tipos de pele

Tipos de pele: características e cuidados!

Existem diferentes formas de classificar os tipos de pele, sendo que a mais comum delas é quanto à tendência à oleosidade ou ressecamento devido à atividade das glândulas sebáceas.

A diferenciação dos tipos de pele de acordo com a oleosidade é considerada apenas para face e após a puberdade, fase na qual haverá uma intensificação normal da oleosidade por fatores hormonais.

Pensando nas dificuldades de entender os diferentes tipos de pele e os cuidados apropriados para cada um deles, preparamos esse conteúdo, no qual você vai ver:

Confira com a gente e não perca todas as dicas para o seu tipo de pele!

Tipos de pele: qual é o seu?

A atividade das glândulas sebáceas, juntamente com a capacidade da derme de reter água, é o que determina os tipos de pele.

Por conta disso, é possível identificar os diferentes tipos de pele observando as características mais presentes. Veja a seguir!

Pele seca

pele_seca

A pele seca é caracterizada por uma menor atividade das glândulas sebáceas e também pela tendência à perda de água da derme. Com isso, suas principais características incluem:

  • tendência à descamação;
  • textura mais áspera;
  • sem poros aparentes;
  • tendência a problemas de sensibilidade.

Cuidados para a pele seca!

O conjunto limpeza + hidratação + proteção solar é uma regra para todos os tipos de pele, mas cada rotina de skincare deve considerar as particularidades individuais.

No caso da pele seca, na qual há deficiência de sebo e água, a recomendação é investir em produtos específicos para esse tipo de pele, que são mais hidratantes.

Assim, o sabonete facial, por exemplo, não vai agredir a barreira de gordura, que já é sensível. Os ativos emolientes, que repõem a camada lipídica e retêm água, são os mais recomendados, assim como os umectantes, que atraem água.

Nesse caso, talvez seja importante investir em um hidratante com uma textura mais espessa e finalizar o skincare noturno com um óleo.

Cuidados como a esfoliação devem ser mais espaçados, evitando remover excessivamente os sebos e deixar a derme mais ressecada.

skincare para pele seca

Uma dica é usar o Kit Pele seca da CARE Natural Beauty, um verdadeiro booster de preenchimento e hidratação para sua pele. É composto pelo CARE Mist, Skindrops Hialu, Skindrops Filler e Eye CARE, que proporcionam mais firmeza, nutrição e menos linhas de expressão em apenas 15 dias de uso contínuo (dia e noite).

Leia também: Pele sensível: o que é e quais cuidados você deve ter!

Pele normal

pele_normal

A pele normal é aquela que apresenta equilíbrio entre a produção de sebo e a retenção de água. Isso significa que a pele tem maior tendência a ser aveludada, sem poros aparentes e com viço saudável. 

Mesmo sendo uma pele com a hidratação balanceada, não significa que cuidados não são necessários.

Cuidados para a pele normal! 

A pele normal não demanda menos cuidados, sendo importante incorporar a rotina básica de limpeza, hidratação e proteção solar.

Também é possível investir em etapas opcionais da rotina de skincare para melhorar ainda mais o aspecto da pele e prevenir os sinais de envelhecimento.

Portanto, é importante cuidar da pele normal para que o equilíbrio entre sebo e água seja mantido e prevenir o surgimento de sinais indesejados, como rugas ou linhas de expressão marcadas.

skincare pele mista

Recomendamos o uso do Kit Pele normal / mista da CARE Natural Beauty, a combinação dos best-sellers da marca CARE Mist, Skindrops Hialu e Eye CARE. Os produtos trazem os melhores ativos da natureza em máxima concentração que, aliados à tecnologia, entregam alta performance para a pele.

Pele mista

A pele mista é muito comum e caracterizada por uma região mais oleosa, a zona T, que inclui testa, nariz e queixo, e restante da face de outro tipo de pele, podendo ser normal ou mesmo seca. Alguns indicativos da pele mista são:

  • excesso de brilho e oleosidade na zona T;
  • tendência à descamação no restante da face;
  • poros dilatados na zona T;
  • textura irregular;
  • problemas com acne.

Muitas pessoas com pele mista têm dúvidas de como cuidar de forma apropriada da pele.

Cuidados para a pele mista!

Muitos dos cuidados com a pele mista são compartilhados com quem tem pele oleosa. A principal dica aqui é investir em limpeza.

O sabonete facial escolhido deve ser capaz de remover o excesso de oleosidade, sem causar ressecamento – o que também é indicado para as peles oleosas.

A etapa seguinte é a hidratação, sendo recomendado optar por gel ou sérum que tenha uma textura mais leve e melhor absorção.

Para proteção solar, a orientação é investir em produtos com alta tecnologia, que garantam toque seco e controle da oleosidade.

Pele oleosa

pele_oleosa

A pele oleosa é caracterizada pelo funcionamento excessivo das glândulas sebáceas, resultando em uma aparência pegajosa, excesso de brilho, tendência à acne e poros dilatados.

Cuidados para a pele oleosa! 

A pele oleosa é uma das mais comuns no Brasil e a dica de ouro para o equilíbrio dérmico é investir em uma rotina saudável de limpeza, lavando o rosto, no máximo, duas vezes ao dia para evitar o efeito rebote.

Também é recomendado evitar água quente e sabonetes que removem excessivamente os óleos, pois eles ressecam a pele e também vão causar o aumento na produção de sebo.

A etapa de hidratação também é fundamental para peles oleosas, pois evita que haja o aumento da produção de sebo. 

skincare pele oleosa

O Kit Pele oleosa / acneica da CARE Natural Beauty foi desenvolvido para prevenir ou tratar acnes e controlar a oleosidade da pele. Contendo o CARE Mist, o Skindrops Hialu e o Instant Eye Lift, é o kit perfeito para renovar sua pele e turbinar seu ritual de selfCARE.

O conjunto limpeza e hidratação será fundamental para o controle da oleosidade em pessoas com esse tipo de pele.

A etapa de proteção solar também é indispensável, sendo importante investir em um produto específico para esse tipo de pele, o que ajuda no controle da oleosidade e proporciona toque seco.

Agora que você já sabe quais são os tipos de pele e os cuidados para cada um deles, é só adquirir os produtos veganos, orgânicos e naturais da CARE Natural Beauty para as necessidades da sua pele! Conheça os nossos kits para cada tipo de pele!

Leia também: Pele Oleosa: saiba como se cuidar com cosméticos naturais!

Quer saber qual é o SkinCARE ideal para o seu tipo pele? Descubra no quiz abaixo que montamos para você!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.