Argila preta: o que é e para que serve?

Argila preta: o que é e para que serve?

A argila preta, também conhecida como lama negra ou lama vulcânica, é uma das preferidas na cosmetologia e dos adoradores da cosmética natural.

Essa fama não é injustificada, pois a argila preta contribui diretamente na saúde da pele. A seguir vamos falar mais sobre essa nossa queridinha e você vai poder conferir:

Você não vai perder esse conteúdo completinho sobre argila preta para incorporá-la corretamente na sua rotina de skincare, não é mesmo?

O que é argila preta?

A argila preta é extraída de lamas vulcânicas, razão pela qual ela é rica em alguns minerais como: óxido de silício, óxido de alumínio e titânio.

Essa composição faz dela uma poderosa antioxidante e anti-inflamatória, sendo uma das argilas mais nobres, o que explica seu uso cada vez mais comum na cosmetologia, seja na formulação de produtos como usada in natura, após processo de purificação.

A principal indicação da argila preta para pele é no tratamento da oleosidade, pois ela tem ação absorve o excesso de sebo ao mesmo tempo em que hidrata, evitando o efeito rebote. 

É muito importante que ao escolher uma marca com argila preta no catálogo observe-se a idoneidade e confiabilidade da marca, pois ela pode ser falsificada ou mesmo não ter passado por um processo de purificação adequado, tendo metais pesados prejudiciais à saúde cutânea.

Portanto, não é porque um produto é natural que ele não apresenta riscos, sendo sempre necessário se atendar a confiabilidade da marca.

Benefícios da argila preta para o rosto

A difusão do uso da argila preta no rosto deve-se aos extensos benefícios dessa nobre argila. Os principais deles são:

  • desintoxicação da pele;
  • controle da oleosidade;
  • remoção das células mortas e ação esfoliante;
  • redução da dilatação dos poros;
  • iluminação da pele;
  • nutrição e hidratação da pele;
  • controle da flacidez;
  • estímulo à produção de colágeno;
  • ação antibacteriana, anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a tratar a pele acneica;
  • redução das linhas de expressão;
  • ação antioxidante, reduzindo os danos causados pelos radicais livres na pele;
  • clareamento de manchas;
  • amenização de sinais e cicatrizes na pele, como estrias e celulite.

Portanto, a argila preta garante diversos benefícios à pele e também pode ser usada nos cuidados capilares, ajudando, por exemplo, no controle da oleosidade do couro cabeludo, redução de processos inflamatórios, como a dermatite, e eliminação de células mortas responsáveis pela descamação.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como usar a argila preta no rosto?

argila preta

Para ter os benefícios indicados é importante escolher uma argila preta de qualidade e também usá-la corretamente.

É muito comum o uso da argila preta como máscara facial. Muitas pessoas optam pela argila em pó e, em casa, fazem a seguinte mistura:

  • duas colheres sopa de argila preta em pó;
  • soro fisiológico ou água mineral filtrada.

Adicione, aos poucos, o soro ou água na argila até que ela adquira uma consistência cremosa. Ela não pode ficar muito seca e nem muito líquida.

Em seguida, higienize o rosto utilizando o seu sabonete facial de preferência,

Então aplique a pasta cremosa e homogênea no rosto. Não pode ser uma camada muito fina, sendo indicado cerca de 0,5cm de espessura.

Deixe a argila entre 15 e 25 minutos. O tempo vai variar de acordo com a umidade da máscara e até o clima no dia, mas o importante é que a máscara não seque no rosto. Se ela secar rápido, borrife água ou bruma hidrante na face para umedecê-la até o momento de remover.

Lave o rosto abundantemente com água fria e pode usar algodão para auxiliar na remoção da máscara.

Em seguida, aplique um hidrante ou produto de tratamento na pele, pois logo após a máscara de argila preta a pele ele vai ter uma melhor absorção e ter efeitos mais satisfatórios. Finalize com o protetor solar

É fundamental não misturar a argila preta com outros produtos, pois em vez de potencializar os efeitos, pode-se prejudicar sua eficácia e também a segurança do contato do produto na pele.

Conheça nossos produtos de skincare com argila

Outra opção para incorporar a argila preta na sua rotina de skincare é escolher um cosmético que inclua essa matéria-prima na fórmula.

Essa opção garante uma fórmula mais eficaz, pois além da argila preta, os demais componentes intensificam a ação desejada e são seguros, pois a composição foi testada e certificada.

Na CARE Natural Beauty, temos a Detox Mask, uma máscara facial vegana que ajuda na limpeza e hidratação da pele ao mesmo tempo em que acalma e previne a ação dos radicais livres, o que ajuda a amenizar sinais cutâneos indesejados, como linhas finas, rugas, flacidez e manchas.

Detox Mask

Para que nossa Detox Mask seja ainda mais potente ela conta com outros ingredientes na fórmula, como: extratos de pepino, chá verde e folha de oliveira, óleo de jojoba, argila branca e carvão ativado.

Assim, a máscara de argila preta torna-se mais segura, eficiente e benéfica à sua rotina de skincare.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.