cuidados com a pele oleosa

Pele Oleosa: saiba como se cuidar com cosméticos naturais!

Quando falamos sobre os aspectos da pele, é comum reconhecermos três tipos: seca, mista e oleosa. Dessas três, com certeza, muitas pessoas já viveram ou ainda vivem a experiência de ter uma pele oleosa, a mais comum entre os brasileiros.

Apesar de as pessoas conseguirem identificar que têm uma pele oleosa, é comum que tenham dificuldade para definir os cuidados do dia a dia.

Pensando nisso, preparamos esse manual com todas as informações sobre pele oleosa e também como cuidar dela usando cosméticos naturais. Nesse post, você vai poder conferir:

Vem com a gente e descubra que cuidar da pele oleosa não precisa ser um bicho de sete cabeças!

O que é pele oleosa?

A pele oleosa é caracterizada pelo funcionamento exacerbado das glândulas sebáceas, de forma que há uma produção aumentada de sebo.

O sebo não é inimigo da pele; pelo contrário, o objetivo dele é manter a pele protegida dos agentes externos, como poluição, e garantir a hidratação da pele com a maior retenção de água e óleos.

Entretanto, quando em excesso, o sebo vai ser prejudicial à pele, estimulando a presença de cravos e espinhas, que ocorre quando há obstrução dos folículos capilares por excesso de óleo e células mortas da pele.

Também é comum que pessoas com esse tipo de pele tenham os poros dilatados e mais aparentes.

Pessoas com a pele oleosa na face também podem apresentar um couro cabeludo mais oleoso, mas essas condições não necessariamente andam juntas.

Quais são as características da pele oleosa?

A pele oleosa apresenta algumas características bastante comuns entre os brasileiros, como:

  • sensação de pele pegajosa, especialmente com o suor;
  • brilho intenso na pele;
  • maior predisposição ao surgimento de acne e cravos;
  • poros dilatados e irregulares.

Ao ter esse tipo de pele, essas condições são mais comuns, mas com um tratamento adequado é possível controlar e amenizar essas características.

Isso não significa que o tipo de pele deixou de ser oleosa, e sim que a oleosidade está sob controle. Ao abandonar os cuidados adequados que apresentaram melhor resposta, é possível que esses problemas retornem independentemente da idade.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão dicas para sua rotina de SkinCARE, lançamentos e descontos exclusivos

Conheça o efeito rebote!

Um drama que a maior parte das pessoas com pele oleosa já deve ter enfrentado é o efeito rebote. Entenda maisa seguir.

Com a pele pegajosa e aspecto brilhante, o desejo é lavá-la para deixá-la limpa e, para algumas pessoas, quanto mais surfactante (capaz de remover óleos) melhor, mas não é bem assim que funciona.

pele saudável

Uma pele saudável é aquela que tem um equilíbrio adequado entre água e óleos. Sabonetes muito surfactantes removem excessivamente os sebos, causando o ressecamento da pele.

Ao causar esse desequilíbrio, a resposta do organismo é produzir ainda mais sebo para proteger e hidratar a pele, causando o efeito rebote.

Assim, a recomendação é não usar sabonetes que removem excessivamente os óleos faciais e se, ao lavar o rosto, sentir a pele repuxando em seguida, aplique um produto hidratante para prevenir o efeito rebote.

Também não é recomendado lavar o rosto mais de duas vezes ao dia com sabonetes, evitando a remoção excessiva dos óleos.

Quais são as causas da pele oleosa?

A pele oleosa é fruto especialmente de uma tendência genética, que faz com que haja uma predisposição ao funcionamento, aumentado das glândulas sebáceas.

Entretanto, alguns fatores ocasionais podem intensificar essa tendência, como:

  • desequilíbrios e mudanças hormonais, como na adolescência, menopausa e durante a gravidez;
  • passar muito as mãos no rosto ou ter franjas que caiam na face;
  • usar produtos contraindicados a esse tipo de pele;
  • não hidratar a pele diariamente;
  • exposição excessiva à poluição;
  • exposição excessiva à radiação solar, especialmente sem o uso de protetor solar;
  • usar água quente no rosto, o que causa o efeito rebote;
  • ter uma alimentação baseada em alimentos gordurosos;
  • lavar o rosto em excesso;
  • beber pouca água durante o dia;
  • dormir sem limpar o rosto.

Portanto, para controlar a oleosidade da pele, é fundamental ter uma rotina de cuidados que considere essa particularidade.

Como cuidar de uma pele oleosa?

Com a correria do dia a dia, é comum deixar de lado os cuidados diários com a nossa pele. 

