Rotina de Skincare: aprenda como fazer

Rotina de Skincare: aprenda como fazer

Os produtos de skincare apresentam diversos benefícios de curto e longo prazo, mas saber a correta ordem de aplicação é fundamental para os resultados desejados.

No ritual de skincare, usamos diversos produtos, como cremes antissinais, protetores solares, séruns antienvelhecimento e anti rugas e outros que cumprem a função de proteger ou nutrir e cuidar da pele.

Porém, de nada adianta investir em cosméticos que prometem diversos benefícios à pele, se, na hora de aplicá-los, desconhecemos a ordem de aplicação dos produtos de skincare. 

Para que isso não aconteça, a CARE preparou esse conteúdo com:

O que é skincare?

O skincare pode ser traduzido de forma direta como cuidados (care) e “pele”, ou seja, são os cuidados adotados no dia a dia com a pele. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a rotina de skincare, como a ordem correta dos cosméticos e como escolher os produtos ideais.

Nossa primeira recomendação é escolher cosméticos limpos, ou seja, que não tenham ingredientes duvidosos em sua formulação, como os derivados de petróleo.

Atualmente, a escolha dos produtos de skincare também pode ser um posicionamento político, como quando se escolhem cosméticos orgânicos e veganos, como os produtos da CARE.

Outro aspecto importante é que a rotina de skincare, apesar de ter uma ordem que potencializa os resultados, depende diretamente das necessidades individuais, como o tipo de pele que vamos falar já já.

A rotina de skincare gera benefícios imediatos e de longo prazo, incluindo:

  • hidratação e nutrição da pele;
  • redução de acnes;
  • controle das características indesejadas, como oleosidade e ressecamento;
  • retarda os efeitos do envelhecimento cutâneo;
  • melhora o tônus da pele;
  • redução de rugas e linhas de expressão;
  • proteção contra a radiação solar e menores chances de desenvolver câncer de pele.

Para que esses resultados incríveis sejam alcançados, saiba como seu tipo de pele influencia na sua rotina de cuidados, qual a ordem de aplicação dos produtos de skincare e dicas extras da CARE.

Tipos de pele

Os tipos de pele são classificados conforme as características mais proeminentes, como:

  • pele normal: não costuma apresentar alterações na produção sebácea. Pode ser identificada como uma pele com poros fechados e sem sensibilidade;
  • pele oleosa: é a pele com produção sebácea exagerada, resultando no entupimento dos poros e tendência à cravos e acne;
  • pele mista: quando a pele é normal em parte da face, mas tem características oleosas na zona T (testa e nariz);
  • pele seca: quando a pele é mais sensível e pode apresentar sinais de desidratação devido à baixa produção sebácea, como vermelhidão, repuxamento e cor esbranquiçada.

Cada pele vai demandar um tipo de cuidado. Na pele oleosa, por exemplo, o foco deve ser a limpeza, mas sem exagero, enquanto na pele seca, a etapa de hidratação não pode ser esquecida.

Como ter uma rotina de skincare?

limpeza

É comum não saber ao certo como criar uma rotina de skincare que funciona. O pilar do skincare são três etapas: limpeza, hidratação e proteção.

Se não tem o hábito, o ideal é começar fazendo esse basiquinho todos os dias pela manhã. Tenha um horário planejado ou momento reservado para essa rotina até que ela se torne automática, como depois do banho, depois de escovar o dente, antes de escolher a roupa do dia etc.

Também é importante fazer a rotina de skincare à noite, com foco na etapa de limpeza, para remover as impurezas que se acomodaram durante o dia, como da poluição, resíduos de maquiagens e outros. Em seguida, a hidratação.

Conforme o hábito for se fortalecendo na sua rotina é possível incorporar novas etapas, como tonificação, cuidado com a área dos olhos e iluminador. Confira a seguir!

Qual a ordem correta da rotina de skincare?

rotina_skincare

Para ter uma rotina de skincare perfeita, é fundamental saber que a pele demanda cuidados na rotina da manhã e da noite.

As etapas são quase as mesmas. Confira a seguir o passo a passo para ter os melhores resultados com seu skincare!

Passo 1: Limpeza

Na primeira etapa, utilize os produtos de limpeza para eliminar as impurezas que se acumulam na pele.

Avalie qual a opção que mais se adequa ao seu tipo de pele, que pode ser o sabonete facial, espuma facial ou qualquer outro gel ideal às demandas dérmicas.

Passo 2: Tonificação

Após limpar, a etapa seguinte tem como objetivo refrescar a pele com tônicos, água termal ou alguma essência. 

A tonificação é importante para manter a região úmida, o que facilita a absorção dos próximos produtos de skincare que incluem a hidratação da pele. 

Para tonificar a pele com frescor, leveza e tratamento, recomendamos o nosso CARE Mist.

Leia também: Água Termal: para que serve, e como usar no dia a dia!

Passo 3: Hidratação

Finalmente, chegou a etapa do sérum. Aqui, podemos utilizar produtos que são mais densos e precisam de um contato mais direto com a pele, como séruns para tratamento, hidratantes e nutritivos. 

