Argila branca: o que é e para que serve

Argila branca: o que é e para que serve

O uso da argila branca para fins estéticos é cada vez mais comum e os diversos benefícios do composto justificam esse crescimento.

Mas é preciso saber como usá-la corretamente na pele para ter os resultados desejados.

Os muitos benefícios da argila branca devem-se à sua composição rica em minerais, sendo extraída de solos diversificados, como o da Amazônia.

Para que você saiba tudo sobre o tema e como inserir esse rico composto na sua rotina de skincare, vamos abordar a seguir:

A partir disso, você vai saber tudo sobre argila branca e enriquecer seus cuidados diários com esse produto natural.

Argila branca: o que é?

A argila branca consiste em substância em pó utilizada para fins estéticos, tanto na pele como no cabelo. Também chamada de caulim, trata-se de uma opção da cosmética natural por ser diretamente extraída da natureza.

A argila branca se forma a partir do intemperismo de rochas sedimentares sílico-alumínicas, ou seja, seu processo natural de decomposição decorrente de fatores químicos, físicos e biológicos do ambiente, como chuvas, ventos, vegetação e outros.

Ela se forma nas ribanceiras dos rios, principalmente na região amazônica, em decorrência do período de inundações ocasionado pelas estações chuvosas.

Devido ao seu processo de formação e decomposição, a argila é um material rico em minérios. No caso da argila branca, especificamente, suas propriedades estéticas, devem-se à presença de:

  • alumínio;
  • sílica;
  • caulinita;
  • manganês;
  • magnésio;
  • ferro;
  • boro;
  • potássio;
  • cálcio.

Essa rica variedade de fitoativos é responsável pelas propriedades cosméticas da argila branca que se diferencia das demais pela sua suavidade, uma vez que tem o pH próximo ao da pele, o que faz indicada, principalmente, para peles sensíveis.

Benefícios da Argila Branca para a pele

argila-branca-pele-madura

Os benefícios da argila branca nos tratamentos estéticos e terapêuticos estão diretamente relacionados aos compostos poderosos presentes na substância, como sódio, potássio e ferro.

Clareia manchas

O clareamento de manchas escuras e uniformização do tom da pele está entre os benefícios da argila branca devido ao seu efeito como peeling superficial. Dessa forma, ajuda na eliminação das células mortas e promove renovação celular, o que contribui na pigmentação uniforme do rosto.

Absorve a oleosidade

As propriedades da argila branca desempenham um papel importante na regulação sebácea, contribuindo na absorção do excesso de lipídios da derme, mas evitando que a pele fique ressecada, sem provocar efeito rebote.

Por isso, é considerada uma grande aliada no cuidado de peles oleosas.

Tem efeito cicatrizante

O silício presente na argila branca desempenha uma função purificante e adstringente, contribuindo na absorção de sais minerais pela pele.

Além disso, a substância apresenta ação antisséptica e cicatrizante, contribuindo na amenização de processos inflamatórios na pele, como os causados por cravos e espinhas.

A argila branca também ajuda na regeneração celular, tem efeito antioxidante, calmante e anti-inflamatório.

Hidrata

A hidratação promovida pela argila deve-se ao seu poder de remover os lipídios da derme ao mesmo tempo em que promove a penetração de sais minerais e água.

Os sais minerais contribuem na retenção de água, o que permite uma pele mais hidrata e macia.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como usar a argila branca

A argila branca pode ser usada no rosto, no cabelo e no corpo, além de ser possível utilizá-la em associação com óleos essenciais.

Preparo para a pele

O uso mais comum da argila branca na estética é como máscara facial. Nesses casos, para comprar argila branca, é possível encontrá-la em pó ou em uma versão já pronta para aplicação.

argila-branca-rosto-mulher

Antes do tratamento, a recomendação é lavar o rosto com sabonete ou óleo de limpeza facial apropriado ao seu tipo de pele.

No caso da argila branca em pó, o preparo para aplicação como máscara facial é o seguinte:

  • meça uma colher de sopa (10g) de argila branca, utilizando um recipiente que não seja de metal;
  • adicione duas colheres de sopa de água mineral ou soro fisiológico;
  • misture até formar uma pasta homogênea;
  • aplique na face limpa em camada generosa e evitando os olhos e boca.

A máscara de argila branca pode ser usada entre 15 e 20 minutos, mas é importante não deixar que ela seque muito, pois começa a retirar água da pele. Se secar rápido, umedeça com spray de água mineral ou micelar.

Após o período, remova a máscara completamente usando água em temperatura ambiente – nada de água quente no rosto, hein?!

Quantidade de uso semanal

A frequência de uso da máscara de argila branca varia de acordo com o tipo de pele.

Pessoas com a pele mais oleosa podem aplicar a máscara cerca de duas vezes na semana. Se você tem a pele mais seca ou sensível, o recomendado é fazer essa rotina uma vez na semana.

Veja também: Rotina de skincare: veja o passo a passo dia e noite

Produtos CARE com argila branca

A CARE Natural Beauty é uma marca com opções de cosméticos veganos, limpos, orgânicos, naturais e livres de testes em animais, prática conhecida como Cruelty-Free.

A argila branca está presente em diferentes cosméticos da CARE. Confira dois dos nossos queridinhos que vão cuidar da sua pele com beleza limpa e saudável:

Sérum Facial Iluminador Skindrops Glow

argila-branca-serum-iluminador-skindrops-glow-care

Deixa a pele luminosa e radiante! É hidratante e iluminador com argila branca na composição, além de probióticos, vitamina E, rosa mosqueta, argila rosa, óleo de açaí orgânico, alecrim e lavanda.

O resultado? Uma pele viçosa, mais protegida da poluição e de fatores ambientais, com poderosa ação antioxidante.

argila-branca-serum-iluminador-rosto-de-mulher

Agora, se você preferir uma duplinha de hidratação intensa + luminosidade, o Kit Skindrops é a opção perfeita!

Ele vem com o Sérum Skindrops Glow que você acabou de conhecer, junto do Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu.

serum-hidratante-skindrops-hialu-care

Com textura líquida e de fácil penetração na pele, o Hialu é rico em ativos naturais como ácido hialurônico vegetal e niacinamida, que nutrem a pele intensamente, devolvem a elasticidade e suavizam rugas e linhas finas após 30 dias de uso contínuo (dia e noite).

serum-hidratante-skindrops-hialu-care-como-usar

serum-hidratante-skindrops-hialu-care-como-usar-2

Lembrando que todos os produtos da CARE são 100% livres de toxinas e produzidos dentro do conceito Clean Beauty, porque a beleza verdadeira precisa ser limpa e gentil com o corpo e com o planeta. Concorda? :)

Quer conhecer mais do nosso catálogo natural? Sua pele vai amar! Confira os produtos da CARE aqui!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.