a diminuir progressivamente.

Elas ficam evidentes conforme há movimento da face, sendo também chamadas de linhas de expressão ou rugas finas. São formadas pela repetição de expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa.

Com o tempo, essas linhas de expressão podem se tornar permanentes, evoluindo para as rugas estáticas.

Rugas estáticas

São visíveis mesmo quando o rosto está em repouso. Um dos sinais mais comuns desse tipo é o sulco nasogeniano (conhecido como bigode chinês), linha que se forma das laterais do nariz até os extremos dos lábios.

As rugas estáticas são diretamente associadas ao:

  • envelhecimento da pele;
  • perda de tônus muscular;
  • redução dos tecidos fibrosos;
  • lentidão na renovação celular;
  • perda de colágeno e elastina;
  • exposição a fatores externos prejudiciais, como o sol e a poluição.

Essas manifestações ocorrem principalmente no entorno dos lábios, olhos, testa e pescoço.

Podem começar a se formar na terceira década de vida, mas tendem a se intensificar a partir dos 40 ou 50 anos, a depender dos fatores individuais.

Rugas gravitacionais

Conforme há a diminuição das fibras dérmicas, a tendência é que a pele fique mais fina e flácida, pois há perda do tônus muscular que sustenta a pele e gordura subcutânea.

Uma vez que a flacidez aumenta surgem às rugas gravitacionais que, como indica o nome, são causadas pela tendência natural de queda dos tecidos devido à ação da gravidade.

Nesse tipo de ruga, a textura da pele é mais seca e ondulada, mesmo com a face em repouso, e há uma queda acentuada de pele, que fica enrugada.

As rugas gravitacionais são mais comuns na terceira idade, a partir dos 60 anos, mas intensificando-se de forma mais significativa entre os 70 e 80.

Cada tipo de ruga pode responder melhor a diferentes abordagens, desde cremes e séruns até procedimentos estéticos mais avançados.

Por isso, é importante consultar um dermatologista que possa avaliar as características individuais da sua pele e recomendar a melhor estratégia de tratamento, ok?!

Saiba mais: Marcas de expressão: por que surgem e como suavizar

Causas das rugas

As rugas são causadas por uma combinação de fatores relacionados ao envelhecimento natural da pele e influências externas.

Genética

Um dos principais aspectos relacionados ao envelhecimento da pele é a tendência genética herdada dos pais.

Esse aspecto não pode ser revertido ou alterado, de forma que pessoas com pais com a pele mais marcada também apresentam essa tendência.

É por questão genética que, por exemplo, afrodescendentes e caucasianos têm processos de envelhecimento distintos. 

A maior concentração de melanina protege da radiação solar, de forma que pessoas com a pele mais escura apresentam um processo de envelhecimento cutâneo mais lento.

Perda gradual de colágeno

A perda gradual de colágeno e elastina, substâncias que proporcionam firmeza e elasticidade à pele, é um dos principais motivos para o surgimento das rugas.

O colágeno é responsável por características como uma pele mais firme, elástica, hidratada e tonificada, como explica o dermatologista Luiz Perez, especialista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro do Board médico da CARE Natural Beauty.

"O colágeno tem papel estrutural no nosso tecido, dando-lhe força e resistência, e mantendo a pele firmemente aderida aos tecidos mais profundos", destaca o Dr.

No vídeo a seguir, ele conta tudo sobre os benefícios do colágeno para a pele:

Alimentação não saudável

Reduza o consumo de ultraprocessados, condimentos, açúcares, gorduras e outros.

Tabagismo

As substâncias químicas presentes no cigarro prejudicam a microcirculação sanguínea, reduzindo o oxigênio das células, o que aumenta o estresse oxidativo da pele, tanto pela absorção quanto pela fumaça.

O hábito também aumenta significativamente a tendência às rugas periorais, no entorno dos lábios, chamadas popularmente de “código de barras”.

Bebidas alcóolicas

O consumo excesso está associado à aceleração da degradação do colágeno e tendência ao ressecamento cutâneo, uma vez que provocam a desidratação do organismo.

Má qualidade do sono

É durante o período de repouso que ocorre a renovação celular e o combate aos radicais livres, de forma que um sono não restaurador inviabilizará esses processos metabólicos normais.

Além disso, a insônia está diretamente associada a manifestação de olheiras e bolsas embaixo dos olhos.

Exposição solar inadequada

A exposição ao sol sem proteção adequada é um dos principais vilões quando se trata do envelhecimento precoce da pele.

Os raios ultravioletas (UV) danificam as fibras de colágeno, levando à formação de rugas e outros sinais de envelhecimento.

No longo prazo, a radiação solar causa alteração das células cutâneas, razão pela qual influencia no surgimento de câncer e também no envelhecimento da pele.

Assim, a principal recomendação para prevenir marcas na pele é reduzir a exposição solar e usar diariamente o protetor solar.

Falta de cuidados com a pele

A rotina de cuidados com a pele é outro fator que vai influenciar a tendência individual ao envelhecimento cutâneo e ao surgimento de rugas.

Nesse sentido, adotar uma rotina de skincare é fundamental para prevenir sinais cutâneos indesejados.

O ritual de cuidados com a pele pode ser personalizado ao seu gosto e necessidade, mas é fundamental que não faltem essas três etapas: limpeza, hidratação e proteção solar.

Entenda melhor: Qual a ordem de skincare: veja como usar os produtos

Principais áreas de rugas no rosto

As rugas podem aparecer em várias áreas do rosto, mas existem locais onde elas são mais comuns e evidentes.

