
Colágeno para pele: saiba como inserir na sua rotina
Inserir cuidados na rotina para estimular o colágeno para pele é fundamental, uma vez que essa importante proteína tende a diminuir.
A redução do colágeno está associada ao envelhecimento celular, mas também a alguns hábitos diários, especialmente quando há aumento da exposição aos radicais livres.
A seguir, vamos abordar melhor como inserir o colágeno para pele no seu dia a dia e, principalmente, mostrar por que investir nesse cuidado. Você vai conferir:
- Sobre o colágeno
- Benefícios do colágeno para pele
- Como estimular a produção de colágeno no corpo
- Como prevenir a perda de colágeno
- Colágeno previne o envelhecimento da pele?
Vem com a gente e saiba tudo sobre colágeno. Alerta de spoiler: temos uma surpresinha para você no final!
Sobre o colágeno
O colágeno é uma proteína abundante nos ossos, tendões, articulações e, principalmente, na pele.
Assim, apesar de pensarmos no colágeno para pele especificamente, essa proteína também ajuda na saúde das articulações e óssea.
Existem vários tipos de colágeno, sendo os tipos 1 e 3 os que mais influenciam na estrutura da pele, responsáveis pela firmeza, elasticidade e até hidratação cutânea.
Leia também: Colágeno: saiba o que é, para que serve e como repor
Benefícios do colágeno para pele
O colágeno para pele está diretamente associado a uma derme mais jovial e resistente. Até os 25 anos, em média, é o período em que essa proteína é mais abundante no organismo.
Nessa faixa etária, entretanto, a produção de colágeno começa a diminuir progressivamente.
O colágeno é responsável por características como uma pele mais firme, elástica, hidratada e tonificada. "O colágeno tem papel estrutural no nosso tecido, dando-lhe força e resistência, e mantendo a pele firmemente aderida aos tecidos mais profundos”, esclarece o médico dermatologista, Dr. Luiz Perez.
É por essa razão que o colágeno é o grande aliado em prevenir a flacidez cutânea, um sinal associado ao envelhecimento da pele quando há menos fibras colágenas para manter essa aderência aos demais tecidos.
Leia também: Colágeno na pele: como aumentar o estoque natural e prevenir a perda?
Como estimular a produção de colágeno no corpo
A produção de colágeno para pele e corpo depende da manutenção de bons hábitos de vida.
O Dr. Luiz Perez explica que exercícios de força e impacto estimulam a produção de colágeno, enquanto os de resistência prolongados podem diminuir a firmeza da pele.
A dica, então, é incluir exercícios físicos moderados na sua rotina e se informar de qual modalidade é mais propícia para você. Só não vale ficar no sofá, combinado?
O dermato destaca que uma “alimentação balanceada e rica em Vitamina C e proteínas também é fundamental”; então, lembre-se de incluir mais frutas, verduras, legumes, grãos, oleaginosas nas refeições.
Tem uma alimentação vegana ou vegetariana? Existem diversas fontes boas de proteínas, como espinafre, couve, brócolis, couve-flor, salsa, repolho, feijão, lentilha, grão de bico, aveia, quinoa e muitas outras.
E não se esqueça da rotina de skincare, outra etapa fundamental para garantir uma boa produção de colágeno para pele. Além das etapas de limpeza e hidratação, a proteção solar é indispensável para garantir a manutenção das fibras colágenas.
Outra dica é inserir etapas no skincare focadas em firmeza da pele, como produtos de tratamento com vitamina C, pracaxi e outros ativos antioxidantes.
Como prevenir a perda de colágeno
Além de conhecer boas práticas para estimular o colágeno para pele, também é importante conhecer como prevenir o desgaste acelerado dessas fibras.
Qualquer hábito ou prática que aumenta os níveis de radicais livres no corpo ou na pele vai potencializar a perda de colágeno. Entre eles estão:
- exposição solar excessiva e sem proteção;
- consumo demasiado de bebidas alcóolicas;
- tabagismo;
- estresse;
- má higiene do sono;
- exposição à poluição;
- consumo demasiado de ultraprocessados.
De acordo com a Dra. Cristina Yumie Nozuma, nutricionista clínica e empresária, proprietária da Alme Nutrição Personalizada, e que possui especialização em Obesidade e Nutrição Esportiva, para um melhor resultado no uso do colágeno, é necessária uma dieta equilibrada, rica em indutores de colágeno, antioxidantes e proteínas, aliada à prática regular de exercícios físicos, principalmente de força, que auxiliam no ganho de massa muscular e aumenta a produção de colágeno e elastina. "Essa melhora na qualidade de vida, associada à suplementação, tem excelentes resultados", afirma.
Mas lembre-se: o ideal é que a suplementação de colágeno seja associada a uma alimentação balanceada e bons hábitos, o que vai potencializar os ganhos.
Leia também: Reposição de colágeno: como estimular por meio da alimentação?
Colágeno previne o envelhecimento da pele?
Como vimos, a partir dos 25 anos, a nossa reserva de colágeno começa a cair e a quantidade que perdemos supera a quantidade que somos capazes de produzir.
A degradação do colágeno, que é lenta e progressiva em qualquer pessoa, pode ser potencializada por meio de hábitos ruins, resultando no envelhecimento precoce da pele.
Manter bons níveis de colágeno ajuda, como visto, na saúde das articulações e também na aparência da pele, prevenindo o surgimento dos sinais de envelhecimento.
Isso porque quanto maior as reservas de colágeno, mais a pele manterá uma boa aderência aos tecidos profundos, evitando a flacidez e promovendo a elasticidade e firmeza da pele.
Por conta dessa ação do colágeno para pele, investir em cuidados para mantê-lo elevado contribui na prevenção dos sinais de envelhecimento.
O Dr. Luiz Perez reforça que a associação de cuidados é o que entrega os melhores resultados quando falamos em bons níveis de colágeno. “A suplementação ajuda na desaceleração dessa perda associada à idade. Alguns procedimentos estéticos induzem a produção de colágeno, como bioestimulação, lasers e ultrassom microfocado. Quando associados ao colágeno via oral, temos resultados potencializados”, conta.
Pensando na importância de cuidados para manter bons níveis de colágeno, a CARE Natural Beauty desenvolveu o novo Cacau Glow, um suplemento em pó feito com cacau orgânico, vitamina C, glicina, fibras alimentares, lisina e L-prolina para aumentar a síntese de colágeno, melhorando as reservas dessa proteína no nosso corpo, com ganhos à saúde e, principalmente, à pele.
Com formulação que engloba os principais precursores da síntese colágena no organismo, o Cacau Glow é o alimento perfeito para todas as horas e que permite o skincare de dentro para fora.
Com embalagem prática e sabor delicioso, o Cacau Glow pode ser inserido em uma rotina de cuidados pessoais, juntamente com os demais produtos de skincare da CARE.
Você pode consumir o Cacau Glow de diversas formas, combinando com receitas práticas, nutritivas e saborosas de fazer no dia a dia!
Perfeitas para potencializar a beleza que já existe em você e dar um boost na sua saúde.
A Dra. Yasmin Munhoz, médica nutricionista e co-founder do Green Flow @green_flow, atendimento clínico em Nutrição Plant-Based, forneceu 3 receitas super apetitosas e que estimulam a produção de colágeno no corpo.
Veja como é fácil preparar: sorbet de cacau crocante, smoothie especiarias e panqueca de banana vegana.
Prove e surpreenda-se com o poder da beleza refletido de dentro para fora!