Argila verde: descubra como usar e seus benefícios!

Argila verde: descubra como usar e seus benefícios!

A argila verde tem sido cada vez mais incorporada aos cuidados estéticos do corpo e do rosto, podendo ser usada pura ou em dermocosméticos.

Com uma composição rica em minerais, a argila verde entrega diferentes benefícios à saúde da derme e do couro cabeludo, sendo fundamental conhecer todo o seu potencial antes de incorporá-la na rotina de skincare. Vamos falar mais sobre:

Assim você vai saber se a argila verde é a opção ideal para o seu tipo de pele e potencializar os resultados do skincare. Confira!

argila verde

O que é argila verde?

A argila verde é resultado da decomposição de rochas magmáticas vulcânicas em decorrência da exposição aos ventos, águas, agentes químicos presentes na natureza e vegetação.

Assim como as demais argilas, trata-se de um mineral com menos de dois µm (micrômetros) de tamanho. O passar dos anos e do processo de degradação da rocha faz com que as argilas sofram diferentes alterações minerais.

Comparada com outras, a argila verde é a que apresenta maior diversidade de elementos na constituição, o que influencia seus amplos benefícios. Compõem o mineral:

  • cálcio;
  • manganês;
  • alumínio;
  • cobre;
  • zinco;
  • silício;
  • fósforo;
  • alumínio;
  • cobalto;
  • selênio;
  • molibdênio.

A argila verde também tem grandes concentrações de oxido de ferro que é o que proporciona a tonalidade esverdeada.

Quer receber mais conteúdos como esse?
Cadastre-se para receber nossa Newsletter semanal e ficar por dentro do universo de Clean Beauty

Para que serve a argila verde?

Uma dúvida frequente é para que serve a argila verde, sendo importante avaliar se as propriedades do mineral realmente atendem às necessidades estéticas identificadas.

O uso mais frequente e indicado da argila verde é para controle do excesso de oleosidade da pele, o que é um problema comum entre brasileiros e brasileiras.

A argila verde tem pH neutro, o que contribui na amenização de edemas, função secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Dessa forma, o mineral é indicado para tratamento de peles oleosas e acneicas, pois viabiliza a oxigenação das células ao mesmo tempo em que promove uma leve esfoliação, seguida de desintoxicação e controle da produção de sebo.

Essas características fazem com que a argila verde também seja indicada para tratamento do couro cabeludo e cabelos oleosos.

Devido à sua composição, ela também desempenha ação adstringente e tonificante, sendo usada em tratamentos detox para pele e cabelo.

Os benefícios à oxigenação e regeneração celular fazem com que o mineral também desempenhe um papel na hidratação, revitalização e firmeza da pele, além de ajudar a acalmá-la.

Trata-se, portanto, de um composto rico e flexível, podendo ser adotado diferentes usos de acordo com as necessidades identificadas.

máscara de argila

Benefícios e propriedades da argila verde

A argila verde apresenta diversos benefícios à pele e cabelo devido às suas ricas propriedades minerais. Ela é indicada para:

  • controle da oleosidade: regula a produção sebácea, acalma e trata a pele acneica devido suas funções como adstringente, esfoliante e antibactericida, melhorando a aparência da pele e ajudando no fechamento dos poros;
  • clareamento de manchas: devido à regeneração celular promovida pelos minerais presentes na argila verde ela é uma aliada na uniformização da pele e suavização de manchas claras com tratamento periódico;
  • desintoxicação capilar: o couro cabeludo oleoso também é um problema que pode ser amenizado com a argila verde devido às propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que contribuem no tratamento da oleosidade, dermatite seborreica e psoríase;
  • ameniza bolsas e olheiras: a intensa presença de minerais faz com que a argila verde contribua na vascularização e drenagem da pele, viabilizando a amenização de sinais incômodos como as olheiras e bolsas nos olhos;
  • tratamento da celulite: a argila verde pode ajudar na amenização de celulites avermelhadas, que respondem melhor aos tratamentos, devido às funções de drenagem da pele e anti-inflamatória que melhoram a eliminação de líquidos;
  • redução dos poros: ao contribuir na redução da oleosidade e outros problemas de pele, ajuda a fechar os poros, deixando-os mais discretos;
  • efeito antioxidante: o tratamento de detox facial com a argila verde é possível devido ao efeito antioxidante promovido pelos minerais. Ele ameniza os sinais de envelhecimento facial, como linhas de expressão e rugas, e estimula o colágeno e elastina;
  • protege unhas e cutículas: a argila verde ainda é usada em tratamentos nas unhas e cutículas devido sua função antibacteriana, protegendo contra bactérias e fungos, além de reduzir casos de micoses e promover maciez.

Portanto, a argila verde apresenta diversos benefícios estéticos e de saúde, sendo importante conhecer melhor essas propriedades antes de iniciar o tratamento com o mineral.

https://carenb.com/pages/o-passo-a-passo-do-skincare-perfeito

Como usar a argila verde no rosto?

A argila verde pode ser usada em diferentes dermocosméticos, mas são mais comuns em máscaras de tratamento facial e capilar, shampoos e também pode ser usada pura.

Um dos benefícios de usar a argila verde no rosto com máscaras faciais desenvolvidas por marcas de beleza natural é a segurança de ter um produto fruto de pesquisas, testado e com seus resultados comprovados.

máscara facial

Esse é o caso da máscara facial Anti Acne Mask, da CARE Natural Beauty, que além de argila verde contém extratos de hamamelis, óleos essenciais de lemongrass e melaleuca, óleo de jojoba, cristais de quartzo, rizoma de gengibre e pimpinela e casca de canela.

A Anti Acne Mask tem efeito adstringente, cicatrizante, regulador de sebo, antisséptico e propriedades antibacterianas, ajudando na limpeza e purificação da pele.

Para usar da argila verde no rosto basta aplicar o produto em uma camada uniforme, deixar agir por 30 minutos e removê-lo. Indica-se usá-la duas vezes na semana.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.