Vitamina E: descubra seus benefícios para a pele!

Vitamina E: descubra seus benefícios para a pele!

A vitamina E desempenha um importante papel na saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e, no caso da pele, no combate ao envelhecimento devido à sua poderosa ação antioxidante.

Essa vitamina não é sintetizada pelo corpo humano, de forma que precisa ser absorvida por meio de alimentação ou suplementação ou por meio de dermocosméticos e maquiagens para a pele.

Para saber tudo sobre vitamina E e aprender a incorporar essa poderosa aliada na sua rotina, esse conteúdo vai abordar:

Com essas informações, você vai saber como e quando inserir a vitamina E na sua rotina, tanto para benefícios à saúde quanto estéticos.

Vitamina E, o que é?

A vitamina E também recebe o nome de tocoferol, sendo um nutriente lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, que se destaca pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Trata-se da principal vitamina lipossolúvel presente no plasma e na partícula de LDL, encontrada em oito formas químicas, sendo a alfa-tocoferol a mais comum e estudada atualmente.

Suas propriedades resultam em benefícios ao sistema imunológico, estética da pele e dos cabelos e prevenção de doenças, como as cardiovasculares e neurológicas, como o mal de Alzheimer.

Para ter uma ingestão adequada de vitamina E, é importante inserir uma série de alimentos na dieta, incluindo vegetais de cor verde-escura, sementes oleaginosas, óleos vegetais, como azeite e de girassol, abacate, mamão e gérmen de trigo.

Entre os sintomas associados ao déficit de vitamina C, incluem-se problemas neurológicos, doenças neuromusculares, lesões na retina, sistema imune deficitário e queda de cabelo.

Para que serve a vitamina E?

A vitamina E serve a diferentes funções no organismo, especialmente devido à função antioxidante que faz dela recomendada para combater o efeito dos radicais livres no corpo.

Os radicais livres são responsáveis pelo processo de envelhecimento por  causarem danos à membrana das células e inviabilizarem a renovação celular. 

O envelhecimento precoce das células também está associado ao desenvolvimento de diferentes patologias, incluindo câncer e Alzheimer.

Outra função da vitamina E no organismo é auxiliar na modulação da arteriosclerose, essencial na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto.

Por fim, essa vitamina também contribui para a prevenção da esteatose hepática, que consiste no acúmulo de gordura no fígado.

Vitamina E para pele, cabelo e unhas!

Além dos benefícios à saúde em geral, a vitamina E está diretamente associada a melhorias na pele, nos cabelos e nas unhas. Entenda mais a seguir!

Ação antioxidante 

Um dos principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e a formação de sinais na pele, como rugas, vincos e sulcos são os radicais livres, que atacam as membranas das células, impedindo sua regeneração e renovação.

Dessa forma, a ação antioxidante da vitamina E é uma importante aliada no combate à ação e formação dos radicais livres que, além de estarem associados ao desenvolvimento de diferentes doenças, também causam o envelhecimento da pele.

Nos cabelos, a ação antioxidante da vitamina é importante para evitar a degradação das fibras colágenas e também o envelhecimento dos fios, que vai resultar em uma estética fragilizada.

A vitamina E é particularmente indicada para quem vai fazer procedimentos químicos nos cabelos, aumentando as chances de danos.

Nas unhas, a vitamina contribui no crescimento saudável das unhas e fortalecimento, com redução da quebra. 

Proteção solar

A formação dos radicais livres deve-se principalmente pela exposição à radiação solar, sendo que a proteção é uma importante aliada na manutenção da saúde e beleza da pele.

Os compostos antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina C, contribuem diretamente para intensificar a barreira formada pelo protetor solar, agregando à saúde da cútis.

É importante lembrar que a radiação solar também compromete a estética capilar, de forma que a ação antioxidante da vitamina reduz efeitos indesejados como ressecamento e perda da cor nos cabelos.

Tratamento de cicatrizes e queimaduras

Os dermocosméticos com vitamina E também são indicados para peles queimadas ou com cicatrizes, pois o efeito antioxidante do composto contribui para a amenização desses sinais ao estimular a renovação celular.

Hidratação

A vitamina E age como lubrificante e hidratante da pele, melhorando a elasticidade da cútis e beneficiando especialmente pessoas com tendência ao ressecamento da pele, que também agrava e acelera o processo de envelhecimento dos tecidos.

A ação hidratante dessa vitamina também beneficia a saúde da unha, reduzindo a quebra ou o aspecto esbranquiçado.

Nos cabelos, a ação da vitamina E inclui estimular a umectação natural, mantendo-o mais hidratado e com controle de frizz, leveza e maciez.

Mais um aspecto importante é que a hidratação promovida por essa vitamina ajuda a prevenir as pontas duplas que são causadas pelo ressecamento dos fios.

Ação anti-inflamatória

As propriedades anti-inflamatórias da vitamina E fazem com que ela seja indicada para pessoas com a tendência à peles irritadas e avermelhadas, como pessoas com predisposição à acnes ou com peles sensíveis.

Conheça alguns dos nossos produtos com Vitamina E

Além de estar presente na alimentação, por meio de opções como óleo de girassol, amêndoas, castanhas, azeite e outros, a vitamina E para pele também pode ser obtida por meio de dermocosméticos.

Na CARE, a vitamina E está presente na formulação de maquiagens, como o blush, garantindo uma cor mais viva e hidratação.

Outras formulações naturais, sustentáveis, orgânicas e veganas da CARE que levam a vitamina E na composição incluem:

Sérum Hidratante Para Olhos Eye CARE

Voltado para o cuidado na região dos olhos, o Eye CARE é formulado com vitamina E natural e também pracaxi (poderoso antioxidante); óleo de macadâmia; hidrolato de lavanda e de alecrim; óleo de jojoba; e rosa mosqueta.

Eye CARE

Indicado para ser usado depois da limpeza ou tonificação da pele e antes da hidratação, o sérum ajuda a devolver a elasticidade da pele e hidratá-la, melhorando a produção de colágeno e elastina nessa região sensível.

Bruma Hidratante CARE Mist

O CARE Mist é formulado com vitamina A e vitamina E, podendo ser usado na pele, cabelos e unhas. A composição inclui cálcio; zinco; potássio; selênio; lavanda; camomila; manjericão e patchuli.

CARE Mist

Trata-se de um tonificante que pode ser usado após a limpeza da pele e que ajuda na hidratação e nutrição e devido aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.