Rotina de skincare: veja o passo a passo dia e noite

Rotina de skincare: veja o passo a passo dia e noite

A rotina de skincare tem vários benefícios de curto e longo prazo, mas saber a correta ordem de aplicação dos produtos é super importante para conseguir os resultados desejados.

No ritual de skincare, usamos diversos produtos, como cremes hidratantes, protetores solares, séruns e outros que cumprem a função de proteger ou nutrir e cuidar da pele.

Mas de nada adianta investir em cosméticos que prometem diversos benefícios à pele, se, na hora de aplicá-los, desconhecemos a ordem de aplicação dos produtos na rotina de skincare.

Para que isso não aconteça, a CARE preparou esse conteúdo com:

Leia esse artigo até o fim e descubra como ter uma rotina de skincare eficaz para a sua pele! Vamos lá?

Rotina de skincare: o que é?

A rotina de skincare pode ser traduzida de forma direta como cuidados (care) e “pele”, ou seja, são os cuidados adotados no dia a dia com a pele de forma frequente.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a rotina de skincare, assim como a ordem correta dos cosméticos e como escolher os produtos ideais para seu tipo de pele.

rotina-de-skincare-mulher-limpando-rosto

Nossa primeira recomendação é escolher cosméticos limpos, ou seja, que não tenham ingredientes duvidosos em sua formulação, como petrolatos, parabenos e chumbo.

Atualmente, a escolha dos produtos de skincare também pode ser um posicionamento político, como quando se escolhem cosméticos veganos e orgânicos, como os produtos da CARE.

Outro aspecto importante é que a rotina de skincare, apesar de ter uma ordem que potencializa os resultados, depende diretamente das necessidades individuais, como o tipo de pele, que vamos falar já, já.

A rotina de skincare gera benefícios imediatos e de longo prazo, incluindo:

  • hidratação e nutrição da pele;
  • redução de acnes;
  • controle das características indesejadas, como oleosidade e ressecamento;
  • retarda os efeitos do envelhecimento cutâneo;
  • melhora o tônus da pele;
  • redução de rugas, linhas finas e marcas de expressão;
  • proteção contra a radiação solar e menores chances de desenvolver câncer de pele.

Para que esses resultados incríveis sejam alcançados, saiba como seu tipo de pele influencia na sua rotina de cuidados, qual a ordem de aplicação dos produtos de skincare e dicas extras da CARE.

Tipos de pele

Os tipos de pele são classificados conforme as características mais proeminentes, como:

  • pele normal: não costuma apresentar alterações na produção sebácea. Pode ser identificada como uma pele com poros fechados e sem sensibilidade;
  • pele oleosa: é a pele com produção sebácea exagerada, resultando no entupimento dos poros e tendência a cravos e acne;
  • pele mista: quando a pele é normal em parte da face, mas tem características oleosas na zona T (testa e nariz);
  • pele seca: quando a pele é mais sensível e pode apresentar sinais de desidratação devido à baixa produção sebácea, como vermelhidão, repuxamento e cor esbranquiçada.

Cada pele vai demandar um tipo de cuidado. Na pele oleosa, por exemplo, o foco deve ser a limpeza, mas sem exagero, enquanto na pele seca, a etapa de hidratação não pode ser esquecida.

Como deve ser a rotina de skincare?

rotina-de-skincare-rosto-mulher

É comum não saber ao certo como criar uma rotina de skincare que funciona. O pilar do skincare são três etapas: limpeza, hidratação e proteção.

Se não tem o hábito, o ideal é começar fazendo esse basiquinho todos os dias pela manhã.

Tenha um horário planejado ou momento reservado para essa rotina de skincare de dia até que ela se torne automática, como depois do banho, depois de escovar o dente, antes de escolher a roupa do dia etc.

Também é importante fazer a rotina de skincare à noite, com foco na etapa de limpeza, para remover as impurezas que se acomodaram durante o dia, como da poluição, resíduos de maquiagens e outros. Em seguida, a hidratação.

Conforme o hábito for se fortalecendo na sua rotina, é possível incorporar novas etapas, como tonificação, cuidado com a área dos olhos e iluminador. Confira a seguir!

