Vitamina E: por que usar e quais os benefícios para a pele

Vitamina E: por que usar e quais os benefícios para a pele

Quantas vezes você verificou os rótulos dos seus cosméticos para ver os componentes da formulação? A verdade é que os cosméticos convencionais contêm ingredientes perigosos, tóxicos e até cancerígenos que podem prejudicar a saúde a longo prazo.

É importante saber que não são apenas os itens de maquiagem que contêm substâncias tóxicas, mas também produtos de higiene pessoal como desodorantes, xampus, cremes e cosméticos para a pele.

A vitamina E, por outro lado, desempenha um importante papel na saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e, no caso da pele, no combate ao envelhecimento devido à sua poderosa ação antioxidante.

Essa vitamina não é sintetizada pelo corpo humano, de forma que precisa ser absorvida por meio de alimentação ou suplementação, mas também está presente em dermocosméticos.

Para saber tudo sobre vitamina E e aprender a incorporar essa poderosa aliada na sua rotina, esse conteúdo vai abordar:

Com essas informações, você vai saber como e quando inserir a vitamina E na sua rotina, além de colher os benefícios tanto saúde quanto à pele. Ainda mais se você escolher usar cosméticos veganos, com formulação limpa e livres de toxinas, porque só é beleza se for limpa e não poluir a pele, certo?!

Vitamina E: o que é e para o que serve?

A vitamina E é chamada de tocoferol, sendo um nutriente lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura.

A vitamina E ajuda a proteger o organismo contra moléculas reativas ao oxigênio, como os radicais livres, que devido ao número ímpar de elétrons na última camada é altamente reativo, resultando na oxidação de células saudáveis.

Assim, a vitamina E tem ação antioxidante, propriedade diretamente associada aos benefícios promovidos ao sistema imunológico, estética da pele, cabelos e unhas e até prevenção de doenças, como as cardiovasculares e neurológicas, como o mal de Alzheimer.

A vitamina E tem diferentes funções no organismo, com destaque à prevenção contra o envelhecimento celular e cutâneo, devido à ação antioxidante, efeito hidratante e tratamento de sinais dermatológicos.

De forma mais geral à saúde, a vitamina E está associada à prevenção de patologias como o câncer, Alzheimer, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas.

Como a vitamina E age em nosso corpo?

vitamina E

Além dos benefícios à saúde em geral, a vitamina E está diretamente associada a melhorias na pele, nos cabelos e nas unhas. Entenda mais a seguir!

Benefícios para a pele

A vitamina E apresenta uma série de benefícios à pele, tanto no que se refere aos resultados estéticos, como também à saúde cutânea.

A ação antioxidante da vitamina E viabiliza a prevenção de sinais de envelhecimento facial, como rugas, sulcos e vincos. 

Devido à mesma propriedade, essa vitamina aumenta a proteção contra a radiação solar que está associada a danos estéticos e estruturais na pele devido à alteração progressiva do DNA das células.

Outra função da vitamina E na pele é lubrificar e hidratar a pele, melhorando a elasticidade da cútis e beneficiando especialmente pessoas com tendência ao ressecamento da pele, que também agrava e acelera o processo de envelhecimento dos tecidos.

As propriedades anti-inflamatórias da vitamina E fazem com que ela seja usada no tratamento de peles irritadas e avermelhadas, como a acneica e sensíveis.

Atualmente, também é feito o uso terapêutico da vitamina E, como no caso de queimaduras e cicatrizes.

Benefícios para a unha

Nas unhas, a vitamina E contribui no crescimento saudável e fortalecimento, com redução da quebra.

Devido à ação lubrificante e hidratante, também se observa melhora da hidratação das unhas, especialmente quando há tendência ao esbranquiçamento.

Benefícios para o cabelo

Nos cabelos, a ação antioxidante da vitamina E é importante para evitar a degradação das fibras colágenas e o envelhecimento dos fios, que resultam no aspecto frágil e opaco dos cabelos. 

Nos cabelos, a ação da vitamina E inclui estimular a umectação natural, mantendo-o mais hidratado e com controle de frizz, leveza e maciez.

