Pele oleosa: você sabe como cuidar?

Pele oleosa: você sabe como cuidar?

Existem diferentes tipos de pele, mas a pele oleosa é a mais comum entre os brasileiros, o que demanda aprender quais são os cuidados adequados de uma rotina voltada a tal característica.

Mesmo sendo o tipo de pele mais comum, há inúmeros equívocos nos cuidados com a pele oleosa que podem aumentar a tendência à oleosidade e até quadros inflamatórios, como de acne. Pensando nesses desafios, a seguir você vai conferir:

Vem com a gente a aprenda a cuidar da pele oleosa com mais carinho e poucas – mas eficientes – práticas! E o melhor de tudo: com todo o cuidado Clean Beauty!

Pele oleosa: o que caracteriza

Nem todo mundo sabe que se classifica como alguém de pele oleosa, pois a manifestação não é idêntica para todas as pessoas.

A confusão mais comum é com a pele mista, na qual a oleosidade concentra-se na zona T (nariz, testa e queixo). Nesse caso, as bochechas não tendem à oleosidade, mas pode sim ser recomendada a adoção dos cuidados para pele oleosa.

Na pele oleosa, a maior produção sebácea manifesta-se em toda a face e pode estar associada, até mesmo, ao couro cabeludo oleoso, por exemplo.

Além da pele mais pegajosa devido ao acúmulo de óleos naturais, a pele oleosa também apresenta como características:

  • poros dilatados, irregulares e mais aparentes;
  • brilho intenso, especialmente na testa, mas não apenas;
  • sensação de pele suja e/ou pesada;
  • maior tendência à cravos e espinhas, inclusive, na idade adulta.

As características da pele oleosa são realmente um combo. 

Devido à maior produção sebácea, os poros ficam dilatados para que a pele consiga “respirar”. Isso leva à maior tendência ao entupimento dos poros, o que desencadeia os cravos e, em casos de inflamação, as acnes.

Quais as causas da pele oleosa?

pele-oleosa-rosto

Agora que você já conhece como é a manifestação da pele oleosa, pode estar se perguntando: por que isso acontece comigo?

Existem diferentes causas associadas ao tipo de pele. Entre os fatores de maior impacto estão:

  • genética: se seus pais tem pele oleosa há maior possibilidade que você herde essa característica deles;
  • hormônios: a produção sebácea é regulada pelos hormônios andrógenos (masculinos), razão pela qual a adolescência, na qual ocorre um pico hormonal, tende a ser a fase da vida com maior incidência de oleosidade e pele acneica. Também influencia a pele: gestação, síndrome dos ovários policísticos (SOP), uso de anticoncepcionais e outras oscilações/reposições hormonais;
  • clima: conforme mais quente é o clima de um país, maior a tendência da pele oleosa, uma das razões pelas quais o Brasil apresenta maior proporção da população com pele oleosa;
  • hábitos: sua rotina também pode influenciar, desde cuidados específicas com a pele, como dormir de maquiagem, até excesso de consumo de bebidas alcóolicas, tabagismo e outros. 

Portanto, há diferentes fatores que influenciam a oleosidade da pele, sendo que alguns deles não estão no nosso controle, mas outros, como a hidratação, sim!

Pele oleosa e hidratação

O maior equívoco de quem tem a pele oleosa é achar que não precisa hidratar, afinal, tem muito óleo natural já... Totalmente errado!!!

Uma pele oleosa e hidratada são completamente diferentes. Vem que te explicamos!

A hidratação corresponde ao nível de água na pele, o que depende tanto da capacidade de absorver quanto de reter água.

Quando você tem a pele oleosa e não hidrata a pele o que acontece? Conforme a pele fica mais oleosa durante o dia, menor a capacidade de absorção de água da pele.

Lembra-se das aulas de química da escola? Água e óleo não se misturam. Então, o que acontece é que os óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas criam uma barreira que impede a hidratação da pele.

Agora, se você toma banho ou lava o rosto, aplica hidratante e começa o seu dia o que ocorre é exatamente o contrário.

Como o hidratante garante a absorção de água pela pele, a camada de óleos naturais produzida ao longo do dia vai garantir a retenção dessa água, mantendo a pele hidratada.

Portanto, é indispensável que quem tem a pele oleosa hidrate a pele diariamente. É possível incluir, até mesmo, óleos vegetais na rotina de cuidados, mas isso vamos ver já já.

Assim, manter a pele hidratada ajuda no controle da oleosidade, pois o organismo entende que há balanceamento entre níveis de água e sebo na pele. 

E o famoso efeito rebote? Ele ocorre quando são usados produtos muito surfactantes na pele, como sabonetes normais ou limpadores faciais muito agressivos e, até mesmo, água quente.