Qual a ordem correta da rotina de skincare?

Para ter uma rotina de skincare perfeita, é fundamental saber que a pele demanda cuidados na rotina da manhã e da noite.

As etapas são quase as mesmas. Confira a seguir o passo a passo para ter os melhores resultados com seu skincare!

Passo 1: Limpeza

rotina-de-skincare-serum-hidratante-care-rosto

Na primeira etapa, utilize os produtos de limpeza para eliminar as impurezas que se acumulam na pele.

Nossa sugestão é usar o Óleo de Limpeza Facial Super Cleansing Oil, rico em antioxidantes e colágeno que remove a maquiagem e impurezas cuidadosamente, deixando a pele limpa, hidratada e macia.

Avalie qual a opção que mais se adequa ao seu tipo de pele, que pode ser o sabonete facial, espuma facial ou qualquer outro gel ideal às demandas dérmicas.

Passo 2: Tonificação

rotina-de-skincare-bruma-hidratante-care

Após limpar, a etapa seguinte tem como objetivo refrescar a pele com tônicos, água termal ou alguma essência. 

A tonificação é importante para manter a região úmida, o que facilita a absorção dos próximos produtos de skincare que incluem a hidratação da pele. 

Para tonificar a pele com frescor, leveza e tratamento, recomendamos a nossa Bruma Hidratante CARE Mist, com lavanda e camomila na formulação.

Leia mais: Bruma: o que é, para que serve e como usar

Passo 3: Hidratação

rotina-de-skincare-serum-hidratante-skindrops-hialu-rosto

Finalmente, chegou a etapa do sérum. Aqui, podemos utilizar produtos que são mais densos ou optar por séruns, que possuem textura mais leve e fininha para tratamento e hidratação.

Não se esqueça de esperar a pele absorver o produto para seguir para a etapa seguinte. O Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu é o produto ideal para esse momento, com ácido hialurônico para uma nutrição, suavização de linhas finas e aumento da elasticidade na pele.

Veja também: Ácido Hialurônico: o grande aliado da nossa pele!

Passo 4: Tratamento dos olhos

rotina-de-skincare-serum-para-olhos-eye-care

Agora, o foco é a região dos olhos. Uma dúvida comum é sobre aplicar os produtos dos olhos antes ou depois do sérum hidratante.

Essa definição depende diretamente da textura do produto. Um cosmético mais leve, por exemplo, como o Instant Eye Lift, que dá um efeito lifting imediato aos olhos, deve ser aplicado antes do sérum facial.

Já o Sérum Eye CARE, com uma textura mais espessa, pode ser aplicado após a absorção do sérum, o que garante melhor penetração do óleo de pracaxi e óleo de jojoba, poderosos antioxidantes da Amazônia com efeito refrescante da natureza.

O Eye CARE faz uma drenagem da região devido ao seu aplicador com Pedra de Jade, para amenizar bolsas e olheiras.

Passo 5: Iluminação

rotina-de-skincaare-serum-iluminador-glow-care

Para hidratar, proteger e regenerar a pele, recomendamos o Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow da CARE na etapa seguinte.

Ele é formulado com probióticos, para efeito antioxidante, vitamina E para nutrição, e um combo de óleo de açaí orgânico e rosa mosqueta para hidratação profunda.

O produto de skincare contribui para evitar os efeitos indesejados da poluição, da luz azul e da radiação solar na pele, pois os antioxidantes potencializam o efeito do protetor.

O sérum também promove um efeito de iluminação glow, ideal para vir antes da maquiagem.

Confira ainda: Maquiagem glow: o que é e como fazer a sua

Passo 6: Proteção solar

rotina-de-skincare-protetor-solar-em-po-suncare-power-care

Uma das etapas mais importantes da rotina de skincare é a proteção solar, essencial nos cuidados de curto e longo prazo, contribuindo para a prevenção dos sinais de envelhecimento e de condições como melasmas e câncer de pele.

Nós recomendamos o SunCARE Powder, um pó translúcido com fator de proteção solar – FPS 30, que garante uma alta proteção contra as radiações UVB e UVA.