Mais um aspecto importante é que a hidratação promovida por essa vitamina ajuda a prevenir as pontas duplas que são causadas pelo ressecamento dos fios.

A vitamina E é particularmente indicada para quem vai fazer procedimentos químicos nos cabelos, uma vez que melhora a hidratação e reduz as chances de danos associados às técnicas capilares, como ressecamento, quebra e até queda de cabelo.

Alimentos com vitamina E

Como o nosso corpo não sintetiza a vitamina E é preciso ingeri-la por meio da alimentação para que os níveis se mantenham adequados. Conheça, a seguir, os alimentos com vitamina E para incluir na dieta:

  • óleos saudáveis como de girassol, canola, milho e azeite;
  • oleaginosas, como castanha do Pará, amêndoa, nozes, amendoim avelã;
  • sementes, como de girassol e abóbora;
  • frutas, como abacate, mamão, manga e uva;
  • folhas, como acelga e de cor verde escuro.

Portanto, invista em uma alimentação diversificada e baseada, principalmente, em ingredientes naturais, como frutas, verduras, legumes, sementes, grãos e óleos saudáveis.

Quando é necessária a suplementação?

Além da alimentação, a vitamina E também pode ser ingerida por meio da suplementação.

Nesse caso, é importante uma avaliação médica para verificar os níveis de vitamina E e, se eles forem deficitários, incluir o suplemento na rotina.

Entre os sintomas associados ao déficit de vitamina E, incluem-se:

  • baixa imunidade;
  • problemas de visão;
  • fraqueza muscular e fadiga crônica;
  • insônia;
  • alterações na memória, foco e concentração;
  • queda de cabelo.

A investigação adequada é fundamental antes de iniciar a suplementação, uma vez que níveis elevados de qualquer vitamina também podem comprometer a saúde.

Produtos CARE com vitamina E

A beleza verdadeira está ancorada na limpeza do corpo e da alma. Sem toxicidade na rotina e menos substâncias que prejudiquem a saúde a médio e longo prazo. Porque só é beleza se for limpa e não jogar para dentro do seu corpo toxinas e metais pesados que, pouco a pouco, intoxiquem o organismo.

Além de poder ser ingerida por alimentos e suplementos, a vitamina E pode ser encontradas em dermocosméticos para o benefício da pele.

Na CARE Natural Beauty, a vitamina E está presente na formulação de maquiagens, como os blushes e iluminadores multifuncionais DUOs, garantindo uma cor mais viva e hidratação ao mesmo tempo.

Outras formulações naturais, sustentáveis, orgânicas e veganas da CARE que levam a vitamina E na composição incluem:

Sérum Hidratante para Olhos Eye CARE

sérum para olhos Eye CARE

Voltado para o cuidado na região dos olhos, o Eye CARE é formulado com vitamina E natural e também pracaxi (poderoso antioxidante); óleo de macadâmia; hidrolato de lavanda e de alecrim; óleo de jojoba; e rosa mosqueta.

Indicado para ser usado depois da limpeza ou tonificação da pele e antes da hidratação, o sérum ajuda a devolver a elasticidade da pele e hidratá-la, melhorando a produção de colágeno e elastina nessa região sensível.

Bruma Hidratante CARE Mist

Bruma hidratante CARE Mist

O CARE Mist é formulado com vitamina A e vitamina E, podendo ser usado na pele, cabelos e unhas. A composição inclui cálcio; zinco; potássio; selênio; lavanda; camomila; manjericão e patchuli.

Trata-se de um tonificante que pode ser usado após a limpeza da pele e que ajuda na hidratação e nutrição e devido aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Se você também quer um estilo de vida mais limpo, leve e saudável, escolha adicionar produtos sem toxinas à sua rotina. Leia sempre os rótulos dos cosméticos e opte por marcas que tenham compromisso com você e com o meio ambiente. E não se esqueça: use e abuse da vitamina E na pele!

Comece a mudança pelo seu autocuidado; pelo principal lugar onde você habita todos os dias: seu próprio “eu”, seu próprio corpo, sua própria pele.

Só é beleza se for limpa. Só é limpa se for CARE.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.