Não se esqueça de esperar a pele absorver o produto para seguir para a etapa seguinte. O Skindrops Hialu da CARE é o sérum ideal para esse momento, com ácido hialurônico para uma hidratação e nutrição profundas.

Leia também: Ácido Hialurônico: o grande aliado da nossa pele!

Passo 4: Tratamento dos olhos

Agora, o foco é a região dos olhos. Uma dúvida comum é sobre aplicar os produtos dos olhos antes ou depois do sérum hidratante.

Essa definição depende diretamente da textura do produto. Um cosmético mais leve, por exemplo, como o Instant Eye Lift, deve ser aplicado antes do sérum facial.

Já o Sérum Eye CARE, com uma textura mais espessa, pode ser aplicado após a absorção do sérum, o que garante melhor penetração do óleo de pracaxi, seu princípio ativo, e drenagem da região devido ao seu aplicador com Pedra de Jade.

Leia também: Óleo de jojoba: Veja os benefícios desse óleo vegetal na pele!

Passo 5: Iluminação

Para hidratar, proteger e regenerar a pele, recomendamos o sérum Skindrops Glow da CARE na etapa seguinte.

Ele é formulado com probióticos, para efeito antioxidante, vitamina E para nutrição, e um combo de óleo de açaí orgânico e rosa mosqueta para hidratação profunda.

O produto de skincare contribui para evitar os efeitos indesejados da poluição e da radiação solar na pele, pois os antioxidantes potencializam o efeito do protetor. O sérum também promove um efeito de iluminação ideal para vir antes da maquiagem.

Leia também: Skindrops Glow: o sérum iluminador com probióticos da CARE

Passo 6: Proteção solar

Uma das etapas mais importantes da rotina de skincare é a proteção solar, essencial nos cuidados de curto e longo prazo, contribuindo para a prevenção dos sinais de envelhecimento e de condições como melasmas e câncer de pele.

Nós recomendamos o SunCARE Powder, um pó translúcido com fator de proteção solar – FPS 30, que garante uma alta proteção contra as radiações UVB e UVA.

A proteção solar deve ser diária, mesmo quando for permanecer em ambientes internos, como em casa ou no trabalho, pois a luz azul de telas também é prejudicial à saúde e estética da pele.

A aplicação do protetor solar deve ocorrer pela manhã, na rotina matinal de skincare, mas também deve ser reaplicado de 2 em 2 horas para garantir uma proteção estendida durante todo o dia.

Leia também: Protetor solar em pó: para que serve e quais seus benefícios?

Passo 7: Hidratação labial

Por fim, depois que os produtos de skincare aplicados tiverem uma absorção completa, chega a hora de cuidar dos lábios com o balm labial Lip CARE.

Ele pode acompanhar o batom ou ser usado sozinho para hidratar os lábios e também protegê-los da radiação solar. 

Leia também: Lip Balm: conheça um hidratante labial perfeito e natural!

Skincare nortuno

Ficou com dúvida sobre a rotina noturna? Calma que ainda não terminamos!

No fim do dia, as etapas são semelhantes, sendo que a rotina deve ter início com a limpeza. Em seguida, recomendamos o uso de esfoliantes, duas vezes na semana, para potencializar a remoção de células mortas e agentes externos, como poluição e resíduos de produtos.

Os cuidados prosseguem com a etapa de tonificação, seguida do cuidado com a região dos olhos e, por fim, a hidratação e nutrição facial, com o sérum, e labial, com o Balm Lip.

Caso sua pele seja mais ressecada, recomendamos finalizar a rotina com os produtos de skincare com uma blend de óleos, o que garante uma hidratação mais profunda.

A dica de ouro da rotina de skincare é analisar a textura do produto: se for mais fino, vem primeiro, enquanto os mais espessos ficam por último. 

Desfrute do seu autocuidado com a CARE

Lembre-se de reservar sempre alguns minutos do seu dia para cuidar de você e da sua pele da maneira como você merece.

A CARE está sempre ao seu lado, mostrando que é possível fazer com que o seu ritual de cuidado de beleza seja o momento mais especial do dia. 

Como você viu, na CARE contamos com produtinhos orgânicos, veganos, cruelty-free e limpos para todas as etapas do seu skincare. 

Hoje, a nossa dica para quem está querendo criar, de uma vez por todas, o hábito da rotina de skincare é o Kit Hidra Power:

Kit Hidra Power

  • Sérum Facial Skindrops Hialu para nutrição e hidratação profunda e amenização de sinais na face, como sulcos, vincos e rugas;
  • Sérum Hidratante Para Olhos Eye CARE para hidratar a região e suavizar as bolsas, olheiras, rugas e linhas finas, promovendo um efeito lifting imediato;
  • Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow para hidratar, iluminar e proteger a pele da poluição e radiação solar;
  • Bruma Hidratante CARE Mist ideal para revitalizar e tonificar a pele.

Com o nosso Kit Hidra Power a base da sua rotina de skincare está garantida com produtos limpos, orgânicos e veganos e formulações potentes para ter resultados imediatos.

Para aprender mais sobre a rotina de SkinCARE ideal, assista ao nosso vídeo no YouTube:

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.