Pele sensível

Pele sensível: o que é e quais cuidados você deve ter!

A pele sensível é a realidade para quase metade das mulheres, de acordo com estudo conduzido pela Biblioteca Nacional de Medicina do Instituto Norte-Americano de Saúde.

De fato, mais pessoas têm relatado sensibilidade na pele, enquanto muitas ainda desconhecem quais as características e cuidados para esse tipo de pele. Pensando nisso, vamos falar a seguir:

Confira esse conteúdo para saber avaliar se a sua pele é sensível e como cuidar melhor dela. Vamos lá?

Pele sensível: o que é?

A pele sensível é aquela que tem maior predisposição à vermelhidão, inflamação e ressecamento.

Muitas pessoas com a pele sensível apresentam uma camada dérmica mais fina, o que a torna mais suscetível a fatores externos, mas também prejudica a retenção de água, causando a tendência ao ressecamento.

Em geral, a pele mais sensível fica localizada em regiões com dobras, como joelhos e axilas, mas também é muito comum na face.

Existem quatro classificações dos tipos de pele: oleosa, mista, seca e normal. A sensibilidade pode ocorrer em conjunto com qualquer uma dessas condições.

Dessa forma, é possível ter uma pele oleosa e sensível ou normal e sensível, por exemplo.

Com os cuidados adequados, a pele pode deixar de ficar sensibilizada no momento, mas continua a ser uma característica sensível.

Entender esse aspecto da pele sensível é fundamental para saber que não se trata de uma condição passageira na maior parte dos casos. A sensibilidade pode ser associada a diferentes fatores, como:

  • pele atópica, na qual a sensibilidade está relacionada a quadros alérgicos;
  • pele sensível por fatores genéticos, como rosácea, eczema ou psoríase;
  • sensibilidade devido a fatores ambientais, como exposição solar ou à poluição;
  • pele reativa, na qual a irritação ocorre pelo uso de cosméticos;
  • pele sensível na gravidez devido às alterações hormonais.

A sensibilidade da pele pode estar associada a diferentes fatores, sendo que conhecer as causas é fundamental para um tratamento mais adequado.

limpeza pele sensível

Quais são as características de uma pele sensível?

A pele sensível apresenta quadros de irritação com mais frequência, seja por fatores genéticos ou externos. Devido a isso, as pessoas manifestam sintomas como:

  • surgimento de manchas vermelhas na pele, sejam elas planas ou salientes;
  • coceira na região acometida pela irritação;
  • sensação de queimação;
  • ressecamento, com sensação de repuxamento da pele;
  • feridas.

Devido aos incômodos causados por esses sintomas, além da insatisfação estética associada, é fundamental investir em bons hábitos e cuidados.

hidratação para pele sensível

Cuidados com a pele sensível

Os cuidados com a pele sensível devem ser diários, mesmo em períodos nos quais ela está menos sensibilizada e com menor ocorrência de irritações.

A primeira recomendação é buscar auxílio especializado, principalmente quando o quadro é recorrente e incômodo, o que permite identificar as causas e fazer um tratamento mais apropriado.

No dia a dia, dê preferência para produtos específicos para peles sensíveis, pois eles têm formulações mais brandas e que evitam componentes controversos.

Nesse sentido, cosméticos de beleza limpa e natural podem ser aliados para criar uma rotina de skincare amigável para peles sensíveis.

Ao escolher os produtos, invista naqueles hipoalergênicos que têm um pH próximo de 5,5, que é mais compatível com o da pele.

Limpeza

Na rotina de cuidados da pele sensível, a limpeza é uma etapa indispensável. Invista em um sabonete facial com componentes limpos e formulação voltada para esse tipo de pele.

Hidratação

A pele sensível tem muita tendência ao ressecamento e, portanto, a hidratação é fundamental para evitar quadros de irritação agravados.

No dia a dia, uma opção hidratante que une leveza e nutrição profunda da derme é o ácido hialurônico.

Por estar presente no organismo humano, há menos chances de gerar quadros alérgicos e irritações.

Além disso, o Sérum Skindrops Hialu da CARE Natural Beauty se destaca por ser desenvolvido com componentes naturais, orgânicos e veganos.

protetor solar em pó

Proteção solar

A proteção solar é outra etapa essencial nos cuidados diários da pessoa com pele sensível.

A recomendação é que o uso do protetor solar seja diário, mesmo quando permanecer em ambientes internos, pois a luz azul de telas também acarreta em danos à pele.

A reaplicação do protetor solar deve ser feita a cada 3 horas, no máximo, sendo usado, no mínimo, FPS 30.

Uma opção limpa e vegana de proteção solar é o SunCARE Powder da Care Natural Beauty.

Trata-se de um protetor solar em pó translúcido com FPS 30, com alta proteção contra as radiações UVB e UVA e que contribui para a prevenção de queimaduras, manchas e sinais precoces de envelhecimento facial.

Como vantagem, a formulação limpa une-se à proteção do filtro físico, reduzindo os riscos de irritações e reações alérgicas, com o poder de componentes antioxidantes.

Portanto, a escolha de bons produtos para a rotina de skincare é fundamental para cuidar da pele sensível.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.