Rugas na testa: são mais comuns devido à associação entre exposição solar intensa e movimentação, formando linhas de expressão marcadas.

Rugas nos olhos: a área ao redor dos olhos, conhecida como pés de galinha, é uma das primeiras a mostrar sinais de envelhecimento. Isso se deve à pele fina e delicada dessa região, que é mais suscetível aos danos causados pela exposição solar e pelas expressões faciais repetitivas.

Rugas no rosto: o sulco nasogeniano, ou, bigode chinês, é formado pelas dobras que vão do lado do nariz até a boca.

Rugas em torno dos lábios: área onde pequenas linhas podem se formar devido a fatores como exposição solar, desidratação e movimentos repetitivos da boca.

Como prevenir as rugas?

Prevenir o aparecimento de rugas é possível com a adoção de hábitos saudáveis e cuidados específicos com a pele.

Use protetor solar todos os dias

A proteção solar é uma das medidas mais importantes, pois os raios UV são responsáveis por grande parte do envelhecimento cutâneo.

Usar protetor solar com alto fator de proteção diariamente, mesmo em dias nublados, pode significativamente retardar o surgimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

Mantenha a pele bem hidratada

A hidratação ajuda a manter a pele elástica e suave, reduzindo a probabilidade de formação de linhas finas.

Investir em cremes e séruns ricos em antioxidantes também pode proteger a pele contra danos causados por radicais livres e estimular a produção de colágeno.

Tenha uma alimentação balanceada

Dê preferência para opções naturais como legumes, verduras, frutas, grãos e integrais. E não se esqueça de beber bastante água todos os dias!

Garanta uma boa noite de sono

Favorece a renovação celular e ajuda a manter a pele mais jovial e saudável.

Qual é o melhor tratamento para rugas?

O melhor tratamento para rugas varia de acordo com o tipo, localização e profundidade das linhas, bem como as características individuais da pele.

É importante consultar um dermatologista para avaliar as necessidades específicas da sua pele e determinar o tratamento mais adequado.

Veja os principais deles:

Procedimentos estéticos não invasivos

Como a aplicação de toxina botulínica (Botox) e o preenchimento com ácido hialurônico. São opções populares para tratar rugas dinâmicas e estáticas, respectivamente.

Peeling químico, microagulhamento e laser

Promovem a renovação da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a aparência geral da pele.

Rotina de skinCARE

O uso de cremes e séruns com retinol, ácido hialurônicovitamina C e vitamina E são eficazes na redução de linhas finas e melhoria da textura da pele.

A CARE Natural Beauty oferece uma linha completa com Clean Beauty para todos os tipos de peles, incluindo a pele madura, ajudando a minimizar os sinais do envelhecimento, enquanto nutre e protege.

Veja como usar nossos produtos limpos e 100% livres de toxinas em cada área do rosto:

Tratamento para rugas na testa

Sérum Preenchedor Skindrops Filler: esse sérum preenchedor natural e vegano é formulado com matérias-primas naturais, como o EPS Seafill 2%, Linefill 3% e óleos essenciais de alecrim e lavanda para suavizar marcas de expressão.

Com 28 dias de uso contínuo, ele reduz as rugas e linhas de expressão em até 60%, promovendo hidratação, elasticidade e mais preenchimento à pele.

Tratamento para rugas nos olhos

Sérum Preenchedor Para Olhos Instant Eye Lift: tratamento da região dos olhos, com mais de 90% de aprovação devido ao seu efeito lifting, disfarçando os sinais de imediato, além de ajudar na prevenção de rugas no médio e longo prazo.

Você também pode usar a Vit C Plus: vitamina C nanoencapsulada que tem a maior concentração do mercado brasileiro (20%), com “Retinol Like”.

Seus principais benefícios incluem:

  • potente ação antioxidante que neutraliza os radicais livres;
  • estimula a produção de colágeno para uma pele mais firme;
  • reduz rugas e linhas finas após 20 dias de uso;
  • renovação celular: com o inovador ativo Revinage* (*patente de uso exclusivo CARE), que auxilia na redução de linhas finas e da sensibilidade da pele;
  • diminui manchas escuras e melasmas;
  • uniformiza o tom e aumenta a luminosidade da pele;
  • acelera a renovação celular;
  • possui pH 3,5, ideal também para peles oleosas e normais.

A vitamina C tem uma ação contrária a agentes que têm um efeito oxidativo, ou seja, que liberam radicais livres, como o sol, a poluição e ativos que entram em contato com a pele. "Ela neutraliza esses radicais livres, sendo assim, um potente antioxidante", orienta o Dr. Luiz Perez.

Tratamento para rugas no pescoço

O pescoço, assim como o rosto, requer atenção e cuidados específicos para combater e prevenir as rugas.

Beauty Night Oil: exclusivo blend de óleos naturais que promove a regeneração dos tecidos, dá mais firmeza e combate a flacidez no pescoço.

Sua combinação de ativos poderosos previne novas rugas e linhas finas, atenua marcas de expressão intensas e hidrata profundamente. É uma delícia o sensorial!

Os produtos de skincare da CARE são veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais, garantindo maior biocompatibilidade para reduzir quadros de sensibilidade, e são desenvolvidos com alta tecnologia para entregar os melhores resultados!

Conheça nossa linha de cosméticos veganos e descubra sinta na pele toda a potência da beleza limpa como sua principal aliada contra as rugas!

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.