A tendência dos produtos de beleza 'sem água'

A tendência dos produtos de beleza 'sem água'

A CARE Natural Beauty e a Eat Your Nuts estão juntas para trazer a você, mensalmente, tudo de mais legal sobre a indústria criativa de beleza

care+eyn

A indústria da beleza e cuidados pessoais está entre as maiores poluidoras do mundo - mais de 120 bilhões de unidades de embalagens são produzidas por ano, sendo a maioria não reciclável. Tendo isso em mente, apesar dos números grandiosos, vale relembrar que, quando se trata de estar mais consciente com o planeta, pequenas ações podem fazer grande diferença. Portanto, que tal reduzir o seu impacto sobre o meio ambiente com a sua rotina de beleza?

plastico
Imagem: Shape magazine

A CARE propõe o fim dessa produção infinita de lixo com as suas embalagens recicláveis, que também levam o selo EuReciclo, estendendo, assim, sua prioridade com o meio ambiente não só através dos seus produtos 100% naturais, mas também com a preocupação com o funcionamento de toda a cadeia produtiva.

Com embalagens feitas predominantemente de papel, vidro e alumínio, a marca incentiva e oferece a opção de refil em embalagens de alumínio, um material com ciclo e processo de reciclagem infinito e altamente sustentável.

refis

Essas são algumas das maneiras de reduzir o impacto no meio ambiente.

Outra ação que também faz diferença se dá através do conceito 'waterless beauty' (beleza sem água), que vem se transformando em uma forte tendência. Originalmente criado na Coreia do Sul, o movimento tem ganhando tração no Ocidente desde 2015 e pode vir em uma variedade de formas, incluindo bálsamos de limpeza, pó, sólidos, óleos concentrados, manteigas corporais, máscaras e soros prensados, além de ser incorporado aos cuidados com a pele, cuidados capilares e maquiagem. 

E essa opção é mesmo mais sustentável?

Sim. O conceito de waterless torna os produtos mais compactos e leves para o transporte, significando uma menor pegada de carbono, menos embalagens e uma data de uso prolongada, resultando em menos desperdício. 

beauty

Além disso, se considerarmos que dois terços da população mundial experimentarão escassez de água até 2025, visto que apenas 1% da água disponível na Terra é acessível, ela certamente se tornará um luxo e o esforço em torno da diminuição de seu uso será primordial, evidenciando, assim, nossa crescente necessidade de produtos sem água. 

E, por fim, tradicionalmente, as fórmulas de beleza são compostas de 60–80% de água; portanto, ao retirar tal ingrediente, é possível incluir mais ativos e, como eles não são diluídos em água, é possível ter menos conservantes também — se houver algum. 

E aí, você conhecia esse conceito? 

Ficou sabendo?

Cada vez mais o bem-estar e a beleza estão colidindo. A Pangaia, marca conhecida por seus trajes coloridos e pela inovação de materiais patenteados, está surfando nessa onda e acaba de lançar a Pangaia Health, sua primeira incursão em uma categoria fora da moda.

Pangaia

Uma caixa de sete bares vendida por 35 dólares, a princípio disponível nos Estados Unidos, oferece uma redução de açúcar chamada Incredo Sugar, que foi criada para alterar a estrutura dos cristais de açúcar para que os mesmos se dissolvam mais rapidamente na boca, permitindo, dessa maneira, reduções no uso de açúcar em até 50%, sem comprometer o sabor ou a textura.

Vamos de filme e livro? 🎬 

Netflix: o episódio 'World's Water Crisis', da série documental 'Explained', que visa responder a seguinte pergunta: 'como precificamos nosso recurso mais valioso, garantindo ao mesmo tempo o acesso a ele como um direito humano?' e o episódio 'Fresh Water', parte do doc ‘Our Planet’.

filme_netflix

Livro: Nosso convite nessa edição é te fazer repensar seus hábitos e sua rotina de beleza ,visando reduzir o seu impacto no meio ambiente. Que tal começar a mudar, lendo as dicas que o escritor, consultor e facilitador de soluções na área da sustentabilidade, André Carvalhal traz de forma prática e direta em seu livro 'Como Salvar o Mundo'?

livro

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.