maquiagem orgânica

Vitamina E: descubra seus benefícios para a pele!

A vitamina E desempenha um importante papel na saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e, no caso da pele, no combate ao envelhecimento devido à sua poderosa ação antioxidante.

Essa vitamina não é sintetizada pelo corpo humano, de forma que precisa ser absorvida por meio de alimentação ou suplementação ou por meio de dermocosméticos e maquiagens para a pele.

Para saber tudo sobre vitamina E e aprender a incorporar essa poderosa aliada na sua rotina, esse conteúdo vai abordar:

Com essas informações, você vai saber como e quando inserir a vitamina E na sua rotina, tanto para benefícios à saúde quanto estéticos.

Vitamina E

O que é a vitamina E?

A vitamina E também recebe o nome de tocoferol, sendo um nutriente lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, que se destaca pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória.

Trata-se da principal vitamina lipossolúvel presente no plasma e na partícula de LDL, encontrada em oito formas químicas, sendo a alfa-tocoferol a mais comum e estudada atualmente.

Suas propriedades resultam em benefícios ao sistema imunológico, estética da pele e dos cabelos e prevenção de doenças, como as cardiovasculares e neurológicas, como o mal de Alzheimer.

Para ter uma ingestão adequada de vitamina E, é importante inserir uma série de alimentos na dieta, incluindo vegetais de cor verde-escura, sementes oleaginosas, óleos vegetais, como azeite e de girassol, abacate, mamão e gérmen de trigo.

Entre os sintomas associados ao déficit de vitamina C, incluem-se problemas neurológicos, doenças neuromusculares, lesões na retina, sistema imune deficitário e queda de cabelo.

Para que ela serve?

A vitamina E serve a diferentes funções no organismo, especialmente devido à função antioxidante que faz dela recomendada para combater o efeito dos radicais livres no corpo.

Os radicais livres são responsáveis pelo processo de envelhecimento por  causarem danos à membrana das células e inviabilizarem a renovação celular. 

O envelhecimento precoce das células também está associado ao desenvolvimento de diferentes patologias, incluindo câncer e Alzheimer.

Outra função da vitamina E no organismo é auxiliar na modulação da arteriosclerose, essencial na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto.

Por fim, essa vitamina também contribui para a prevenção da esteatose hepática, que consiste no acúmulo de gordura no fígado.

Benefícios Vitamina E

Quais os benefícios da vitamina E?

Os benefícios da vitamina E à saúde são comprovados por uma série de estudos que se debruça sobre o tema e os efeitos desse nutriente no organismo.

De fato, a manutenção da saúde global do corpo depende do equilíbrio na ingestão de diversos nutrientes, entre eles, a vitamina E.

Saúde cardíaca

Um dos benefícios mais destacados da vitamina E é na saúde do coração, uma vez que contribui para a modulação da arteriosclerose, promove um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a formação de substâncias que obstruem os vasos.

Os benefícios cardíacos em homens e mulheres também se deve à ação antioxidante desse nutriente, reduzindo o envelhecimento celular e colaborando para a regeneração das células.

Cadastre-se agora e ganhe 20% na sua primeira compra
Receba também em primeira mão dicas para sua rotina de SkinCARE, lançamentos e descontos exclusivos

Prevenção do câncer de próstata

A ingestão adequada de vitamina E por meio da alimentação ou suplementos contribui para a redução dos casos de crescimento de tumores relacionados à testosterona, como é o caso do câncer de próstata.

Esse nutriente ainda colabora com a fertilidade masculina devido ao efeito antioxidante, que evita que os espermatozoides sofram com a ação dos radicais livres.

Níveis saudáveis de vitamina E também são associados à produção adequada de hormônios, o que é fundamental na fertilidade do homem.

Prevenção da degeneração da mácula

A mácula faz parte da retina, ficando localizada na parte posterior do olho e sua degeneração, causada principalmente pela idade, ocasiona a perda no centro do campo de visão.

A ingestão de vitamina E colabora para a manutenção da saúde da mácula, prevenindo problemas de visão.

Prevenção do mal de Alzheimer

Os efeitos antioxidantes da vitamina E, principalmente quando associados a níveis satisfatórios de consumo de vitamina C, outro poderoso antioxidante, podem contribuir para a prevenção do mal de Alzheimer devido à preservação celular e o combate aos radicais livres.

Prevenção da Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neuromuscular que causa o enfraquecimento progressivo e atrofia da musculatura.

Alguns estudos identificaram que a suplementação com vitamina E pode contribuir para retardar a progressão da doença ou mesmo contribuir para a prevenção da ELA.

Saúde às gestantes

A ingestão adequada de vitamina E, especialmente a versão ativa alfa-tocoferol, pode contribuir para a saúde materna ao ajudar a prevenir quadros de pré-eclâmpsia, relacionado ao parto prematuro devido à hipertensão.

A vitamina previne o estresse oxidativo na placenta, que pode ocasionar o problema e reduzir casos de hipertensão na prole.

self care

Quais são os benefícios da vitamina E para a pele?

Além dos benefícios à saúde de uma forma geral, a vitamina E está diretamente associada a melhorias na pele. Entenda mais a seguir!

Ação antioxidante 

Um dos principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e a formação de sinais na pele, como rugas, vincos e sulcos são os radicais livres, que atacam as membranas das células, impedindo sua regeneração e renovação.

Dessa forma, a ação antioxidante da vitamina E é uma importante aliada no combate à ação e formação dos radicais livres que, além de estarem associados ao desenvolvimento de diferentes doenças, também causam o envelhecimento da pele.

Proteção solar

A formação dos radicais livres deve-se principalmente pela exposição à radiação solar, sendo que a proteção é uma importante aliada na manutenção da saúde e beleza da pele.

Os compostos antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina C, contribuem diretamente para intensificar a barreira formada pelo protetor solar, agregando à saúde da cútis.

Tratamento de cicatrizes e queimaduras

Os dermocosméticos com vitamina E também são indicados para peles queimadas ou com cicatrizes, pois o efeito antioxidante do composto contribui para a amenização desses sinais ao estimular a renovação celular.

Hidratação

A vitamina E age como lubrificante e hidratante da pele, melhorando a elasticidade da cútis e beneficiando especialmente pessoas com tendência ao ressecamento da pele, que também agrava e acelera o processo de envelhecimento dos tecidos.

Ação anti-inflamatória

As propriedades anti-inflamatórias da vitamina E fazem com que ela seja indicada para pessoas com a tendência à peles irritadas e avermelhadas, como pessoas com predisposição à acnes ou com peles sensíveis.

Maquiagem com Vitamina E, vem ver!

Além da alimentação, suplementação (quando indicada por um especialista) e dermocosméticos, a vitamina E também pode ser inserida na rotina por meio de maquiagens naturais, sustentáveis, orgânicas e veganas, como as da CARE Natural Beauty.

Ao unir a vitamina E no blush – que também pode ser usado como iluminador, sombra e batom – com outras substâncias potentes, como o ácido hialurônico, mix de antioxidantes da Amazônia, óleo de semente de uva, manteiga de cupuaçu e karité, óleo de damasco e cera de candelila, o resultado é uma maquiagem potente e saudável.

Essa união está presente no DUO Pink & Peach, ideal para quem gosta de cores clássicas, e no DUO Pink & Champagne para quem busca um tom suave para diferentes looks.

A escolha de maquiagens com componentes naturais, orgânicos e saudáveis, como a vitamina E, é fundamental para que a finalização do seu skincare seja focado na sua saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.