Nesses casos, há uma remoção exagerada dos óleos da pele e o organismo entende que precisa aumentar a produção sebácea para regular os níveis de água e sebo na superfície da pele.

Assim, em vez de ajudar no controle da oleosidade, o que ocorre é a intensificação da atividade das glândulas sebáceas.

A hidratação diária ajuda a evitar o efeito rebote, mas é fundamental evitar água quente na face e, especialmente, produtos com formulações agressivas ou impróprios para o seu tipo de pele.

Leia também:

Hidratação: como limpar a pele sem prejudicá-la?

Limpeza de pele: saiba qual a importância e como fazer!

Skincare para limpeza: quais as diferenças entre os produtos?

Cuidados necessários com pele oleosa

A pele oleosa exige uma rotina de cuidados que não é trabalhosa, mas precisa ser regular para que os resultados almejados sejam alcançados. Saiba mais.

pele-oleosa-limpeza-de-pele

Limpe bem a pele

A higienização da pele oleosa é o primeiro passo da rotina de cuidados, sendo responsável pela remoção do excesso de sebo.

Entretanto, como falamos anteriormente, atenção ao produto de limpeza. Ele deve ser recomendado para pele oleosa, que tem uma formulação mais surfactante do que os sabonetes para pele seca ou normal, mas não deve agredir a pele, removendo demasiadamente os óleos naturais.

Se o produto de limpeza está deixando a pele repuxando pode ser melhor trocar a fórmula usada.

A face pode ser higienizada duas vezes ao dia com sabonete. Acima disso, há a remoção excessiva dos sebos naturais e desencadeia o efeito rebote.

Caso queira refrescar/limpar a face, opte por água fria pura, mas evite lavar o rosto excessivamente.

Hidrate a pele diariamente

A hidratação deve seguir a limpeza todas as vezes que o rosto for higienizado.

Existem diversas formulações no mercado, desde versões com textura mais fluída, como os séruns, até cremes com textura espessa.

Avalie e teste o hidratante facial que melhor se adeque para você.

Evite dormir de maquiagem

Ao dormir de maquiagem impede-se que a pele respire, o que resulta na dilatação dos poros, mais chances de apresentar cravos e espinhas e há um aumento da oleosidade.

Use protetor solar

O protetor solar é um item indispensável, independentemente do tipo de pele.

Ele protege da radiação solar que de imediato está associada a agravamento da oleosidade, vermelhidão e queimaduras e, no longo prazo, ao aceleramento do processo de envelhecimento cutâneo e câncer de pele.

Invista em um protetor solar com toque seco ou em pó, opções que ajudam no controle da oleosidade.

Invista em máscaras antioleosidade

Regularmente, quem tem a pele oleosa, pode investir em uma rotina de cuidados adicionais para regular a produção sebácea.

Um exemplo é o uso, de uma a duas vezes na semana, de uma máscara antioleosidade, que ajuda na remoção das impurezas da pele e hidrata profundamente.

Conheça o Sérum Skindrops Antiacne Oil-free

pele-oleosa-serum-antiacne

Para quem tem a pele oleosa, uma dica de hidratante facial é o Sérum Skindrops Antiacne Oil-free, da CARE Natural Beauty.

Com formulação vegana, natural e cruelty-free, o sérum tem uma textura mais leve, que evita a obstrução dos poros e, assim, reduzindo os quadros acneicos. Além disso, ajuda no controle da produção sebácea, sem ressecar a pele.

Conheça o Óleo de Limpeza Facial Super Cleansing Oil

pele-oleosa-oleo-de-limpeza-facial

Lembra que falamos que quem tem a pele oleosa pode até se beneficiar de óleos vegetais? O Óleo de Limpeza Facial Super Cleansing Oil é um exemplo disso.

Ele faz a remoção das impurezas, maquiagem (mesmo à prova d’água), oleosidade e sujeiras que se acumulam na pele e dispensa o uso de sabonete facial. 

O Mel de Yacon é o segredinho da nossa fórmula, garantindo hidratação e regulando o pH da pele, além da limpeza.

A CARE tem uma extensa lista de cosméticos veganos e limpos pensados para as necessidades da sua pele. Conheça todos os produtos CARE para pele oleosa aqui!

Para conhecer melhor a marca, assista ao vídeo a seguir, apaixone-se pelo universo da beleza limpa e cuide do melhor jeito da pele oleosa!

Agora você você já conheceu tudo sobre pele oleosa, qual tal deixar um comentário para a gente, dizendo o que você achou do conteúdo? Vamos adorar saber!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.