A proteção solar deve ser diária, mesmo quando for permanecer em ambientes internos, como em casa ou no trabalho, pois a luz azul de telas também é prejudicial à saúde e estética da pele.

A aplicação do protetor solar deve ocorrer pela manhã, na rotina matinal de skincare, mas também deve ser reaplicado de 2 em 2 horas para garantir uma proteção estendida durante todo o dia.

Aproveite para ler: Protetor solar em pó: para que serve e quais seus benefícios?

Passo 7: Hidratação labial

rotina-de-skincare-lip-balm-care-labios

Por fim, depois que os produtos de skincare aplicados tiverem uma absorção completa, chega a hora de cuidar dos lábios com o Lip Balm da CARE.

Ele pode acompanhar o batom ou ser usado sozinho para hidratar os lábios e também protegê-los da radiação solar. 

Com 2x mais ácido hialurônico, sua nova fórmula mais potente nutre e hidrata intensamente os lábios e a pele ao redor, além de deixá-los macios e mais volumosos.

Saiba mais: Lip Balm: o que é e para que serve o hidratante labial

Rotina de skincare nortuna

Ficou com dúvida sobre a rotina noturna? Calma que ainda não terminamos!

No fim do dia, as etapas são semelhantes, sendo que a rotina deve ter início com a limpeza.

rotina-de-skincare-noturno

Em seguida, recomendamos o uso de esfoliantes, duas vezes na semana, para potencializar a remoção de células mortas e agentes externos, como poluição e resíduos de produtos.

Os cuidados prosseguem com a etapa de tonificação, seguida do cuidado com a região dos olhos e, por fim, a hidratação e nutrição facial, com o Sérum Hidratante Skindrops Hialu ou o Sérum Preenchedor Skindrops Filler para peles a partir dos 30 anos.

Caso sua pele seja mais ressecada ou você tenha pele madura, recomendamos finalizar a rotina de skincare com um blend de óleos, o que garante uma hidratação mais profunda.

O nosso queridinho para cuidar da pele à noite é o Óleo Facial Regenerador Noturno Beauty Night Oil.

rotina-de-skincare-noturna

Um poderoso neurocosmético que contém ativos que comprovadamente aumentam a “ß-endorfina”, hormônios com propriedades anti-irritantes e antiestresse reparam a pele ao controlar a liberação de radicais livres, produzidos pelo envelhecimento precoce.

A dica de ouro da rotina de skincare é analisar a textura do produto: se for mais fino, vem primeiro, enquanto os mais espessos ficam por último.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Desfrute do seu autocuidado com a CARE

Lembre-se de reservar sempre alguns minutos do seu dia para cuidar de você e da sua pele da maneira como você merece.

A CARE está sempre ao seu lado, mostrando que é possível fazer com que o seu ritual de cuidado de beleza seja o momento mais especial do dia. 

Como você viu, na CARE, contamos com uma ampla linha de skincare com produtos veganos, Cruelty-free e com o conceito de Clean Beauty para todas as etapas do seu ritual de autocuidado. 

Hoje nossa dica para quem está querendo criar, de uma vez por todas, o hábito da rotina de skincare é o Kit Hidra Power, que inclui:

  • Sérum Facial Skindrops Hialu para nutrição e hidratação profunda e amenização de sinais na face, como sulcos, vincos e rugas;
  • Sérum Hidratante para Olhos Eye CARE para hidratar a região e suavizar as bolsas, olheiras, rugas e linhas finas, promovendo um efeito lifting imediato;
  • Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow para hidratar, iluminar e proteger a pele da poluição e radiação solar;
  • Bruma Hidratante CARE Mist ideal para revitalizar e tonificar a pele.

Kit Hidra Power

Com o nosso Kit Hidra Power, a base da sua rotina de skincare está garantida com produtos limpos, orgânicos e veganos e formulações potentes para ter resultados imediatos.

Para aprender mais sobre a rotina de skincare ideal para você, assista ao nosso vídeo no YouTube e surpreenda-se com o poder da beleza limpa na pele:

Capriche na sua rotina de skincare com nossa linha de produtos veganos e conquiste a pele dos sonhos!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.