Água termal ou óleo? Qual é melhor para hidratar a pele

Água termal ou óleo? Qual é melhor para hidratar a pele

A rotina básica de skincare diariamente inclui limpeza, hidratação e proteção solar, mas etapas adicionais podem beneficiar sua pele, como o uso da água termal e dos óleos faciais.

É comum ter dúvidas de quais etapas inserir na rotina diária de cuidados com a pele, quais práticas se complementam e quais são contraindicadas juntas.

Pensando nisso, vamos abordar a seguir duas etapas importantes, mas menos conhecidas da skincare, a água termal e o óleo facial. Você vai poder conferir: 

Com essas informações você vai saber tudo para estruturar sua rotina de skincare para esse verão e ter muito mais resultados. Não perca!

Água termal: o que é e para que serve?

A água termal é uma versão mais mineralizada da água tradicional, tendo diferentes sais minerais na composição que contribuem à saúde dérmica, como ferro, magnésio, potássio, cálcio, selênio, zinco e outros.

Além disso, a água termal também pode ser enriquecida com vitaminas, a depender da fórmula, contendo, por exemplo, Vitamina A e E, dois importantes aliados na ação antioxidante, anti-inflamatória e hidratação cutânea.

Os ativos minerais também podem ser associados a ativos vegetais, como os encontrados na lavanda, camomila, manjericão, patchuli e outras plantas para potencialização a ação da água termal.

A combinação de ativos minerais também faz com que a água termal ajude na regulação do pH da pele, podendo ser usada diariamente na etapa de tonificação da pele – entre limpeza e hidratação.

Dessa forma, é importante saber quais as aplicações da água termal na rotina de skincare e elas incluem:

  • tonificação da pele, uma vez que promove a regulação do pH;
  • alívio de desconfortos causados pela exposição demasiada ao sol, como no caso de queimaduras ou feridas;
  • amenização de quadros de irritação cutânea, como após a depilação, barbear ou bronzeamento solar;
  • tratar e amenizar problemas dérmicos, como dermatites, alergias, psoríase e outros, aliviando sintomas como coceira e vermelhidão;
  • ajuda no tratamento da acne e da pele irritada devido ação antioxidante e fechamento dos poros que reduz as inflamações;
  • melhorar a coceira e irritação após picadas de inseto, aliviando o desconforto da pele machucada;
  • fixação da maquiagem, podendo ser aplicada antes e depois para melhor durabilidade da make.

Assim, a água termal apresenta diversas aplicações no dia a dia que fazem dela um cosmético versátil para diferentes situações cotidianas.

Benefícios da água termal para a pele

agua_termal

O uso regular da água termal apresenta diversos benefícios à pele. Mesmo o uso esporádico pode ser vantajoso caso a pele esteja irritada. Confira a seguir.

Acalma a pele

O uso da água termal durante o skincare e mesmo depois da make – podendo ser reaplicada em spray ao longo do dia – tem um efeito benéfico para acalmar a pele.

Essa característica da água termal deve-se a presença de sais minerais diversos e contribui no alívio de irritações, coceira, vermelhidão, queimaduras, machucados e inflamações.

Com o uso regular esses quadros são prevenidos, pois quanto mais hidratada a pele, menos suscetível a esses incômodos.

Fecha os poros

Uma vez que ajuda a aliviar os quadros inflamatórios da pele, mesmo os mais sutis, como cravos e acnes, a água termal também promove o fechamento dos poros.

Como o cosmético ajuda na manutenção de uma pele limpa e hidratada, ele contribui na regulação da produção sebácea, principal variável na aparência dos poros. 

Ação antioxidante

Os radicais livres são agentes associados ao processo de oxidação celular, que causa, aos poucos, a morte celular.

Com isso, eles atuam diretamente no processo de envelhecimento dérmico. A ação antioxidante contribui no combate à ação dos radicais livres e também à renovação celular, retardando o surgimento de sinais.

Assim, a água termal, além de atuar em demandas pontuais, como dermatites, pode ser usada para potencializar os efeitos da rotina de skincare.

Hidratação

Uma pele hidratada é aquela que consegue absorver e reter água, sendo que a água termal contribui diretamente nesse objetivo.

Além de permitir a penetração da água na derme, mantendo-a hidratada, os sais minerais presentes no cosmético ajudam na retenção da água, ou seja, a pele se mantém hidratada por mais tempo.

Quais os benefícios do óleo facial?

Os óleos faciais podem ser obtidos de diversas fontes vegetais, sendo alguns mais populares como: rosa mosqueta, girassol, melaleuca, coco, camomila, patchuli, lavanda e outros.

Alguns deles também podem ser indicados para tratamento da pele irritada devido à ação anti-inflamatória e calmante, como a camomila, lavanda e melaleuca.

E sim, o óleo facial também contribui na hidratação da pele, mas de outra forma. Ele ainda ajuda a combater os sinais de envelhecimento facial, reforçar a barreira cutânea, tem ação cicatrizante, antifúngica e tonificante.

Qual é o melhor para hidratar a pele neste verão?

A hidratação é a retenção subcutânea da água. Os óleos não tem água na composição eles se repelem.

Quando você hidrata a pele – como com hidratantes, séruns ou água termal – e passa um óleo facial por cima, o óleo ajuda na barreira dérmica que evita a saída da água, ou seja, ajuda na manutenção da hidratação.

Se, por outro lado, você aplicar o óleo facial e depois passar o sérum ou água termal, a pele não será hidratada, pois o óleo vai repelir a água na superfície da cútis.

Ou seja, sim, a água termal e o óleo facial podem ser usados na mesma rotina de skincare, mas desde que conhecendo as etapas corretas para garantir uma melhor hidratação da pele.

A água termal também é particularmente benéfica do verão devido sua ação refrescante e manutenção da hidratação, uma vez que no calor a tendência é a desidratação.

Mas lembre-se, no verão, sua rotina de skincare ajuda – e muito – mas não faz milagre, portanto, tome bastante água e coma alimentos mais leves, como frutas, hortaliças e legumes.

Conheça nossa Bruma Hidratante CARE Mist

Sabendo que é possível – e até indicado – juntar a água termal e os óleos faciais na sua rotina de skincare é a hora de escolher boas formulações para o seu dia a dia.

O CARE Mist é uma bruma hidratante que atua como a água termal, sendo rica em sais minerais, vitaminas e ativos naturais.

CARE_Mist

Com óleos na formulação, como de lavanda, a bruma é enriquecida para promover hidratação profunda e restaurar a barreira dérmica para acalmar a pele, ao mesmo tempo em que faz o controle da oleosidade e retenção da água.

O CARE Mist pode ser associado com outros óleos faciais na sua rotina de cuidados, lembrando-se apenas da ordem de aplicação dos produtos e da importante da regularidade para resultados mais efetivos no seu skincare.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.