Porém, isso pode acarretar em uma produção exagerada de oleosidade e, como consequência, os poros podem entupir e trazer uma aparência indesejada.

Então, a primeira recomendação para cuidar da pele oleosa é ter uma rotina diária de skincare para o período da manhã e da noite.

Outro fator importante é o tipo de produto utilizado na pele. Os cosméticos naturais e orgânicos são muito indicados devido à sua biocompatibilidade.

Isso significa que esses produtos podem imitar a estrutura molecular da pele, promovendo maior afinidade e compatibilidade com o nosso organismo, tornando a aparência natural e sem oleosidade. 

Mas, como cuidar de uma pele oleosa com cosméticos naturais? Nós da CARE Natural Beauty preparamos um passo a passo da ordem e produtos para sua rotina de skincare diária.

O termo skincare pode ser traduzido diretamente como “cuidados com a pele”, mas também vai ao encontro da percepção do autocuidado, com foco na saúde e no bem-estar.

Essa rotina é indispensável para manter o equilíbrio da pele, eliminando a indesejável oleosidade. Confira o passo a passo de uma rotina SkinCARE para peles oleosas.

Cuidados durante a manhã com produtos CARE

skincare para pele oleosa

Os cuidados da manhã são fundamentais para a saúde do nosso rosto, garantindo equilíbrio e proteção. São eles:

  1. ao acordar, faça a limpeza do rosto com um sabonete específico para pele oleosa;
  2. após a limpeza, utilize o CARE Mist para tonificar a pele e lhe proporcionar uma sensação de frescor e regulação do pH;
  3. aguarde a secagem natural e aplique o Eye CARE sérum na região dos olhos e dos lábios para amenizar as linhas de expressão e hidratar;
  4. aplique em seguida o Skindrops Hialu ou o Skindrops Glow (ou ambos, seguindo essa ordem), para hidratar a pele e protegê-la dos agentes externos;
  5. após a secagem, inicie a proteção solar com o protetor solar SunCARE Powder. Recomenda-se reaplicar o protetor durante o dia;
  6. depois de aplicar o filtro solar, sua pele estará pronta para mais uma rotina comum ou de maquiagem.

Cuidados durante a noite com produtos CARE

Os cuidados do skincare noturno visam recuperar os danos da exposição diária da nossa pele aos ativos externos, como a poluição e radiação solar, que obstruem os poros e causam envelhecimento precoce, além de preparar a pele para regenerar durante a noite de sono. Confira o passo a passo:

  1. utilize um demaquilante para retirar sujeira, oleosidade, cosméticos e maquiagem do dia;
  2. após o demaquilante, é importante lavar o rosto com um sabonete ideal para peles oleosas, retirando o excesso de sujeira que restou; 
  3. faça esfoliação duas vezes por semana, também com um produto específico para sua pele. Essa etapa é importante, pois ajuda na limpeza profunda dos poros, remove todas as células mortas e combate a acne;
  4. você pode fazer o uso da máscara facial de argila Anti Acne Mask duas vezes por semana para ajudar na controle da oleosidade e hidratar profundamente a pele;
  5. logo após a limpeza com o sabonete ou o esfoliante, aplique o CARE Mist para tonificar, hidratar, acalmar e refrescar a pele;
  6. em seguida, aplique o sérum hidratante, como o Skindrops Hialu, para uma hidratação profunda, e massageie toda a extensão do rosto e do pescoço, deixando agir durante a noite.

As soluções da CARE para peles oleosas incluem formulações naturais, veganas e orgânicas para tratar, hidratar e proteger a pele.

máscara de argila para pele oleosa

A Anti Acne Mask é formulada com extratos de hamamelis, argila verde, óleos essenciais de lemongrass e melaleuca, óleo de jojoba, cristais de quartzo, rizoma de gengibre e pimpinela e casca de canela para ação adstringente, cicatrizante, seborregulador, anti-séptica e antibacteriana.

Leia também: Máscara de Argila, para que serve e quais seus benefícios? 

sérum para pele oleosa

Já o Sérum Skindrops Hialu, por exemplo, é formulado com ácido hialurônico, que promove hidratação e nutrição profundaos, contribuindo para ono controle das células sebáceas. 

Leia também: Sérum Hidratante, saiba como usar e conheça seus benefícios!

Quer conhecer uma linha de SkinCARE pronta para atender às necessidades do seu tipo de pele? Então, acesse o site da CARE e confira!

Beleza com propósito para o autocuidado que você e seu corpo merecem! Vamos nos cuidar juntas?!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.